29 de agosto de 2012

Resenha de cd: Vintersorg - Orkan (2012)


Depois de lançar com o Borknagar o excelente Urd neste ano, Vintersorg retorna com Orkan, mas desta vez é com a sua banda. E ai vem a pergunta que não quer calar já que tanto Vintersorg e o Borknagar trabalham o mesmo estilo e ambos são parceiros, qual é a diferença entre ambos? Será que Orkan não poderia ter saído em 2013? Eis ai uma resposta que somente o autor desta obra poderá nos responder. 


Inicialmente o Vintersorg era apenas um projeto cujo objetivo era apenas gravar e lançar álbuns de Folk Metal, mas ao longo da estrada visão do idealizador foi mudando e os rumos do projeto também, pois a nova linha adotada para seguir em frente era o flerte com o progressivo que entrava no cenário como uma tendencia que se abateu sobre o metal como um todo e o primeiro resultado desta mistura para o Vintersorg apareceu com Visions From the Spiral Generator (2004) e no álbum Solens Röter (2007) retornaram ao folk, mas não era a vontade e o desejo do autor e fãs.

Todos sabem que o projeto é capitaneado por Andreas Headlund (Vintersorg) em conjunto com o seu companheiro de longa data Mattias Marklund e ambos esbanjam talento e os resultados estão espalhados pelos vários álbuns de estúdio lançados pela dupla e cuja criatividade os lança no hall dos gênios do metal extremo, pois parecem verdadeiros midas, pois tudo o que produzem se torna sucesso, ou seja, em maior medida ouro cuja mina parece ser inesgotável e vai além de todas as possibilidades lançadas pelos seus pares. 


Depois de dois anos do último álbum de inéditas do Borknagar e um ano após ter lançado Jordplus a dupla dinâmica retorna em grande estilo com Orkan (que em sueco significa furação), para abalar as estruturas do cenário heavy metal nacional e internacional, pois aqui encontramos o folk, o black metal alternando-se entre a agressividade e as melodias com a face mais progressiva e a diferença entre Urd e Orkan e justamente o lado melódico deste último que é reforçado pelos coros e nas partes, mas ainda ambos são muitos semelhantes e as diferenças só aparecem depois de várias audições bem atentas.

As faixas que concentram sem si as respostas a esta pergunta são: "Istid" uma abertura para lá de empolgante e mais as "Polarnatten" e a "Myrem" com um excelente groove sinfônico e mais os riffs diretos de "Havets Nad" e "Noorskennssyner" traduzem as diferenças as grandes semelhanças entre os álbuns de Borknagar e Vintersorg que cada vez mais vão ficando semelhantes, mas de qualquer maneira é necessário mergulhar fundo no álbum e descobrir a fundo e separa-las, pois não tem nada de errado e é até natural que estas coisas aconteçam já que estamos falando de pessoas que trabalham junto.       

NOTA: 9,0
   
Faixas: 

1. Istid (5:51)
2. Ur stjärnstoft är vi komna (7:07)
3. Polarnatten (7:24)
4. Myren (5:03)
5. Orkan (5:14)
6. Havets nåd (6:38)
7. Norrskenssyner (6:08)
8. Urvädersfången (7:03)







Nenhum comentário:

Postar um comentário