3 de julho de 2012

Classic Hard: Uriah Heep e os quarenta anos de The Magician's Birthday



O ano de 1972 foi o ano dos grandes clássicos do rock pesado o Black Sabbath atacava com o lançamento do álbum Vol.4, o Deep Purple lançava Machine Head o maior álbum do grupo e o Uriah Heep também não ficou para trás e fez bonito também, primeiramente lançando Demons And Wizards álbum que levou o grupo ao reconhecimento internacional e especialmente na terra do Tio Sam onde o grupo ganhou relativa popularidade ao ser premiado com o primeiro disco de ouro de sua carreira, que até aquele momento chegava ao seu quarto trabalho de estúdio, e foi o primeiro mais bem sucedido e igualmente considerado pela maioria dos fãs, o melhor de todos os álbuns já gravados na carreira do grupo. 




A banda ainda desfrutava do sucesso de Demons and Wizards quando o produtor e empresário do grupo Gerry Brown decidiu que a banda deveria entrar novamente e gravar o seu quinto álbum, pois Gerry queria aproveitar a incipiente fase dourada do grupo para mantê-los em evidência dentro do concorrido cenário do rock setentista principalmente nos EUA terra onde as coisas realmente aconteciam para as bandas de rock embora Londres naquela época fosse considerada a grande Meca e seleiro que revelava inúmeras bandas de hard rock e heavy metal. 

Sem mais conversas o grupo entrou novamente em estúdio para deflagrar os trabalhos iniciais do seu próximo álbum. Todo o processo de gravação ocorreu no Lansdowne Studios em Londres, na Inglaterra cujo começo aconteceu em setembro e terminou em outubro o álbum foi lançado em novembro de 1972 e conseguiu o mesmo sucesso obtido anteriormente, o grupo teve bom desempenho de vendas novamente em solo norte americano e pela segunda vez consecutiva ganhava o disco de ouro fato que mostrava que a banda ia bem e que a sua reputação estava em alta naquele momento, por aqueles lados considerados tão importantes para a maioria das bandas.


O exemplo do álbum anterior no que tange a musicalidade foi mantido e os climas místicos aliados as passagens emotivas e passionais ganharam mais desenvoltura refletindo amadurecimento com a experiência que o grupo ganhará de 1970 a 1972 com quatro álbuns lançados e agora estavam entregando para os seus fãs e críticos o seu quinto álbum de estúdio, fato que de certa maneira desagradava o guitarrista Mick Box porque para ele o álbum foi feito as pressas e para ele seria necessário desenvolver melhor as idéias e ter o principal tempo para poder desenvolvê-las para obter um resultado ainda melhor, mas levando em consideração o sucesso que o álbum fez na época em que foi lançado e o fascínio que ele exerce sobre os fãs mesmo depois de quarenta anos, torna os detalhes citados irrelevantes para o fã.

As faixas em alguns casos foram assinados por todos os membros do grupo a exceção de cinco faixas que foram assinadas apenas por Ken Hensley um dos principais compositores e mentores do grupo. O álbum é a continuação de Demons And Wizards, e o seu tema central está descrito logo na capa mais uma vez confeccionada por Roger Dean, apoiados no maniqueísmo o tema na verdade é a luta do bem contra o mal que sempre é vencido no final, mas quando colocamos o disco e começamos a passear pelas faixas percebemos que a capa é o pano de fundo perfeito para travarmos contato com duendes, magos que povoam o mundo fantástico desta maravilhosa fantasia.

Já o som do álbum como já foi dito além de soar mais maduro trazendo as características do seu predecessor intactas, ele trás a perfeita fusão do hard rock com o psicodélico, com o progressivo e os elementos acústicos destacam o folk e dão brilho necessário ao clima místico, emotivo e passional do álbum fatos que comprovam o seguinte: O grupo estava no auge de sua maturidade, pois em The Magician’s Birthday cada faixa tinha sua identidade própria, ou seja, caminhavam independentes entre si dentro seu conceito. 


O exemplo do álbum no que tange a musicalidade foi mantido e os climas místicos aliados as passagens emotivas e passionais ganharam mais desenvoltura refletindo o amadurecimento ganho com a experiência de entrar em estúdio por cinco vezes de 1970 a 1972 e agora entregavam aos fãs e críticos seu quinto álbum fato que de certa maneira desagradou o guitarrista Mick Box, pois ele dizia que o álbum foi gravado de maneira muito rápida e sob pressão e não houve tempo certo para  trabalhar melhor as composições do disco visando extrair um resultado bem melhor, mas levando em consideração o sucesso que o álbum fez na época e o fascínio que ele exerce nos fãs mesmo depois de quarenta anos torna as observações do guitarrista irrelevantes para o fã. 

Três faixas foram assinadas em conjunto pelos integrantes exceto cinco delas cujos créditos foram todos atribuídos a Ken Hensley um dos principais compositores e mentores do grupo. O  álbum é a continuação de Demons And Wizards, e o seu tema central está descrito logo na capa mais uma vez confeccionada por Roger Dean, apoiados no maniqueísmo o tema representa a luta do bem contra o mal que é sempre vencido no final, mas quando colocamos o disco para rolar percebemos logo de cara que a capa é o pano de fundo perfeito para travarmos contato com duendes, magos que povoam o mundo fantástico desta maravilhosa fantasia. 

Voltando ao som do álbum e repetindo o que já foi dito, pois além de soar mais maduro  trazendo as características do seu predecessor intactas, ele dessa vez a perfeita fusão entre o hard rock, jazz, progressivo e psicodélico todos aliados as passagens acústicas que revelam a força do folk nas composições realçando ainda mais os climas místicos que simplesmente revelavam o seguinte: o grupo estava no auge de sua maturidade e em The Magician´s Birthday cada faixa tinha sua identidade própria, ou seja, caminhavam independentes entre si em seus conceitos. 

  
O LP abre com a faixa Sunrise e os gritos de David Byram transportam o ouvinte diretamente para o coração do álbum abrindo as portas para que se possa explorar essa viagem ao máximo permitindo-nos caminhar lado a lado com magos, duendes e demônios pelo mundo da eterna fantasia. A viagem sobrenatural continua com o blues rock de Spider Woman que remete a Easy Livin' enfim uma faixa inteligente qu pode tranquilamente ser considerada um dos grandes momentos desta bolacha. 

Em Blind Eye mergulhamos definitivamente na viagem do álbum e o mistiscimo se mostra presente na sonoridade e também reforça suas bases através da letra "enigmática" que mais parece discorrer sobre a prudência que um homem deve ter em sua vida nos caminhos que resolveu trilhar. Outro tema importante é Echoes In The Dark onde os todos os elementos que compõe a musicalidade do grupo confluí de maneira tranquila, mas o destaque é o hard rock e a letra sombria é o presságio dos maus tempos chegando para nos assombrar. O encerramento desta primeira parte acontece com a bela balada Rain um incrível desfile de melódias emotivas e passionais de Ken Hensley. 

O derradeiro lado B começa com Sweet Lorraine e seus climas fantasmagóricos extraídos dos teclados de Ken Hensley casam perfeitamente com as guitarras inteligentes de Mick Box que encaixa perfeitos solos de guitarra com certa dose de swing. Já Tales é o centro de tudo o que o Uriah Heep fez nos dois álbuns, pois nesta faixa todas as características se encontram em uníssono abrindo os portais para outro mundo dentro desse nosso mundo uma visão Hippie que todos temos mas devido as convenções sociais nos impedem de revela-lo, pois o que a faixa nos conta é este amanhã escondido dentro de nós que se mostra impossível no presente e nos deixa prostrados diante das incertezas do amanhã. E encerrado o álbum vem a faixa título The Magician's Birthday nos fazem voltar a capa do álbum para podermos que tanto a letra e a música são a narrativa entre os magos, o bem e o mal se enfrentam na sua batalha que ponto musical, ou seja instrumental é narrado através do jazz, hard rock e climas místicos para vermos no final o bem triunfar e alcançar o seu objetivo final o amor. 


Sobre o disco comercialmente falando ele conseguiu repetir o sucesso de Demons and Wizards e em poucos meses após o seu lançamento em 22 de janeiro de 1973 ganhou pela segunda vez consecutivo o disco de ouro nos EUA. O single extraído do álbum foi a faixa Sweet Lorraine, e as posições nas paradas refletiam toda a personalidade do grupo pois nos EUA o LP galgou a 31º posição nos charts enquanto no Reino Unido a coisa era ligeirametne melhor, pois o álbum atingiu a 28º posição. 

Depois desse texto fica impossível, não entender a importância do álbum seja você fã ou não da banda que ouvi-lo pela primeira pode ficar fascinado pelos encantos apresentados por The Magician´s Birthday que infelizmente foi lançado enquanto o grupo ainda estava colhendo os frutos de Demons And Wizards que acabou ofuscando-o, mas não tirou o seu brilho porque ele também é um clássico com personalidade própria. 

Então deixo-os o convite para conferi-lo e assim como constatar porque mesmo depois de quarenta anos este álbum ainda soa tão relevante, apaixonante e porque exerceu e ainda continua exercendo forte influência nas gerações atuais de músicos que resgatam essa fonte inesgotável. Então não se prenda a mais nada e venha viajar por este mundo de fadas, duendes que eles lhe dirão porque The Magician's Birthday é um dos imortais do rock pesado.              

Faixas do álbum: 

A1 Sunrise
A2 Spider Woman 
A3 Blind Eye 
A4 Echoes In The Dark 
A5 Rain 

B1 Sweet Lorraine 
B2 Tales 
B3 The Magician's Birthday  
       
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário