9 de julho de 2012

Capas Históricas: Uriah Heep - Look At Yourself (1971)


Em 1971 o Uriah Heep partia para o seu terceiro disco de estúdio e junto levava consigo toda insatisfação de jornalistas frustrados, cujo esporte preferido era malhar o grupo com duras críticas sempre desmerecendo o trabalho grupo que nos tempos atuais vem sendo resgatado e recebendo a devida justiça, pois é apontado como uma das principais bandas de rock responsáveis pelo surgimento do hard rock. 

Independente disto o grupo não parecia se importar com as críticas porque os discos eram feitos para o público e não para meia dúzia de caras mal humorados e retrógrados em alguns casos. E no caso de hoje a capa escolhida não é protagonista de nenhuma grande polêmica. 



Embora com o lançamento de Look At Yourself as coisas melhoravam para a banda perante a imprensa que pela primeira vez elogiou a banda, o álbum trazia uma outra surpresa, pois a arte gráfica ao invés de ser um desenho ou qualquer outro tipo de ilustração trazia um papel alumínio e a ideia de Mick Box era fazer com que o ouvinte ao olhar para capa visse uma imagem distorcida de si própria e em conjunto com a letra o levaria fazer uma analise profunda de si próprio. 

As idéias não se resumiam apenas a uma estética, mas sim também a um paradigma que pudesse ser o ponto para várias reflexões que você poderia fazer a partir da sua imagem distorcida que combina com o espírito do álbum, pois como diz uma estrofe de Look At Yourself "Não faz sentido se esconder", pois o que importa neste caso é  que você olhe para si mesmo e veja quem é você no sentido mais amplo do "ser". 


Com Look At Yourself o seu terceiro álbum de estúdio o Uriah Heep começava a entrar na trilha certa que logo os conduziria ao sucesso e colocando-os num patamar superior que poucos, mas muito poucos artistas galgaram na década de 1970. E mesmo que ainda esta meta não tenha sido alcançada a verdade é que o álbum mostrava a mais madura e as faixas de destaque que já evidenciavam essa nova fase. 

E finalmente depois de ter entregue o álbum aos fás e críticos que puderam conferir em primeira mão jóias como Look At Yourself, July Morning, Love Machine e Tears In My Eyes o nascimento de um clássico cujo reconhecimento só apareceriam décadas mais tarde.      

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário