5 de abril de 2014

Álbuns fundamentais: Black Sabbath - Paranoid (1970)


Existem alguns discos que penetram nas nossas mentes e ficam atormentando e exigindo mais do que uma audição, bajulação, ou seja, eles querem ser investigados além das fronteiras habituais, o que eles querem é revelar algo mais que você não tinha enxergado antes. É assim que eu sinto Paranoid, pois ele esconde mais do que apenas a música como um fim em si próprio, ou seja, ele é um retrato, um testemunho de tempos insanos. Os discos revelam as tensões, conflitos e em Paranoid isso está evidente, impresso na voz, nos instrumentos, na música, nas letras e na atmosfera que os cercava naquele momento crucial para todos. O mundo estava dividido em dois e ao redor lutas sangrentas pela liberdade de ser sujeito da própria autonomia e é exatamente este ponto nebuloso e sombrio que o grupo encaixa um gancho de direita, esquerda que abalou as estruturas da época e agora eu vos convido a ler a essa análise dizendo de ante mão um disco carrega mais significados além do que imaginamos e mesmo depois de ser re-significado.     

Cinco discos para você conhecer Neil Young


Neil Young é um dos grandes nome do rock cuja carreira brilhante soma meio século desde o começo no Buffalo Springfield, no CSNY e finalmente na sua carreira solo muitas vezes assinando grandes álbuns com o Crazy Horse parceria muito bem sucedida de longa data que rendeu clássicos e mais clássicos. A sonoridade caminha entre o acústico e o elétrico na mais absurda distorção e vai lá nas alturas afinal de contas rock é mesmo. Uma simbiose perfeita entre blues, country, folk e rock tinge o som desse cara. 

3 de abril de 2014

Rock News: Confira a capa do álbum do Grave Digger


O Grave Digger vai lançar Return of the Reaper cuja data para este acontecimento está fixada para o dia 11 de julho através da Napalm Records. A capa foi assinada por Gyula, que desde 2004 é responsável por todas elas. 


Rock News: Veja a capa do novo álbum do Accept


A lendária banda de heavy metal alemã, o Accept está com o lanamento de Rage Bull, o terceiro lançamento do grupo desde que voltou à ativa está marcado para o dia 18 de junho via Nuclear Blast responsável pelo últimos lançamentos do quinteto. A produção é de responsabilidade de Andy Sneap, que trabalhou em Blood of Nations (2010) e Stalingrad (2012). A capa é de autoria de Daniel Goldsworthy e você pode confira-la aqui. 

1994 um ano bacana de uma década marginalizada.



Para muitos ficou a impressão que a década de 1990 não teve nada além do grunge, mas não é verdade. O que aconteceu é que de tempos em tempos mudanças ocorrem por vários motivos e neste caso um dos principais fatores é referente ao público e determina nos rumos, novos personagens. O heavy metal não havia acabado e nem saído de cena apenas não tinha mais a popularidade e nem o sucesso dos seus dias gloriosos.  

2 de abril de 2014

Livros: 1001 Discos que você tem ouvir antes de morrer


Poderia ser a música uma ciência, uma arte de curar e até mesmo de terapia para a alma? Eu não sei, mas entendo que a música nas mais variadas formas é uma expressão dos sentimentos, da vida e dos tormentos que vivemos que na vida moderna que não para de nos testar e a qualquer momento sempre existe lá no horizonte em novo desafio. Por falar em desafio também temos aqui uma atividade cerebral ao ouvir música e juntando os dois pensamos, refletimos sobre "1001 discos para ouvir antes de morrer" podemos entender a música como a quebra das regras de conduta e abre-se o salvo conduto para experimentações diversas, ilimitadas neste campo. Que tal experimenta-las extrapolando todos os limites sem freios, culpas e auto flagelos porque fugiu dos seus padrões? Então, e ai vamos transgredir as regras? 

30 de março de 2014

1974 um ano mágico de uma década onde tudo foi possível na música.


Já faz quatro décadas que 1974 ficou para trás, mas as suas marcas ainda estão presentes na música porque foram muitos os clássicos lançados naqueles dias e quando o assunto é o rock é indiscutível e só nos resta ouvir esses discos e tiramos as nossas próprias conclusões sobre o que foi aquele ano. Nessa época, eu nem era nascido e na minha adolescência cresci ouvindo esses discos e não era uma coisa imposta pela mídia porque o que estava na crista da onda na década de 1990 era o grunge e não o rock setentista.