10 de janeiro de 2014

Álbuns Clássicos: Van Halen - MCMLXXXIV (1984)


Em 1978, o Van Halen começa arrasador com o primeiro álbum, que causou enorme furor no cenário rock. Um disco inovador cheio de energia, vitalidade e personalidade própria. Além do disco, o que mais chamava a atenção era o talento do guitarrista, Eddie Van Halen, que trazia consigo uma coleção de riffs e solos somados a capacidade de junta-los e criar hits e mais hits fato que se comprova ao longo de sua carreira.




No ano seguinte a estréia o grupo atacava novamente com a segunda parte chamada de Van Halen II, um disco que seguia praticamente o mesmo esquema do primeiro, mas só que mais pesado, encorpado, enfim era mais uma aula de hard rock. O grupo com o vocalista David Lee Roth, com o baixista Michael Anthony e o baterista Alex Van Halen (irmão de Eddie). A banda Van Halen na nova década entra de sola com o álbum Woman and Childrens First (1980) e é o primeiro que conta com apenas composições do grupo, porém difere-se dos dois primeiros no que tange a sonoridade. Com a chegada de Fair Warning (1981) o grupo já aponta mudanças com o som sombrio, pesado, mas que deu a banda alguns hits obrigatórios, porém acabou mal compreendido. 

O álbum seguinte: Diver Dawn (1982) vem com uma sonoridade completamente diferente dos anteriores, pois cinco faixas são covers, três são instrumentais e as quatro restantes são composições da banda de pouco relevância, mas que já dizia indiretamente que a banda estava entrando em processo de transição. De fato todas as bandas mudam e muito sua sonoridade ao longo de sua carreira, e o Van Halen desde o primeiro álbum já deixou evidente que ousar, experimentar sonoridades, texturas, camadas sonoras diferentes fazem parte do jogo ainda mais para quem quer ir além da introdução do livro do rock, pois, muitas sequer abriram o livro, ou seja, ficaram na sinopse. 

Em 1983, o Van Halen já tinha cinco álbuns lançados, fama, grana (era a banda mais bem paga) tudo o que um artista poderia querer e sonhar. O guitarrista Eddie Van Halen já era considerado um dos monstros sagrados da guitarra, pois mudara as regras e um dos seus solos mais conhecidos foi registrado na faixa Beat It, do mega astro do pop Michael Jackson. O último álbum já tinha seu prazo de validade vencido e era necessário fazer outro para manter a máquina girando. A banda entra em estúdio para gravar o último álbum com David Lee Roth cuja produção ficou nas mãos de Ted Templeman, que já havia assinado seu nome em todos os álbuns anteriores, ou seja, era um trabalho de quase uma década ao lado da banda.   


As gravações rolaram no 5150 estúdio particular de Eddie Van Halen, que inclusive foi construído porque o guitarrista não quer ter problemas com a esposa, mas principalmente porque queria ter controle absoluto do processo de gravação que não foi nada calmo, ou seja, foi muito turbulento porque Eddie batia de frente o tempo todo com Ted Templeman (enfim parecia mais uma guerra de egos). Um dos grandes problemas é que o álbum anterior Diver Down foi bem sucedido e sustentou enorme quantidade de vendas porque trazia consigo "Oh! Pretty Woman" de Roy Orbison, mas só que desta o guitarrista não estava disposto a ceder para David Lee Roth e para Ted Templeman e além do mais assim como na turnê do álbum anterior os teclados fariam parte das composições de maneira bem diferente dos anteriores e fora que desta não haveria o registro de covers apenas músicas próprias, pois este era um desejo antigo do guitarrista e um dos motivos do conflito. 

O som forte e poderoso de guitarra agora teria um novo companheiro e uma nova orientação musical direcionada para o lado mais comercial, ou seja, mais pop aproximando-se levemente do AOR, porém o hard continuava firme e forte e por outro lado dizia muito sobre o futuro do Van Halen. Depois de cumprir o processo de gravação, o álbum desembarcou nas prateleiras em 9 de janeiro de 1984, logo no começo do ano. A recepção não poderia ter sido melhor, pois o álbum resumido a nove faixas foi um tremendo sucesso junto ao público e a crítica. O sucesso obtido igualara-se ao primeiro álbum e também ganhou disco de diamante pelas mais de dez milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos, enfim fato que calou a boca do vocalista e do produtor que foram totalmente contra e por isso achavam que uso de teclados seria desastroso.  

A abertura do álbum começava com a instrumental "1984" que surgiu enquanto Eddie estava distraído em seu estúdio brincando com sintetizadores e a segunda faixa "Jump" o maior hit dos caras onde a "brincadeira" fica mais séria com suas várias camadas de teclado, sintetizadores tomara forma e ritmo e o guitarrista diz que a criou anos antes e que inclusive durante uma conversa de telefone com David Lee Roth tocou-a para ele e o vocalista por sua vez afirma que escreveu as letras na passagem de ano ao ver na televisão um homem tentando se suicidar, pular de em prédio. Na sequência vem Panamá cujos riffs pesados como nos primeiros álbuns e o som mecânico é a gravação de Eddie ligando a sua Lamborghini (anos mais tarde faria o mesmo com uma furadeira em F.U.C.K). A quarta faixa "Top Jimmy" já é aquele hard rock tradicional e que fala alto e não decepciona e o mesmo se diz de "Drop Dead Legs". Outro hit do disco é "Hot For Teacher" e essa faixa deve ter mexido com a cabeça de muitos adolescentes norte americanos e de outros continentes que viram o vídeo clipe dela, pois que nunca teve desejo por uma professora bem gostosa, mas nos termos musicais no que tange a sua estrutura é uma porrada acelerada com grandes riffs e solos do mestre e com vocais bem legais de David Lee Roth com direito a paradinha.    


A volta dos teclados acontece na introdução de "Il Wait" e o destaque dessa música é belíssimo solo emocional dela. Entrando na reta final a faixa que precede o fim "Girl Gone Bad" cuja origem foi inusitada, pois Eddie a compôs num quarto de hotel no meio da noite ele acordou com a ideia e queria de qualquer maneira registra-la, mas para fazê-lo sem criar problemas com sua amada esposa foi para dentro do closet com um pequeno gravador de cassete e ficou tocando-o para si mesmo. E entrando na reta final, o fim da festa coube para a faixa "House of Pain" que encerra com chave de ouro o álbum e que ao final da audição deixa aquele pensamento de quero mais. 

A polêmica capa do álbum foi obra da artista gráfica Margo Nahas, que foi convidado para desenhar uma capa que continha quatro mulheres nuas dançando, mas recusou-se a fazer essa arte. O marido dela é que trouxe a ideia do querubim roubando cigarros e que no final foi a arte utilizada, o modelo utilizado foi Carter Helm (que era filho de um dos melhores amigos da artista), que fotografado com um cigarro de chocolate na mão, mas só que na capa o anjo aparece fumando. Herdeiros da tradicional hipocrisia britânica já que lá a capa foi imediatamente censurada(no lugar do cigarro tinha uma tarja preta escondendo o cigarro e o maço), no país de origem da banda ela causou enorme desconforto embora não tenha sido censurada.  

O sucesso incontestável de 1984 levou a banda emplacar quatro singles nas paradas o primeiro do mega hit "Jump" que além de virar vídeo clipe regularmente veiculado na MTV alcançou a 1º posição, na Billboard onde permaneceu ativo por cinco semanas. Outro single bem sucedido foi Panama que também virou vídeo clipe e também entrou nas paradas assumindo a 13º posição, nos charts da Billboard. A faixa I´ll Wait também foi bem sucedida e apesar de não ter virado vídeo clipe também atingiu em cheio a 13º posição, na Billboard e o hard selvagem de "Hot for teacher" com vídeo clipe quentíssimo (e que mexeu com a cabeça de muitos adulto e adolescente) veiculado regularmente na MTV atingiu a tímida 56º posição, na Billboard. Enquanto o álbum atingiu de cara a 2º posição, na Billboard. Enfim é por tudo isso que 1984 já nasceu na suíte master do panteão dos álbuns clássicos da história do rock pesado e mantem-se vivo até hoje completando seus trinta anos de vida e ainda continua conquistando, abalando corações e esperando pelo futuro e por você de braços e corações abertos para novas aventuras. 

Lista de Músicas: 

A1 1984
A2 Jump 
A3 Panama 
A4 Top Jimmy 
A5 Drop Dead Legs 

B1 Hot for Teacher 
B2 I´ll Wait 
B3 Girl Gone Bad 
B4 House of Pain 


   

  
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário