29 de junho de 2012

Capas históricas: UFO - Force It (1975)



A palavra polêmica é algo inerente as bandas de rock e seria estranho até se em algum momento devido ao espírito revolucionário do estilo nenhuma banda se envolvesse em algum fato seja por comportamento ou qualquer outra coisa que por menor que fosse já deixasse toda sociedade conservadora de cabelos em pé.




O UFO achará o seu caminho ao descobrir e convidar o guitarrista alemão Michael Schenker para integrar o line-up, e o primeiro resultado foi o álbum Phenomeon (1974), um álbum clássico, brilhante que colocava a banda em condição de brigar de igual para com os grandes nomes do rock, mas era necessário continuar e deixar isso evidente e no seguinte o grupo ataca novamente trazendo a lume Force It (1975) o segundo álbum da saga do UFO ao lado do guitar hero alemão.

Mas independente das canções que realmente brilham e, portanto fazem dele outro clássico da discografia do grupo, existia outro fator que nos obriga a voltar ao início do texto para convidar a palavrinha "polêmica" para entrar em cena outra vez, pois neste caso quem rouba a cena é capa do álbum cuja imagem trás dois homens se beijando na boca  semi-nus dentro de uma banheira.

UFO ao vivo em 1975


A capa foi considerada ousada demais porque feria a moral e os bons costumes da sociedade fato que não se restringiu apenas a Europa e EUA, pois por lá saiu outra versão da capa cujos protagonistas foram "apagados", já no Brasil devemos nos lembrar que na década de 1970 estávamos em plena ditadura militar e a censura um dos principais órgãos do regime atacava ferozmente os artistas nacionais e internacionais e no caso da capa não foi diferente, pois também considerada um atentado contra os rígidos valores morais vigentes na sociedade brasileira.

Neste caso a solução encontrada pela Phonogram para driblar a furiosa e implacável censura, foi trocar a capa e o selo que neste caso foi embalado com a capa e o selo de No Heavy Petting (1976), mas o conteúdo obviamente era do Force It, mas esse lance não demorou a ser descoberto, pois quem tinha melhor condição financeira e podia comprar a versão importada sacou logo o que estava acontecendo, mas o tal "embuste" só desmoronou quando saiu à versão do álbum em cd porque o track list era totalmente diferente do LP.

Versão da capa censurada de Force It

Independente das polêmicas a verdade é que o UFO entregava mais um grande álbum aos seus fãs e aumentava ainda mais a sua popularidade nos EUA, mostrando que o grupo trilhava pela estrada certa e apresentavam nos shows seus novos clássicos como: Let It Roll, Shoot Shoot, High Flayer, Mother Mary, Out In The Street e The Kid's.

Daquele momento em diante ninguém mais poderia segurar o UFO, pois o grupo estava disposto a nocautear quem se opusesse a sua força, que cada vez mais se multiplicaria a limites inimagináveis através de álbuns tão urgentes e necessários que mesmo depois de quatro décadas se fazem relevantes.





3 comentários:

  1. Em 1976, a Rádio Cultura, de Belo Horizonte, tocava três músicas do "Force It". Foi assim que conheci o UFO, e comprei o LP nacional, com a capa do "No Heavy Petting". Bem, eu não sabia da existência do "Force It". Aliás, não conhecia a discografia da banda, nada sabia sobre o UFO. Em 1979, quando trabalhava numa loja de discos, um cliente pediu para ouvir o "No Heavy Petting". Achei até que eu estava ficando doido, pois não era as músicas que continham no meu disco. Depois que o cliente foi embora, falei com meu colega de serviço, que me contou a história... Comprei o disco na hora, e fiquei até o ano passado com os dois vinis, de capas iguais.

    O "Force It" troquei a troco do cd similar, importado, com faixa bônus.
    O "No Heavy Petting", sem dinheiro, caí na besteira de vendê-lo por 70 reais, gravando-o em cd de mp3. Mas, rapidamente, me arrependi, e comprei o cd importado, também com faixa bônus, por 53 reais.

    O Ufo até o Obssession , é ótimo(tenho todos, sendo que os Phenomenon, Lights out e Obssession são em vinil).

    Agora, sabe que até hoje tenho dúvidas se esta foto é, realmente de dois homens se beijando...
    Se for , é de muito mau gosto, pro meu gosto(rs), a, que eu saiba, o UFO nunca foi uma banda gay.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mau gosto só porque você é hetero? Qual é o problema em dois homens se beijando? Se não gosta, não faça e por que uma capa assim indica que a banda é necessariamente gay? Menos conservadorismo, por favor. Rocn and roll não combina com isso.

      Excluir
  2. Os lp's foram relançados em suas versões originais cada um custando mais de vinte e cinco dólares via Amazon.com. Como o governo está assaltando o pessoal que importa para mim ficou inviável. Eu tenho parte da discografia em cd, ou seja,a fase clássica e todos tem faixa bônus é assim que no meu cotidiano ouço UFO.

    Eu também tenho essa dúvida, mas desconfio que não seja isso e sim a posição da dupla é que dê essa impressão.

    ResponderExcluir