10 de julho de 2012

Resenha de cd: Europe - Bag Of Bones (2012)


Na década de 1980 o Europe brilhou com o lançamento de The Final Coutdown (1986) e Out Of This World (1988), praticando um Hard/Aor carregado de teclados e desde a sua volta lentamente veio se afastado da sonoridade que os consagrou como um dos grandes nome do rock e no penúltimo álbum Last Look at Eden (2010) e agora com Bag Bones definitivamente abandona a sonoridade característica do grupo. 

Neste novo álbum, o grupo se aproxima do blues setentista e parece beber diretamente na fonte de bandas como Led Zeppelin e Whitesnake e por isso leitor esqueça aquela sonoridade tradicional calcada no hard/aor o nono álbum da carreira do grupo e pode ser considerado sem dúvida alguma um dos pontos altos da discografia dos suecos. 


Bag Bones é um disco de rock  com "R" maiúsculo para ninguém botar defeito. A produção deste álbum foi assinada por  Kevin Shirley (Iron Maiden, Black Country Communion e Joe Bonamassa), cujos trabalhos contribuíram decisivamente para o resultado final, pois o disco é um requiem para os apaixonados pelo hard direto e cru que não brinca em serviço e pode muito bem transporta-los por uma viagem inimaginável por dentro do que o hard/blues tem de melhor. 

A cozinha formada pela dupla John Léven (baixo) e Ian Haughlund (bateria) são os responsáveis por criar as bases que sustentam o peso que é completado pelas guitarras trovejantes de John Norum que despeja riffs e solos virtuosos pesados e o tecladista Mic Michaelis desfilou incríveis linhas de teclado como se estivesse tocando um moog tamanha a semelhança e justamente pelo trabalho equilibrado sem exageros e principalmente por não soar forçado em momento algum por isso vai ao topo.


E os feitiços lançados por Bag Of Bones começam logo de cara, na abertura com a faixa "Ritches To Rags", pois justamente ali você encontra o melhor de Joey Tempest e John Norum, e as outras faixas de destaque completam esta festa vem na seqüência com "Not Supposed To Sing The Blues"  que sintetiza tudo o que este disco diz em relação a sua sonoridade e que com certeza vai colocar os ouvintes de queixos caído. 

Faixas como "Demon Head" exprimem o que é o hard rock mesclado ao blues na sua mais perfeita simetria e a beleza dos refrões emocionais fazem muitas bandas babar de inveja dizendo "ai se essa música fosse minha". "Doghouse" é outra faixa da linha hard que só faz aumentar ainda mais a reputação deste álbum enfim é hard sangue puro, como a manda a tradição. 

Bag Of Bones pode ser o disco que faltava na discografia do Europe, que mandou muito bem ao arriscar lançando este álbum cujos resultados são benéficos e serve muito bem para a banda respirar aliviada e pensar com mais calma o que fará daqui em diante e tomará que o caminho que a banda resolver tomar daqui em diante possibilite a nós ouvintes e fãs a oportunidade de desfrutar de álbuns cheios de feeling, energia e virtuose como esse e por incrível que pareça o Europe realmente parece o Europe que devia estar escondido por ai já fazia muitos anos, e para quem ainda não conhece ouça é obrigatório candidato a melhor do ano na minha lista.

Nota: 9,0

Track List:

01. Ritches To Rags        
02. Not Supposed To Sing The Blues 
03. Firebox
04. Bag Of Bones 
05. Requiem 
06. My Woman My Friend 
07. Demon Head 
08. Drink And A Smile 
09. Doghouse 
10. Mercy You Mercy Me 
11. Bring It All Home  
    















Nenhum comentário:

Postar um comentário