20 de novembro de 2012

Capas Históricas: Rolling Stones - Beggars Banquet (1968)


Na carreira dos Rolling Stones, as polêmicas sempre foram constantes principalmente no começo da carreira na década de 1960, a banda se via as voltas com a perseguição da imprensa e principalmente com a perseguição das autoridades e por conta disso, a banda protagonizou uma série uma série de escândalos no Reino Unido. Em 1967, a banda deixa de ser uma banda de blues e passa fazer Rock, mas não se esqueceu da sua identidade e assim lançou Between the Bottoms, que é uma verdadeira obra prima e também viu-se as voltas com a justiça depois da batida da polícia em Redlands, na casa do guitarrista Keith Richards e todos os que estavam presentes na casa naquele momento foram em cana, e nesta história estão inclusos mais dois membros da banda, Mick Jagger e Brian Jones (velho conhecido das autoridades). O motivo da batida e da prisão da galera foi simples, porte de drogas cuja denúncia foi feita pelo jornal londrino, News of the World que resolveu se vingar de Jagger devido ao fato do vocalista ter ameaçado processar a revista devido a uma matéria sobre ele e o assunto claro, que era o envolvimento do vocalista com drogas e para provar que estavam certos, fizeram a denúncia. 



Durante este período em que a banda via-se ameaçada, pois o sistema judiciário britânico é extremamente feroz nestes casos e punia com todo o rigor e neste caso tratava-se dos Rolling Stones e punição seria severa e os caras serviriam de exemplo para todos aqueles que resolvessem seguir aquele exemplo. Nesse ínterim com a cabeça cheia de problemas, pois o futuro da banda estava jogo e naturalmente vinham as pressões e o foco dos caras foi para o espaço e deu azo, a várias e várias reflexões e para piorar a situação o empresário Andrew Oldham saiu fora e deixou os caras na mão e o jeito foi se auto produzir e o resultado desses dias turbulentos é o subestimado Their Satanic Majesties Request também lançado em 1967, e como todos os fãs banda já sabem ele foi muito mal recebido. O processo movido contra a banda acabou e todos escaparam de passar uma longa temporada na cadeia, e a partir daí o pessoal pode respirar aliviado e partir para a próxima empreitada. 

Em 1968, os Stones resolvem voltar ao blues e lançam o excelente, ou seja, uma outra obra prima Beggars Banquet, que foi muito bem recebido e a festa de comemoração do lançamento do álbum teve uma guerra de comida, por sinal cômica onde nenhum dos integrantes escapou ileso da brincadeira. E desta vez a polêmica gira em torno da capa do álbum e não sobre o disco em si (no primeiro momento), pois o objetivo aqui é falar sobre a capa do álbum que gerou certa polêmica entra a gravadora e banda que travaram um enorme queda de braço para tentar decidir o que seria de fato feito para estampar a capa do álbum.     


O lance em cima da capa era o seguinte: A Decca gravadora do grupo, se recusou a aceitar a imagem que a banda havia proposto, pois tratava-se de um banheiro mais do que sujo, com a tapa da privada aberta e uma parede repleta de escritos, mas o que é que estava escrito na tal parede do banheiro? Era uma série de palavras chulas e mais algumas pichações consideradas obscenas e pelo tal conteúdo, a gravadora sempre mais preocupada com as suas finanças considerando a reputação dos Rolling Stones decidiu vetar imediatamente alegando que tal capa era um ultraje e que poderia de fato ofender, já que o título Beggars Banquet - significa em português "banquete dos mendigos". 

Com essa medida proferida pela gravadora, a banda iniciou uma queda de braço, que se tornou uma verdadeira batalha e o saldo foi o atraso no lançamento do álbum que só saiu nas lojas em dezembro de 1968. Quem teve a ideia para fazer a capa foi Keith, Anita (sua esposa) e Jagger e a tal parede foi fotografada pelo fotógrafo Barry Feinstain. A briga foi realmente estúpida, pois a gravadora não mostrava o mínimo interesse e chegou a sugerir uma capa com uma bomba atômica e isso sim era ofensivo e também não era o estilo do pessoal da banda. 

Capa censurada

Depois da enorme queda de braço que a gravadora e banda travaram, Mick Jagger achou melhor abandonar a disputa e autorizar o lançamento do álbum que já estava atrasado fazia um bom tempo e em dezembro aterriza nas lojas com uma capa branca, com o título e o nome da banda e na parte inferior, no canto direito trazia as letras "R.S.V.P", que em francês significa: "Réspondez... s'il vouz plaît", que na verdade significava um convite ao banquete dos mendigos. A capa original, teve de esperar chegar o ano de 1984, para finalmente poder ser vista pelos fãs da banda, pois a década de 1980, já era bem mais liberal e por isso absorveria a idéia sem alarde algum e isso mostrava que os Rolling Stones de certa maneira estavam bem na frente dos outros grupos de seu tempo. 

A despeito da capa, as polêmicas ainda estavam começando, pois a censura voltaria-se mais tarde as músicas que começaram a ser banidas das rádios e além disso mostrar a neurose e o despreparo mostrava o quanto os EUA eram (e ainda são país conservador) e idiotice fez uma desfavor enorme a banda e os fãs. Apesar dos problemas a verdade que Beggars Banquet com capa ou sem capa com banheiro e suas pichações polêmicas era um ótimo álbum e pelo menos o título tinha razão era um banquete de boa música. 


Veja a capa completa e para vê-la no tamanho ampliado clique em cima dela: 

             


























Nenhum comentário:

Postar um comentário