9 de agosto de 2012

Rock Memories: Shows porque os ingressos custam tão caro?


O que me motivou a escrever este texto falando sobre os internacionais no Brasil, ou melhor sobre os preços dos ingressos, foi uma discussão que eu travei com alguns amigos e nós concordamos e achamos que em casos existem abusos e em outros não. Toda essa discussão nos fez pensar: Custa caro, mas porque? Quais são os custos para se trazer essas atrações para o país? Esta última pergunta é fundamental, pois leva a outra quais são os ingredientes fundamentais para que esse bolo não dê problemas, certo?



Eu não estou do lado dos promotores de shows e nem do lado dos consumidores, pois o que me interessa na produção deste texto, ou seja a investigação propõe trazer a lume alguns porquês, ou seja, buscar um entendimento, pois eu também acho caro alguns shows e também não vou falar que não existem abusos porque é lógico que eles existem e não se restringem apenas a esta categoria do entretenimento eles estão por todos os lados e que claro precisam ser combatidos.

Claro que a realidade brasileira deve ser levada em conta, pois a média de salários é o mínimo ou um pouco mais. Mas para nós fãs que não moramos em São Paulo, capital do nosso Estado, temos alguns gastos como: alimentação, cerveja (fora do local da apresentação porque se for lá dentro o bicho pega porque custa 3 vezes mais), tem a camiseta que também não é barata e também não é de boa qualidade, nos casos como o meu e de várias pessoas que moram no interior tem as caravanas (o pessoal se junta faz a tradicional vaquinha para alugar um ônibus, micro-ônibus ou uma van) ou excursões para ir para o show algumas já tem o preço do ingresso incluso outras não tem e ai o preço varia e geralmente ultrapassa um salário mínimo, mas você pode parcelar em algumas vezes.

Não adianta ficar com raiva do promotor do show e xinga-lo de ladrão ou se servir de qualquer outro adjetivo chulo, pois isso não irá mudar em nada a realidade, tanto a dele como a sua e as vezes as ofensas são injustas e não tem cabimento e se você pensar um pouco vai entender porque os shows tem seus preços fixados nestes valores. Talvez quem não nunca tenha produzido um show ou tenha trabalhado numa empresa que os produz mensalmente, também não deve saber os custos envolvidos para a sua realização. A partir de agora vamos entrar neles e mostrar porque os shows tem tais preços. 

  
Então leitor agora a pergunta que não quer calar dá a resposta. Alguém sabe quanto é o cachê de uma banda como o Venom, Ozzy Osbourne, Deep Purple, Mastodon ou Tarja Turunen e tem um detalhe eles recebem em dólar não é na nossa moeda corrente e porque será? E quais são os custos para você trazer a banda os roadies e o empresário da banda, pois você paga todas as passagens e elas também são pagas em dólar e ai imagine que tem artista que só viaja de primeira classe a passagem dobra. Tem o excesso de bagagem, porque tem músicos que não tocam com os instrumentos alugados aqui e sempre tem aquele cubo do coração e esse material pesa pra caramba e os roadies que o digam, nesse excesso de peso coloque os instrumentos e os outros equipamentos que os baixistas e os guitarristas usam como: as pedaleiras, os racks de efeitos, pois o único equipamento alugado aqui no Brasil são as caixas de som e alguém sabe o quanto custa para alugar esse material?Sabem também quanto custa o excesso de bagagem que é cobrado por quilo pelas companhias aéreas?

Tem o baterista também, e alguém sabe quanto pesa uma bateria cujo kit trás os tambores, pratos, pedais e maleta de acessórios do baterista (em alguns, ou seja, raros são os casos que a bateria é alugada por aqui). E tem o pano de fundo também, aquele que fica atrás do baterista e geralmente trás nome da banda ou algum desenho é pesado também. Sabem quem paga e quanto custa a alimentação, o transporte, a hospedagem da banda e da sua equipe até o local do show? E alguém sabe quanto custa um visto de trabalho e a qual é a burocracia para se obtê-los, pois você vai delegar (contratar) essa tarefa para alguém e geralmente que faz esse tipo de serviço são despachantes que vão negocia-los com o consulado brasileiro.

E ainda tem mais a lista não acabou, alguém sabe quanto custa a iluminação utilizada pelas bandas e olha que tem algumas que exigem tipos especiais? Tem também a publicidade feita através de jornais, rádios, revistas, panfletos e alguns casos televisão (lembram do U2 e dos Rolling Stones que tocaram no Rio de Janeiro para mais de 2 milhões de pessoas e tiveram o show transmitido em rede nacional?). E os custos da produção com assessoria de imprensa, as milhares de ligações que são feitas para o exterior, os impostos que são excessivos e beiram os 80%, alguém sabe dizer quanto custa tudo isso? E alguém sabe dizer quanto custa o aluguel de uma casa de espetáculos que oferece toda a infra-estrutura necessária para que o show possa ser realizado?


Depois de todas essas informações imaginem agora o quanto custa para você fazer um espetáculo como o Rock In Rio, Lollapalloza e Metal Open Air, pois nestes três casos além dos itens já sitados você tem montar os palcos e alguém sabe quanto custa para montar de 5 a 7 palcos e quantos profissionais estão envolvidos na montagem desses palcos e a energia elétrica que não fica só na iluminação do palco você tem que alugar geradores e você sabe quanto o aluguel deste equipamento, pois um só não dá conta do recado, o alvará de funcionamento do local, aprovação da vigilância sanitária, equipe médica e seguranças? 

Então se olharmos os dois casos e analisarmos que em 2011 os shows do Grave Digger e do Destruction que custaram cada um R$ 80,00 não dá para falar que teve abuso e no caso Rock In Rio R$ 190,00 também não é nenhum exagero embora as pessoas o tenham achado caro porque não tinha as bandas que muito gostariam que tivessem ido e até questionar o nome do festival. Tem outros detalhes nessa conta, pois temos que analisar o seguinte: e os prejuízos, pois em algumas situações dependendo do artista o promotor fica suando frio para pelo menos empatar, pois muitas vezes dá prejuízo e o cara tem se virar para arrumar o restante, pois fazer um show é investimento de risco e muito grande e toda a responsabilidade recai sobre o promotor (só para os infantilóides dos true metal que é possível fazer um festival ou show sem pagar, afinal de contas o que podemos esperar desses caras que vivem da mesada do papai, que andam com o carrinho do papai cujas fraldas e comidinha são dadas por ele também, não verdade?). E nesse esquema tem as atrações que serão contratadas para tocar, pois o cara como quer ter pelo menos o retorno para empatar ele não vai trazer um show que vai dar prejuízo, não é verdade?  

Tem exageros também, não vamos nega-los, pois existiram shows por aqui que os ingressos variavam entre R$ 540,00 a R$ 250,00 (se eu não estiver errado), é o caso do Metallica, mas esse exagero tem explicação, pois como os cara sabem de antemão que é lucro certo e que o espetáculo lota e os ingressos são disputados quase a tapa, e como os promotores não são bobos apelam para o psicológico das pessoas e carregam pesado nos preços sem compaixão alguma e olha que este show pelo que eu ouvi falar lotou. Então cabe a você decidir se deve ou não ir naquele show, pois a realidade é essa, infelizmente.


Tanto o promotor quanto você leitor, estão no mesmo barco e a saída não é a agressão verbal  ou física porque além de não levar a nada e não trazer qualquer resultado positivo, não irá mudar o principal a realidade, pois os preços ainda serão os mesmos e você continuará ou não pagando os ingressos para poder assisti-los, pois quem irá decidir isso é você e ponto final. 

E pelo lado b dessa história tem os efeitos colaterais como o Metal Open Air cujos produtores protagonizaram o maior vexame da história não só do heavy metal, mas do cenário musical inteiro do país esse ano, pois sem dinheiro gente não tem espetáculo e naquele caso e as condições em que foram feitas é lógico que acabaria muito mal e renderiam processos de indenização pelo o público pagante que se deslocou não apenas dos vários Estados do Brasil, mas também dos países vizinhos, gastando pequenas fortunas para chegar e passar por aquele aperto. 

É isso gente sem dinheiro não tem show, se o pessoal quer um cenário de profissionais tem agir como tal e para isso tem que se pagar um preço, que as vezes é muito caro, mas que tem lá os seus benefícios, pois promover um show (ter uma empresa dedicada a esse ramo não é crime nenhum e ganhar dinheiro também não é). Então é o seguinte antes de pensarmos em xingar ou criticar alguém o melhor que podemos fazer é pensar o quanto custa aquilo ou isso, para depois emitirmos um julgamento como é costume no Brasil. Lembre-se para termos uma cena profissional temos que ser profissionais e isso demanda uma série de custos, ok?


     
   

   








Nenhum comentário:

Postar um comentário