1 de setembro de 2012

Guia do Colecionador: Os 10 melhores álbuns lançados em 1980


O início da década de 1980, seria de fundamental importância para a música e em especial no caso do Hard Rock e do Heavy Metal que simplesmente dominariam as estações de rádio FM, canais de televisão como a MTV por exemplo, que deve sua existência e fama a estes gêneros musicais. Novas bandas surgiam e algumas das antigas ainda sobreviviam lançando seus álbuns e fazendo seus shows mundo afora.  



O pontapé inicial para essas mudanças foi inciado na década anterior, que ajudou a criar as bases para o que aconteceria na década que iniciava-se e mostrava-se revolucionária, pois o som pesado atingiria outros níveis que antes não tinham sequer sonhado em chegar, ou seja, novos subgêneros nasceram e mostraram as novas possibilidades e moldaram texturas e estéticas sonoras praticadas hoje, por um sem número de bandas que procuram manter-se fiéis as suas raízes e rememorar esse passado não obstante. 

O sucesso da década de 1980, esta pautado em cima da novidade, da descoberta, pois naquele momento tudo era recente e incipiente e por isso imediato e urgente, pois as novas formas de expressão ganhavam mais em agressividade e outros temas não políticos também ganharam expressão, pois a religião vinha a tona e o mundo cristão (católico e protestante) era duramente atacado, e na política a coisa ia pelo mesmo caminho, mas de uma maneira mais brutal e sombria cuja roupagem sonora, ou seja, o pano de fundo era um som ainda mais pesado e elevado a enésima potência e o visual cada vez  tornava-se mais e mais chocante. Não se tratava apenas de um novo estilo de música fechado em si próprio, trava-se de um estilo de vida que ganhava um largo espaço entre a juventude e trilhava seu próprio caminho.   

A intenção desta lista é homenagear esse ano importante devido a sua importância histórica e definitiva cujo impacto sobre os fãs e músicos das gerações dessa época e posteriores foram incalculáveis e ainda hoje são relevantes e por isso renovam seu público e parecem terem sido lançados recentemente.


Confira a lista dos melhores de 1980: 


01. Black Sabbath - Heaven and Hell 

Este é o renascimento dos britânicos, pois a após a saída de Ozzy Osbourne muitos rumores davam conta de que a banda acabaria e seria o melhor a se fazer, mas a entrada de Ronnie James Dio (ex-Rainbow), mostrou que todos estavam errados e banda poderia caminhar sem provar nada para ninguém.

E ele tinha razão e a resposta veio na medida, pois temos um clássico que restaura e renova o som da banda e coloca-a em sintonia com a década nascente e os clássicos que podemos citar como referência são: Neon Kinghts, Children of the Sea, Die Young e Heaven and Hell. 

02. Iron Maiden - Iron Maiden 

Este é um dos álbuns mais revolucionários da história do heavy metal, com um som sujo agressivo e com uma cara punk no estilo faça por você mesmo é que surge esta lenda, pois os caras influenciaram músicos, não músicos e até hoje continuam na ativa. E tem um porém embutido ai, quem é melhor Bruce ou Di'anno?

Este álbum era apenas o começo do que viria num futuro não obstante, pois os caras estavam destinados a voar alto, pois quantos álbuns possuem faixas tão originais que se equiparem a Running Free, Prowler, Phantom of the Opera e Iron Maiden?

03. Judas Priest - British Steel 

Outra banda seminal, pois os caras abriram os caminhos para as mais variadas facetas do heavy metal, ainda na década de 1970 com um som extremamente agressivo e melódico também, e chegavam na década de 1980, com um dos álbuns mais fortes de sua carreira embora o álbum tenha flertado com pop isso não tirou-lhe o brilho, pois através dele o heavy metal atingiu níveis de público ainda maiores e pode realmente se popularizar. 

Ainda assim é difícil de encontrar faixas que não reflitam a década de 1980, como: Breaking the Law, Gringer, Living After Midnight, Rage e Metal Gods. Tudo isso somado uma dupla de guitarras gêmeas e um vocal tão avassalador, pois estamos diante de um dos legítimos representantes do gênero.    
  
04. Motörhead - Ace of Spades 

Depois de um início turbulento e de quase ter desistido, o Motörhead uma das bandas mais sujas, agressivas e pesadas do cenário ressurge com o seu maior clássico, um álbum bruto, cru e direto que vinha para arrepiar, pois aqui tudo é extremo e elevado a enésima potência e depois desta experiência não sobra nada e acaba parecendo que você levou uma surra de verdade. 

A década de 1980, também é a década de Lemmy um dos caras propagadores e fiéis seguidores do estilo de vida chamado rock 'n' roll sem qualquer restrição vivendo no talo afinal de contas para quem nasceu para zoar faixas como: Ace of Spades, Jailbeat, The Hammer eram apenas um pano de fundo incrível, para dizer o indizível sem cerimônias e nem frescuras.          

05. Angel Witch - Angel Witch 

Se você quiser conhecer o NWOBHM, você tem que conhecer este power trio britânico, um clássico indispensável e também histórico, pois este é aquele álbum de heavy metal que você senta primeiro com os teus filhos e mais tarde, ao entardecer com os teus netos para contar sobre aquela época e os teus tempos embalados por este disco. 

É uma verdadeira aula de metal clássico, pois quando você coloca a agulha sobre a bolacha e aos primeiros acordes de Angel Witch não tem como ficar parado e a coisa vai ficando cada vez mais séria e ao passar de uma faixa para outra ao final você apenas quer repetir o que acabou de ouvir e saca que está diante de um álbum, que assim como certos tipos de livros são para a vida toda. 

06. Diamond Head - Lightining to the Nations 

Outro disco fundamental do NWOBHM. e a importância dele é responsável por ajudar o Metallica a formar as suas bases sonoras e com um detalhes ainda maior, os cars das 7 faixas do álbum tocaram só 05 delas, pouco não é verdade?

O disco teve laguns probleminhas com a data e a banda ao contrário do Saxon e Iron Maiden nunca decolou, ou seja foi a níveis mais altos ou seja, nasceu e morreu underground.

Não é todo o dia que você abre um cd ou vinil e tira de lá dentro um disco que contenha poucas faixas cuja qualidade seja boa e tão arrebatadora que te leve a ouvi-lo 3 vezes seguidas por cada turno do dia. E ainda hoje é difícil dizer qual é a mais brilhante se é Am I Evil, The Prince, It's Electric ou Helpless, mas se caso você quiser descobrir não perca tempo, pois aqui está uma das grandes "grifes" do heavy metal. 

07. Rush - Permanent Waves 

O trio canadense saiu muito bem sucedido da década de 1970, mas ainda não tinha se encontrado, e com o lançamento deste álbum deu o ponta pé inicial para encontrar-se, pois a banda encontrava-se em processo de transição também, e por isso estilos como Reggae e New Wave fizeram parte das composições deste álbum. 

A um passo da consagração tão almejada estava uma carreira muito bem  sucedida, que estava sendo construída aos poucos, com os pés no chão, com álbuns muito bem feitos e produzidos também. O Rush sempre foi uma banda que esteve ligada a música e não aos excessos, onde muitos astros se perdem e não voltam mais, mas aqui a perdição é outra e fica difícil se reencontrar depois de ouvir faixas como: The Spirit of Radio, Freewill e Jacob's Leader que mostravam o progressivo e o hard rock ganhando vida nova.

08. Thin Lizzy - Chinatown 

Este é o último álbum da boa fase do grupo, aqui atuou banda como um quinteto, pois havia adicionado teclados a sua música sem perder as referências e ao mesmo tempo polêmico pelas faixas Sugar Blues e Killer on the Loose uma referência ao serial killer Yorkshire Ripper, que estava aterrorizando o Reino Unido naquela época e obrigou Lynott a se explicar nos jornais do Reino Unido. 

Fora isso é um álbum para ninguém botar defeito e embora a banda estivesse internamente em frangalhos, eles passaram toda a sua energia para este álbum como se fosse seu último suspiro, sem a mesma inspiração de outra hora, mas vale o valor empenhado nele é pura diversão. 

09. Wishbone Ash - Just Testing 

Este álbum marca o fim de uma era dourada para estes caras que introduziram no rock o conceito de guitarras gêmeas, cuja ênfase baseava-se num som complexo e capitaneado pelas seis cordas em constante tensão e longos solos super pesados e que ao mesmo passavam por lances mais melancólicos sem perder-se em exageros ou qualquer outro tipo de firula e depois de viver os seus melhores anos na década de 1970, os caras volta no começo da década de 1980, com tudo mesmo. 

Este álbum é exemplo disso é o início do desmantelamento da segunda maior formação do grupo e maior aproximação com o pop e também reformulação do som e os bons momentos dessa bolacha ficam por conta de Living Proof, Hauting Me, Insonia, Master of Desguise e Lifeliness. Um clássico que ao que tudo indica acabou esquecido.

10. The Michael Schenker Group - MSG I  

Depois de cair fora do UFO, o guitar hero alemão tratou de formar de a sua própria que banda, que levava o seu nome e o som era aquele hard rock básico com riffs grandiosos e repletos de melódias mais complexas, mas que ao mesmo tempo eram mais diretas e os solos pura virtuose. O álbum em si é muito similar a nwobhm talvez pelo fato da banda ter tocado numa banda como UFO que foi um das inspiradores e por isso justifica-se a tal semelhança. 

Mas a verdade é que este álbum veio numa hora muito boa para as minhas mãos, pois na época eu estava descobrindo uma série de coisas novas e ouvir faixas como: Armed and Ready, Cry for the Nations, Victim of Illusion e Lost Horizons tiveram um efeito significativo daquele momento em diante e por isso indico para quem quiser conhecer algo diferenciado e clássico.  
          

    




        

     

















Nenhum comentário:

Postar um comentário