Em 1986, o baixista Jason Newsted apareceu para o cenário graças ao lançamento do álbum Doomsday for Deceiver (1986), o Flotsam and Jetsam e poucos anos mais tarde ele entrou para o Metallica e a missão era muito mais difícil porque ele iria substituir Cliff Burton e a importância deste para o grupo é desnecessário dizer, certo? O cara passou por bons e maus momentos na banda, mas deixou registrado dois grandes sucessos comerciais do grupo And Justice For All (1988) e o Black Album (1991), que levou o grupo a níveis estratosféricos de popularidade.
Depois do Metallica o cara passou por outras bandas como o Voivod, o Rock Star Supernova e mais outras. Agora depois de ficar fora de cena por alguns anos, ele retorna com a dupla Jessie Farnsworth (guitarrista) e Jesus Mendez Jr. (baterista) e ele próprio no baixo e nos vocais também, enfim o trio incorpora o heavy metal e alguns traços do thrash metal do qual o líder e idealizador do trio ficou conhecido no cenário. A estréia veio com o EP intitulado apenas como "Metal" e foi lançado pela gravadora do próprio músico, a Chophouse Records, e também foi gravado e produzido nos estúdio particular de Jason Newsted.
O disco é no heavy metal tradicional e mostra as suas influências das antigas de thrash, mas elas aparecem bem de leve e não passa disso. Não há nenhum exagero e nem nada que se aproxime em definitivo do thrash. Enfim é heavy metal tradicional puro e direto.
As composições em si não chamam tanto a atenção. A melhor de todas é "Soldierhead" que sintetiza o que é este álbum, as demais como: "Godsnake" e "King of the Underdogs" mostram um lado sabático forte e vem num clima mais arrastado, mas não deixam de ser pesadonas e agressivas. Já a última faixa "Skyscraper" parece ser uma mera continuação das outras, enfim é apenas mais do mesmo.
O disquinho não é ruim, mas esperava-se mais. Não falo em algo do tipo do Metallica e sim num material diferenciado e um cara como Jason Newsted tem gabarito para fazer coisas muito melhores do que estas musicas. Resumindo este disco agradará em cheio os fãs do cara que retornou a cena agora, mas não se enganem aqui não existe salvação é apenas um pequeno disco de retorno mediano que não faz mais do que apresentar algo já existente e que você pode encontrar em qualquer álbum por ai,mas aqui tem um diferencial que leva a grife Jason Newsted.
Espera-se que Newsted melhore e supere este disco e faça a diferença que é o que se espera de um músico nível dele. Quem sabe no num álbum completo a má impressão seja desfeita e se justifique a sua volta. Porque com este material no máximo mediano mostra que já começou no vermelho e com os dois pés virados para a esquerda.
Nota: 6,0
Lista de músicas:
01 Soldierhead
02 Godsnake
03 King of the Underdogs
04 Skycraper
Nenhum comentário:
Postar um comentário