29 de agosto de 2012

Resenha de cd: Prong - Carved Into Stone (2012)


Para começar claro que estamos de uma grande banda, mas que foi injustiçada foi e muito. O grupo começou na década de 1980 precisamente em 1986 na onda do thrash metal quando bandas como o Metallica e o Slayer definam os rumos do estilo com Master of Puppets e Reign in Blood aliás álbuns mais do que inspiradores. O Prong não ficou muito atrás dessa revolução sonora e os primeiros passos aconteceram quando a banda soltou no mercado os álbuns Primitive Origins (1987) e o Force Fed (1989) fechando fechando bem a década de 1980. 



Mas o sucesso só apareceu no começo da década de 1990, com o lançamento dos álbuns Beg to Driffer (1990) e "Prove You Wrong (1991), que deixavam estampados o thrash e crossover dos caras, mas como sabemos as mudanças nas formações de uma banda geralmente alteram o principal o direcionamento musical da banda e o grande problema do Prong, ou seja, a sua perdição aconteceu justamente ai porque os caras investiram no eletrônico e no industrial e os resultados não foram bem sucedidos e os fãs por sua vez não aprovaram e abandonaram a banda e o primeiro encerramento de atividades aconteceu com o lançamento Rude Aweakning (1996) o auge da perdição. 

O grupo retornou em 2003 com o álbum Scorpio Rising, mas não foi grandes coisas e o mesmo se aplica os álbuns Power of the Damage (2003) e o Power of the Mixxxer (2009). Mas com a volta do thrash metal nos últimos anos e sucesso obtido pelas bandas mais velhas e mais novas, talvez seja um dos motivos para provocar a volta da banda ao seu estilo original e neste ano as expectativas se encerraram com o lançamento do álbum Carved Into Stone que marca a volta deste super trio as suas origens em grande estilo.

        
O som praticado pelo grupo capitaneado por Tommy o único, membro original que recrutou para este álbum Tony Campos (Static X, Soulfly) no baixo e na bateria Alexei Rodriguez (3 Inches of Blood/Walls of Jericho) é uma mescla de metal tradicional, crossover e claro muito thrash metal com algumas leves passagens pelo industrial também e o resultado final é o Thrash Metal Moderno com groove muito pesado e bruto na veia, pronto para detonar os ouvintes. 

É impressionante a excelente quantidade e qualidade de riffs despejados pela guitarra de Tommy e como já disse antes repletos de grooves animais e totalmente insanos e é um dos melhores trabalhos da banda que não se incomodou em dar uma atualizada som. Os destaques do álbum começam por Keep On Live In Pain passando por Ammunition, por State of Rebellion, pela cadenciada Carved Into Stone cuja bateria é tocada no estilo bulldozer nos climas mais pesados, Revenge...Best Served Cold e termina em Reinvestigate. Uma excelente volta com um som redondo que precisa ser mais bem trabalhado, mas já é um bom recomeço e para aqueles que não conhecem a banda podem começar esse mesmo, pois estamos diante de uma excelente que só teve um problema foi injustiçada. 

NOTA: 8,5 

Faixas:

01. Eternal Heat
02. Keep On Living In Pain
03. Ammunition
04. Revenge ... Best Served Cold
05. State of Rebellion
06. Put Myself to Sleep
07. List of Grievances
08. Carved Into Stone
09. Subtract
10. Path of Least Resistance
11. Reinvestigate







Nenhum comentário:

Postar um comentário