19 de abril de 2014

Álbuns fundamentais: Blue Öyster Cult - Agents of Fortune (1976)


O ano de 1976 para o Blue Öyster Cult foi o começo de uma nova fase marcante. Em 1972, a estreia com o álbum autointitulado apesar de tímida deixou suas marcas e ajudou a preparar o terreno para o segundo álbum lançado em 1973, mas havia um problema, a falta de um hit que estourasse nas rádios e levasse o grupo ao olimpo do rock, da fama e tudo mais. Em 1974, o terceiro álbum tornou a banda conhecida tirando-a do limbo, mas ainda era pouco para as pretensões do quinteto. 

A música tocada é o hard rock, ou seja, a base, porém ainda compunham a sonoridade dos americanos, elementos do rock progressivo e psicodélico chegando às beiras do heavy metal. Apesar de ter esse mix cujo resultado era um som forte, ríspido, sombrio e poderoso faltava um algo a mais que estava a caminho. O sucesso comercial já rondava a banda e depois de seu terceiro álbum, os caras lançaram o seu primeiro álbum ao vivo, On Your Feet or on Your Knees lançado em 1975, que seguiu os passos de Secret Treaties (1974) ganhando também o disco ouro.

O grupo ainda em 1975 partiu para as gravações de seu quarto registro de estúdio e de malas prontas rumaram para The Record City, em New York, nos EUA. Essa aventura contou com três produtores e a assinatura desta foi tripartida entre Sandy Pearlman (empresário do grupo), David Lucas e Murray Krugman. Depois de meses e inclusive virada de ano em Maio de 1976 aterrissa nas lojas Agents of Fortune e a recepção ao contrário dos anteriores arrancou suspiros das especializadas e do público, enfim era de fato a virada na mesa e o encontro tão almejado com o sucesso comercial. 


As faixas apresentavam um som mais refinado, ou seja, mais amadurecido em relação ao passado recente cuja bagagem já contava três excelentes álbuns, que infelizmente de alguma forma bizarra não conseguiram catapultar a banda para os maiores degraus do cenário deixando-os numa posição intermediária. A abertura de Agents of Fortune com “This Ain´t The Summer Of Love” é uma prévia do que o ouvinte vai encontrar ao longo da obra, pois aqui os riffs são bem caóticos e rasgados é uma ótima pedida para as noites de sábado. “True Confessions” já vem com um clima mais comercial numa roupagem pop romântica, mas ainda assim fala bem alto o conjunto instrumental e as melodias de piano se destacam junto as guitarras, enfim é para ouvir no volume máximo.

O maior hit, do álbum, da carreira do grupo entra em cena “(Don’t Fear) The Reaper” é uma faixa cujo tema é a morte, porém aqui fica difícil falar quem se destaca já que o trabalho instrumental e vocal são ambos de primeira linha e denotam um esforço de equipe. Bateria, baixo, guitarras e vocais dão de presente para os ouvintes, fãs uma música sombria, pesada e recheada de momentos aparentemente tranquilos beirando um lance psicodélico e hard.Outro grande momento é “E.T.I (Extra Sensorial Intelligence)” uma faixa caótica e melódica digna de mestres onde fala-se sobre extraterrestres, um ótimo tema e para tanto demanda-se uma instrumental pesada e bem marcante cheia de guitarras flamejantes rifando suas tempestades sonoras e aqui é isso mesmo que você encontrar é uma viagem galáctica em busca destes fenômenos misteriosos e por isso sente-se na sua poltrona e aperte bem o cinto porque a nave vai partir. 

Em “The Revenge Of Vera Gemini” (inspirada nos quadrinhos da Marvel) composição do tecladista e guitarrista Albert Bouchard em colaboração com Patti Smith (que nessa época mantinha um Romance com Allen Lanier) e que ainda contou com os vocais dela, esse dueto com Eric Bloom é alucinante e carrega um clima sombrio que capitaneia a faixa inteira. “Sinful Love” é outra que conta com bom trabalho de guitarras e boas melodias vocais. Outro grande hit é “Tattoo Vampire” que conta com riffs rápidos, insanos cujo clima descolado é alucinante contando a história aterrorizante de um vampiro tatuado, enfim uma ótima história para assombrar-te.      


Caminhando para o final da obra, ela tem uma surpresa boa para quem gosta de um som repleto de melodias e pesado, e ao mesmo tempo bem balanceado tem obrigação de conferir “Morning Final” às linhas de vocal explodem nos refrões grudentos que locupletam-se com os solos virtuosos de guitarra é essa a magia deste álbum. Psicodelia não poderia faltar e ela dá às caras em “Tenderloin” ujma faixa impressionante pelo clima nada feliz. Fechando a obra vem a balada "Debbie Dense" com boas linhas de piano e teclados e instrumental acústica e elétrica.   

A capa que embala Agents of Fortune é de autoria de Lynn Curlee, artista que poucos anos mais tarde cederia a pintura  que estampa e embala o álbum Heaven and Hell, do Black Sabbath. O sucesso comercial já estava na mão e isso reflete-se nos singles, pois (Don´t Fear) The Reaper tinha entrado com o pé direito nos charts da Billboard, no Pop chart singles ficando com a 12º posição enquanto o álbum ficara na 29º posição nos charts pop albuns. No quesito vendas ganhou disco de platina e deixando a banda lá nas alturas e os shows, as turnês ficariam cada vez mais frequentes, pois existiam miríades de fãs na expectativa para ouvir as novas músicas. 

A importância do disco para o cenário foi tamanha, ou seja, o impacto foi tão avassalador que garantiu a banda, a imortalidade, ou seja, sobreviveu ao teste do tempo tornando-se um clássico respeitadíssimo e é tão verdadeiro que ao longo de sua história o disco foi listado por revistas especializadas como: NME, Kerrang e Q em suas listas de melhores álbuns de todos os tempos cujas posições iam do honroso sexto lugar ao tímido sextagésimo segundo lugar. Essas premiações mostram a importância e a influência exercida por ele ao longo de sua história e quantas pessoas não viraram de músicos de final de semana a músicos profissionais (com carreiras bem sucedidas) por causa deste disco que além de fazer suspirar, vibrar faz principalmente nós nos lembramos porque os clássicos são para a vida toda, ou seja, são com os diamantes, eternos!     

Lista de músicas:

A1 This Ain´t The Summer Of Love 
A2 True Confessions 
A3 (Don´t Fear) The Reaper 
A4 E.T.I (Extra Territorial Intelligence)
A5 The Revenge Of Vera Gemini 

B1 Sinful Love 
B2 Tattoo Vampire 
B3 Mourning Final 
B4 Tenderloin 
B5 Debbie Tense 


Nenhum comentário:

Postar um comentário