13 de março de 2012

Classic Death: Screaming Bloody Gore (1987)


Bandas como o Venom, o Bathory e o Celtic Frost deram o ponta pé inicial no metal extremo, provando que era possível ir mais longe, ou seja, fazer uma música mais pesada e agressiva fato que se comprovou primeiramente com o surgimento das bandas de thrash metal, como Slayer por exemplo cuja temática e o estilo rápido, brutal e satânico apontavam os caminhos a serem seguidos naquele momento. 



Na segunda metade da década de 1980 o metal extremo se renovaria, com a chegada do Death banda capitaneada pelo guitarrista e vocalista Chuck Schuldiner. E em 1983 junto com dois colegas o guitarrista Rick Rozz, e o vocalista Kam Lee, influênciados justamente pelo Venom e pelo Slayer, o grupo deu chute inicial nas suas atividades, primeiramente sob o nome de Mantas o grupo começou a trabalhar em seuas prórprias composições cujo resultado culminaria na gravação da primeira demo intitulada  Death by Metal lançada em 1984, que através das cinco faixas já mostravam a que veio a banda. 

O lançamento da demo trouxe boas criticas e banda acabou sendo considerada uma das mais promissoras dentro do estilo, onde já figurava o Possessed oriundo de San Francisco, que nesta época estava prestes a lançar o seu primeiro álbum de estúdio o Seven Chuches (1985). Nesse contexto o Mantas acabou se dissolvendo, Chuck Schuldiner queria fazer músicas mais pesadas e rápidas e anunciou que estava montando um nova banda cujo o nome agora seria Death.


Depois de fazer as pazes com seus colegas do extinto Mantas, o grupo mergulhou na composição de novo material para gravação de novas demos, e a mais famosa responsável por colocar a banda no patamar de grande banda no cenário foi a demo Reign Of Terror, e depois da gravação de outra demo intitulada Infernal Death, o líder do grupo resolve demitir o guitarrista Rick Rozz e o vocalista Kam Lee. Depois disso o Chuck tentou ainda contratar outros músicos para manter o Death na ativa, mas não foi possível e ele acabou colocando a banda de lado mudando-se para a Bay Area. 

Em 1986 Chuck Schuldiner recebe um convite da banda canadense Slaughter, e não pensando duas vezes se manda para o Canadá onde permaneceu por duas semanas, e de volta a Florida, mudando-se novamente para San Francisco Bay Area, ele se juntou com Chris Refeirt e o resultado dessa união foi a demo Mutilation, que os levou a assinar contrato com a Combat que lhes permitiu gravar o álbum de estréia. 

O grupo não demorou a entrar em estúdio para gravar o seu primeiro álbum, cujos trabalhos de produção foram assinados em conjunto por Chuck Schuldiner e Scott Burns, parte das composições que compõe o set-list de Scream Bloody Gore, eram faixas que já haviam sido compostas e que estavam guardadas, apenas metade das faixas eram novas, todas compostas por Chuck Schuldiner que além de tocar guitarra também tocou baixo durante as seções de gravação do álbum, que aterrizou nas lojas em 25 de maio de 1987. 


            
Pela primeira vez o público poderia conferir em primeira mão um álbum que segundo os críticos era o protótipo do Death Metal, pois na essência Screaming Bloody Gore, é uma virada na mesa promovida pelo metal extremo, pois a partir deste álbum seria possível quebrar mais barreiras possibilitando mudanças nos próximos lançamentos deste grupo. E as canções foram inspiradas em filmes de terror, como a faixa Guts baseada no filme Cidade dos Mortos Vivos, enquanto as faixas The Gates Of Hell, Beyond The Grave e Unholy Land of No Return foram inspiradas no filme The Beyond, e a faixa Zombie Ritual foi baseada por Zombie, assim como os outros filmes são de autoria do cineasta italiano Lucio Fulci.

E como os anos de 1980 além de ser a década do heavy metal na música, o estilo também foi alvo de censura do PMRC (movimento encabeçado por Tipper Gore, a esposa de Al Gore, que junto a outras mulheres da alta sociedade conservadora norte-americana tentou promover  uma caça as bruxas perseguindo as bandas de heavy metal, pelo conteúdo de suas letras sejam de cunho sexual ou satânico, que segundo as autoras do movimento tinham influência nefasta sobre a juventude norte-americana mas, o máximo que conseguiram foi colocar nos álbuns um rótulo avisando sobre o conteúdo do material), e o Death para fugir da mira encurtou o nome Cunt Sacrificial, para apenas Sacrifice, a arte gráfica foi feita pelo desenhista Ed. Repka. 

O Death com Screaming Bloody Gore mostrava que tinha chegado para ficar, quebrando barreiras como Slayer, Metallica entre outras, firmou o seu nome na música extrema e tornou-se uma referência, para o estilo elevando o Death Metal a cada álbum posterior ao de estréia, agora os zombies estavam soltos para devorar ouvidos, e dilacerar os cérebros  dos fãs da música extrema que a partir de agora tinham o seu novo ícone, que a cada álbum reiventaria o Death Metal mostrando vários caminhos, oque prova que a banda nunca se acomodou e buscou intensamente se reciclar.           

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário