10 de julho de 2012

Resenha de cd: Kadavar - Kadavar (2012)


Este super trio formado em Berlin, na Alemanha formado por Christoph "Wolf" Lindrmann (vocal e guitarra), Mammut (baixo) e Tiger (bateria), ataca com o seu primeiro disco auto intitulado, lançado no começo deste ano pela gravadora alemã This Chamring Man, que já chegou aos Estados Unidos e quem sabe se por aqui no Brasil os antenadinhos se colocarem seus esforços em cima deste grupo quem sabe ele também não saia por aqui para a nossa alegria.

Devo confessar que desta vez, eu fui realmente surpreendido por uma banda de Stoner Rock, pois eu até então não era um grande entusiasta do estilo embora não deixasse de escutar, mas sempre coloquei uma barreira que parecia intransponível. Depois que eu conheci esta banda alemã eu mudei os meus conceitos sobre o Stoner e suas variações e por isso considero-lhes o principal responsável por essa mudança saudável na minha vida de colecionador e redator deste blog também. 

Com o primeiro disco do Kadavar eu me surpreendi porque eu pude entender que o Stoner não fica preso somente as influências de Black Sabbath e por mais que seja inegável as influências do quarteto britânico pode-se tranquilamente encontrar elementos de outras bandas da década de 1970, como o Krautrock por exemplo, e isso foi o suficiente para me mostrar que eu ainda preciso aprender mais e fico feliz por esse dever que me é imposto por esse power trio que vai dando o pontapé inicial para uma carreira que pode ter um futuro brilhante dentro do cenário da música pesada atual.


O grupo aposta numa produção simples, cujo resultado é um som direto, cru cheio de riffs e solos intricados, pesados e arrastados como reza a tradição do estilo com acréscimo psicodélico que caiu muito bem no recheio deste álbum que apesar de não apresentar nenhuma inovação, mostra equilíbrio e coesão porque as influências e os arranjos foram muito espalhados por toda obra. 

Sobre as faixas que sintetizam e portanto exprimem a menssagem do álbum o destaque fica por conta de "Forgotten Past", Creature Of The Demon" e "Purple Sage", que além disso já descrito, mostram o todo o poder de fogo do grupo que estava num grande momento de inspiração quando gravou estes petardos, candidatos a clássicos de um futuro talvez não obstante.


É um disco altamente recomendado para todos os fãs de música que não se prendem a ela apenas pela estética, pois vão encontrar em Kadavar um ótimo disco cuja missão foi muito bem sucedida em resgatar a sonoridade dos áureos tempos da década de 1970. 

Enfim um excelente disco de Hard Rock que pode surpreendê-lo, assim como o fez comigo e por isso vai a dica e também um aviso não precisa ter medo, pois neste não existem contra indicações para ouvi-lo, basta apenas fazê-lo.  

Nota: 8,0


Track List: 

01. All Our Thoughts
02. Black Sun 
03. Forgotten Past 
04. Goddess Of Down 
05. Creature of the Demon 
06. Purple Sage   


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário