27 de julho de 2012

Classic Live: Whitesnake - Live...In The Heart Of The City (1980)


Depois do fim do Deep Purple em 1976, cada integrante seguiu um caminho diferente o tecladista Jon Lord e baterista Ian Pace fundaram em 1977 o Lord, Pace & Ashton cujo som era uma perfeita mistura de soul, blues, funk e rock psicodélico e em 1978 lançaram o álbum Malice in Wonderland. O guitarrista Tommy Bolin morreu pouco tempo depois de overdose acidental de heroína. O baixista Glenn Hughes embarcou na sua carreira solo. O vocalista David Coverdale também se lançou em sua carreira solo lançando inicialmente dois álbuns de inéditas cujo primeiro Whitesnake (1977) e Northwinds (1978) e depois deste álbum o vocalista formou uma das grandes bandas do rock que na década seguinte iria invadir e tomar conta das FM´S norte americanas: O Whitesnake.


O line-up do grupo contava inicialmente com os guitarristas Micky Muddy, Bernie Marsden, com Neil Murray no baixo, na bateria Steven Plant e lógico nos vocais o próprio David Coverdale. Com esse time o grupo começou lançando o EP Snakebite, cujo material consistia em com três músicas da banda, quatro músicas da carreira solo de Coverdale e um cover. E ainda em 1978 lançam Trouble o seu primeiro álbum completo com faixas próprias e um cover dos Beatles. Já em 1979 lançam o excelente Lovehunter que a exemplo dos primeiros lançamentos é uma mistura entre hard rock e blues, e além de mostrar o potencial criativo do grupo que na época já contava com os teclados de Jon Lord, também enfrentou alguns probleminhas devido a capa sensual do álbum desenhada por Chris Aquilleus.

Mas o sucesso que o grupo desejava ainda não tinha batido na porta do grupo, pois a banda já era conhecida, mas ainda não tinha um álbum de impacto com grandes hits e o próximo lançamento mudaria isso e depois que Ready An´ Willing (1980) foi lançado o grupo foi catapultado as primeiras posições no Reino Unido onde ganhou o primeiro disco de ouro e embora nos charts norte americanos o grupo tenha obtido um desempenho mais modesto, o grupo já apresentava uma maior desenvoltura e os cacoetes setentistas começavam a desaparecer gradualmente para dar voz a um som mais pesado e bem mais atualizado, ou seja, correspondente com os novos tempos que as bandas da década de 1980 inauguravam.  


O grupo em 1980 já contava com os dois ex-companheiros de Deep Purple o baterista Ian Pace que havia entrado a pouco tempo e estreava lançando o primeiro grande álbum do grupo e Jon Lord que já fazia 2 anos que estava no grupo, mas ambos permaneceriam por uma tempo no grupo, porque nesta década o Deep Purple ressurgiria com a sua formação original, mas esta formação do Whitesnake poderia  talvez ser o MK V do Deep Purple caso eles tivessem resolvido reformular o grupo naquele período. Mas antes desse outro grande acontecimento ter sua vez, voltemos ao assunto principal depois de lançar bons álbuns de estúdio o lance era partir para um álbum ao vivo que permitisse os fãs do grupo terem um registro que captasse a essência, ou seja, a energia do grupo e o blues e hard rock pesado que o grupo vinha praticando ferozmente desde o fim da década anterior. 

O primeiro álbum ao vivo do Whitesnake é duplo e o material capturado para montar esse álbum ao vivo é na verdade uma coletânea de faixas gravadas entre os anos de 1978 e 1980, na casa de espetáculos londrina Hammersmith Odeon, o primeiro disco abrange a turnê do álbum Ready An´Willing e o segundo disco é uma edição especial, ou seja, exclusiva para o Japão (porque lá as filias das gravadoras exigem previamente em contrato que qualquer banda lance material exclusivo para o mercado japonês), mas no final de contas acabou entrando para o álbum. As faixas que compõe o primeiro álbum ao vivo do Whitesnake cujo título é Live...In The Heart Of The City, lançado em 1º de novembro de 1980 são dos álbuns: Snakebite (1978), Trouble (1978), Lovehunter (1979), Ready An´Willing (1980) e Burn (1974) do Deep Purple. 

     
O disco foi muito bem recebido pelos fãs e pelo críticos também na era para menos, pois o Whitesnake tinha acertado a mão no set list que na verdade pode ser considerado um belo apanhado do que a banda tinha em mão naquele momento e ao vivo a banda realmente detonava todos pareciam estar plugados juntos com os seus instrumentos na tomada. Os destaques são até difíceis de se pinçar uma vez que o álbum está bem equilibrado, e as versões de faixas como: Lovehunter, Walking In The Shadows Of The Blues, Ain´t No Love In The Heart Of The City (outro cover, mas desta é do bluesman Bobby Bland), Come On (escolha mais do que acertada para abrir o álbum), Fool For Your Loving (que ganhou uma versão ainda mais pesada beirando o heavy metal) e os outros dois grandes destaque é a presença de Might Just Take Your Life e Mistreated ambas do Deep Purple. 

O Whitesnake até esse momento ainda era uma banda que já havia estourado dentro da Inglaterra e por isso fazia enorme sucesso por lá, mas em contra partida na terra do Tio Sam a banda ainda não havia estourado embora a banda posse conhecida por lá e tivesse seu álbuns lançados por aqueles lados ainda não tinha conquistado de fato o mercado norte americano, fato que aconteceria anos depois. O primeiro álbum ao vivo da carreira do grupo britânico rendeu ao grupo o primeiro disco de platina e boas posições nos charts do Reino Unido onde alcançou a 5º posição enquanto nos EUA o álbum ficou na tímida 146º posição na Billboard 200. Mas independente da posição ou da premiação que a banda tenha obtido, a verdade é que o álbum é um clássico nato e portanto é obrigação dos fãs tê-lo em sua coleção e para aqueles que ainda não conhecem a banda podem fazer como eu, ou seja, começar por este álbum.    













Nenhum comentário:

Postar um comentário