13 de julho de 2012

Rock News: O Caso Randy Blythe permanece sem solução.


O caso Randy Blythe quando mais anda para frente, mais parece não ter solução os fãs já se manifestaram, os músicos também, mas enfim nada de concreto existe sobre a situação do vocalista cujo calvário pelo visto está apenas no início, pois todas as informações que chegam são imprecisas e se desfazem no ar rapidamente. 

  
As últimas notícias dizem que um corpo de juízes irá se reunir (hoje sexta feira 13) para rever a decisão sobre o pedido de fiança que foi negado ao vocalista pela promotoria de Praga, e nesta audiência eles poderão decidir se mantém ou não a atual decisão promulgada pela justiça checa. 

Então temos que entender o seguinte para evitar mal entendidos, até agora não houve ilegalidade na prisão de Randy Blythe, não houve desrespeito aos direitos humanos, ou seja, ele está preso, mas não em condições subumanas: não está incomunicável, comendo comida estragada ou sofrendo sevicias, torturas entre outros. 

O que realmente está acontecendo é que o vocalista foi considerado como risco de fuga potencial elevado, fato que poderia prejudicar o caso porque caso ele fosse libertado poderia muito bem embarcar em um avião para os EUA e nunca mais aparecer e o caso ficar sem solução, e como prevê e a legislação desse país ele pode ficar preso até 90 dias para averiguação, ou seja, tramites de investigação forem cumpridos sem que a ordem seja abalada. 

Como todos já sabemos, pois não é mais segredo para ninguém que ele (Randy Blythe )foi considerado o principal suspeito da morte de Daniel (fã, vitima), que supostamente teria sido empurrado por ele de cima do palco e na queda ele teria batido com a cabeça ao solo e 14 dias depois faleceu vitimado por hemorragia cerebral. 


Até o presente momento as únicas informações que temos é sobre as ações dos fãs e músicos em favor da liberdade do cantor, pois sobre a sociedade checa, ou seja, o impacto desse episódio é revelado por exemplo até agora não foi dado voz aos operadores do direito daquele país de se manifestarem e explicarem o que realmente está acontecendo lá. Apenas temos recortes de falas que não esclarecem nada e colocam mais dúvidas sobre  o ocorrido. 


Segundo um dos Monitores de Praga independentemente da nova decisão a ser tomada hoje manter a atual decisão (rejeição do pedido de fiança), o advogado de Randy ainda poderá recorrer sobre a decisão e pedir que seja acatado o pedido de fiança para o seu cliente. E segundo o advogado Martin Holub do escritório Safra & Paterns, caso seja mantida a decisão de se anular o pedido de fiança, Randy poderá passar 6 meses preso.


Note que a cada momento que se divulga uma notícia sobre o caso as informações são totalmente diferentes e são igualmente confusas, pois a imprensa norte americana não explica o que realmente está acontecendo, o que parece aventar, ou seja, reforçar a tese  de  manipulação de informações visando ridicularizar o sistema checo, além do corporativismo dos músicos que saíram em sua defesa utilizando uma desculpa no minimo furada (a morte de Dimebag Darrel). 


A embaixada norte americana já pulou fora dizendo que este tipo de problema não é da alçada deles, pois a função deles no caso é ajudar os cidadãos americanos que estão com problemas cuja assistência seja imprescindível, pois só atendem casos consulares. Por acaso o que Randy está passando não é caso cuja assistência do governo seja providencial, já que ele é um cidadão norte americano? Mesmo que a acusação não seja dessa tal alçada consular ele não mereça pelo menos a atenção do governo para saber se pelo menos ele está sendo tratado dentro do que prescreve os direitos humanos?


Claro que se ele for realmente culpado e mesmo que seja apenas um acidente ele tem que assumir a responsabilidade criminal e claro deve cumprir pena, pois não é porque o caso envolve uma artista  que deve haver algum privilégio ou condição especial, pois a justiça deve ser igual para todos independente do lugar aonde aconteça os delitos passíveis de punição, então o que eu digo é simples, porque é possível que ele seja considerado culpado, condenado e seja obrigado a cumprir pena na prisão daquele país.


Enfim a situação continuará a mesma até que algo realmente concreto aconteça, pois até lá tudo permanecerá como está, ou seja, indefinido enquanto isso o que nos resta é aguardar novas notícias deste espetáculo e rezar para que elas sejam esclarecedoras coisa que até o momento presente não aconteceu ainda. 















   













Nenhum comentário:

Postar um comentário