19 de abril de 2014

Álbuns fundamentais: Blue Öyster Cult - Agents of Fortune (1976)


O ano de 1976 para o Blue Öyster Cult foi o começo de uma nova fase marcante. Em 1972, a estreia com o álbum autointitulado apesar de tímida deixou suas marcas e ajudou a preparar o terreno para o segundo álbum lançado em 1973, mas havia um problema, a falta de um hit que estourasse nas rádios e levasse o grupo ao olimpo do rock, da fama e tudo mais. Em 1974, o terceiro álbum tornou a banda conhecida tirando-a do limbo, mas ainda era pouco para as pretensões do quinteto. 

17 de abril de 2014

Sessão de fotos: O Wishbone Ash e as Divinas Guitarras Gêmeas


Em 1970, na Inglaterra surgia o Wishbone Ash e com seu disco de estreia autointitulado, esse quarteto fantástico tinha algo de diferente e importante para dizer. Quando olhamos para a história da música da década de 1960 até aquele momento podemos nos lembrar de guitarristas como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Tony Iommi, Ritchie Blackmore e mais outros que já haviam deixado suas habilidades registradas em vinil, porém nenhum destes havia feito o que Andy Powell e Ted Turner fizeram juntos, ou seja, o que duas guitarras virtuosas juntas poderiam fazer. Estamos falando de guitarras gêmeas que rifam e solam juntas através de um complexo jogo de notas, acordes que compõem um som flamejante.

15 de abril de 2014

Personalidade ilustres: Martin Birch, o mago do rock


Os cenário do rock é composto por uma série de personagens que ficam ocultos no processo de lançamento de um álbum, mas mal sabem os ouvintes a importância destas pessoas para o sucesso deste ou daquele lançamento dos nossos artistas favoritos e seus clássicos atemporais. Neste caso é claro que estou falando dos produtores cuja importância é fundamental para pelo menos gravar o disco. Para inaugurar essa série aqui escolhi um dos grandes produtores responsável pela produção de dezenas de clássicos que inundaram as prateleiras nas décadas de 1970 e 1980 e fizeram história conquistando milhões de corações pelo planeta.


14 de abril de 2014

Gravadoras históricas: Elektra


Não é de hoje que sabemos que as gravadoras tem um papel importante na indústria musical. Os caras descobrem talentos investem neles e lançam seus discos e os promovem, mas é claro que existem as falcatruas (e não são poucas e nem raras) e nesse negócio não existem santos. Só que sem elas por trás será que os seus contratados teriam feito sucesso? É uma pergunta boa para levantar uma discussão cheia de detalhes, mas aqui não é a hora e nem é o proposito deste texto teorizar ou querer dar uma resposta pronta e acabada para essa questão. O que se propõe é contar um pouquinho da trajetória destes grandes selos que fizeram fama através de seus contratados que circulam nos nossos aparelhos, nas revistas que lemos e nos shows que frequentamos. Para começar esta série resolvi escolher a Elektra sediada nos EUA, os caras lançaram muita coisa boa de rock durante a sua história e assim como os artistas nossos de cada dia, eles também importância e eu como colecionador me interesso por eles também e por isso resolvi embarcar nessa e te convido para dar esse role junto comigo, aceita?

13 de abril de 2014

Capas históricas: Blind Faith - Blind Faith (1969)


O Blind Faith é uma banda que despensa apresentações, pois todos sabem que o Eric Clapton após o fim precoce do Cream juntou-se com Steve Winwood, Ginger Baker (ex-baterista do Cream) e Rich Grech (com quem juntaria-se no Derek and Dominos, em 1970). O som praticado pelos caras era o rock, blues e jazz e este era objetivo visando ampliar as potencialidades do grupo nesses gêneros populares.