17 de agosto de 2012

Resenha de cd: Lynyrd Skynyrd - Last of a Dyin´Breed (2012)


Em 2009 o Lynyrd Skynyrd lançou o excelente álbum God & Guns cuja sonoridade trazia uma banda mais moderna, ou seja, o Southern Rock dos caras estava tinindo, pois a banda encontrava-se entrosada e justamente na turnê de promoção deste álbum tocaram no Brasil pela primeira vez no festival SWU, a banda entrou um breve período de recessão, e depois de três anos retorna com o seu mais novo álbum "Last of the Dyin´ Breed". 



O álbum teve a produção assinada por Bob Marlete e o álbum musicalmente falando mantém a linha do seu antecessor e também soa mais moderno sem perder as suas características originais, ou seja, o grupo atualizou o seu som e o fez muito bem e as faixas representantes desta faceta são "Homegrown" cheia de riffs e solos bem distorcidos e a outra desta linha é a "Mississipi Blood" onde pode-se encontrar todos os elementos da sonoridade original do grupo em perfeita harmonia, pois o country, o blues mostram o seu lado mais pesado aqui. 

Não há nada que desabone o disco, pois o começo espetacular com a faixa título é a garantia de puro rock no seu estado mais pesado afinal de contas é puro Southern Rock e pode ser considerado um dos grandes hits desta obra. O álbum claro que não se resume as estas três faixas, ele ainda apresenta a balada Ready to Fly que na minha opinião fica fora do contexto do álbum e soa brega demais comparando ao histórico deste tipo de canção. As guitarras afiadas do Southern Rock mais uma vez colocam as garras de fora com One Day at a Time e os coros pode-se dizer que são o destaque, uma faixa para você sentar e refletir. 

   
O álbum na sua primeira metade apresentou-nos uma série de canções de tirar o folego e na sua segunda metade trás faixas relevantes que também seguem a linha mais modernizante como Good Teacher, Life Twisted, Notting Comes Easy afinal de contas são boas faixas que não deixam o álbum cair e afirmam a sua qualidade, pois são bons temas para você ouvir no bar tomando várias brejas com os amigos. A outra balada "Something to Live For" não ajuda em nada e se iguala a primeira, ou seja, também não tem relevância alguma e assim como a outra parecem estar aqui apenas para preencher espaço.

Fechando o álbum vem outra balada "Start Livin´ Life Again" que solta o lado blues do grupo e combina bem as partes acústicas com as elétricas, num ritmo sem graça e portanto chato que não vai para lugar algum e lembra mais uma música sertaneja. O álbum é ruim claro que não, mas deixou muito a desejar por ter essas baladas bregas de cabaré de quinta categoria e isso claro que coloca o álbum em contradição com o seu contexto, pois num álbum de 11 faixas três baladas ruins que você nem vai querer ouvir naturalmente irá passa-las direto sem qualquer remorso. 


Este álbum também marca a estréia do novo baixista que é o Johnny Colt egresso do Black Crowes, que ao lado de Johnny Van Zant e de Gary Rossington colocaram para fora o velho espírito do rock sulista num álbum emocional, pesado e cativante que encontra os seus melhores momentos na faixa título e nas faixas One Day at a Time, Homegrown, Good Teacher e Sometime to Live For que estão ai para dizer que hits é o que não falta. O recado está dado e os fãs poderão ter a certeza de que estes veteranos deram o melhor de si e aqui está o resultado final, ou seja, um álbum de tirar o fôlego e que te levará as nuvens. 

Finalizando estamos diante de um bom álbum, e cairá como uma luva na sua coleção, na minha e de quem mais quiser, aliás quem não conhece a banda pode até começar por ele, mas não se anime muito, pois não estamos diante de um clássico como os da década de 1970, pois este novo álbum mostra apenas uma banda que hoje é apenas uma sombra do que ela foi no seu passado e que hoje tenta da melhor maneira possível repetir aquela receita de uma maneira bem peculiar, mas que deixa a desejar em alguns momentos e que ao longo de sua história vem conseguindo manter bons resultados e Last of a Dyin´Breed é mais um capítulo desta história. 

Nota: 7,5 

Faixas do álbum:

  1. Last of a Dyin’ Breed
  2. One Day At a Time
  3. Homegrown
  4. Ready to Fly
  5. Mississippi Blood
  6. Good Teacher
  7. Something to Live For
  8. Life’s Twisted
  9. Nothing Comes Easy
  10. Honey Hole
  11. Start Livin’ Life Again


















Nenhum comentário:

Postar um comentário