3 de dezembro de 2012

Matérias Traduzidas: As 20 Coisas que Você não Sabe sobre Sympathy for the Devil


Os Rolling Stones sempre carregaram consigo ao longo de sua carreira inúmeras polêmicas, e colecionaram também uma série de escândalos e alguns mistérios também sempre pairavam no ar e hoje depois mais de quatro décadas a faixa "Sympathy for the Devil" ainda conserva a mistica em torno de si e algumas lacunas ainda não foram preenchidas e por isso texto escrito por Mark Beaumount, da revista britânica NME está na praça para trazer mais vinte coisinha que ficaram obscuras sobre esta faixa que foi originalmente lançada no álbum Beggars Banquet (1968). Então pessoal fãs ou não fãs, ou apenas apreciadores da banda sentem-se e vamos juntos desvendar os mistérios ainda não revelados sobre este hino do rock.   



Em 1968, Mick Jagger estava sendo adorado por seus pais, amigos e fãs como um anticristo. Ele fez isso com estilo, declarando ser Belzebu, um demônio, "de riqueza e bom gosto" antes de contar os seus famosos crimes ao longo da história levando a Blitzkrieg Nazista, o que provocou a Revolução Russa, atirando JFK e recebendo Jesus Cristo crucificado - antes de um coro de "woo-woo" que pareciam pensar que tudo isso foi uma velha brincadeira da direita.    

01. Se você está procurando por sinais de "Curse of Sympathy for the Devil" ou algo qualquer na cultura popular mesmo que ligeiramente qualquer ocultista tenha que ter então comece pela entre vista concedida pelo Guns 'n Roses sobre o filme de terror Entrevista com um Vampiro. Slash estava extremamente chateado com Axl Rose que havia convidado um outro guitarrista chamado Paul Huge para tocar no cover que eles fizeram para a faixa, fato que ele deixou o G'N'R para iniciar um declínio, em 20 anos, em Shitsville. 

02. Você também pode apontar para a história, de que uma lâmpada estourou durante os cinco dias de gravação e provocou um incêndio que incinerou o equipamento da banda, em 1968 e isso foi justamente durante a gravação desta faixa, mas apesar dos estragos causados pelo incêndio a fita escapou incólume. 

03. O título original da faixa era para ser "The Devil is my Name" (em português Meu nome é Diabo), que seria o fato responsável por todo o mistério, como se suspeita. 

04. Jagger afirma ter tirado a inspiração para uma música a partir da perspectiva de satanás de Baudelaire "Mas eu posso estar errado. Ás vezes quando eu olho para os meus livros de Baudelaire, eu não posso vê-lo lá". Mas foi uma idéia que eu tive da escrita francesa. 

05. Embora, muitas da linhas tenham correlação direta com "The Master and Margarita" livro do escritor russo Mikhail Bulgakov, que descreve a visita doe Belzebu a Moscow, em 1930, dando uma nova perspectiva sobre a crucificação de Cristo. O livro que Jagger recebeu de Marianne Faithfull, inclui uma cena em que Satanás realiza um show com performances de mágica, ainda que David Blaine seja o mal que caminha entre nós. 

06. Na gravação original, no Olympic Studios de Londres, o coro woo, woo começou na sala de controle iniciado pelo produtor Jimmy Miller, Anita Pallenburg, Marianne Faithfull e um círculo formado por uma multidão de filme de elite, que tinha que transformar-se no estúdio para cantar junto com os Stones, que estavam gravando naquele dia. O produtor Jimmy Miller colocou um microfone na sala de controle para poder grava-los, mas esse take foi apagado e re-gravado por Jagger, Richards e Miller em Los Angeles. 

07. A linha "Quem matou os Kennedy" que é a original foi mudada quando Robert Kennedy foi assassinado e passou para "Quem matou os Kennedys", pois esse fato aconteceu justamente quando a banda encontra-se em estúdio gravado esta faixa. 

08. O mito Stoned sugere que a banda estava tocando "Symphathy for the Devil", no festival de Altamont, no momento em que o fã Meredith Hunter foi assassinado a facas pelo seguranças do local que eram ninguém menos que os violentos Hell´s Angels. Não é verdade, eles estavam tocando "Under my Thumb". Má sorte, assustadoras teorias sobrenaturais! No entanto, por causa da indignação do público com a história (errada), os Stones ficaram sem tocar Sympathy for the Devil por sete longos anos. 

09. Os Stones certamente tem o seu quinhão de controvérsia fora da música, embora, como grupos reliosos que apontam para esta faixa e ainda mais o fato de seu álbum anterior ter recebido o título "Their Satanic Majesties Request" para aqueles setores isso soava como uma prova, ou seja que o quinteto era adorador do diabo. Este agrado a banda não tem fim. "Nós éramos garotos apenas garotos inocentes e estávamos por fora por um tempo", disse Richards. Então eles ficam dizendo: "Eles são maus, eles são o mal. "Ah, eu realmente sou o mal? Então isso faz você pensar sobre o mal...O que é o mal?...Existem magos negros que estamos agindo como agentes desconhecidos de Lúcifer e que outros que pensam que nós somos Lúcifer. Todo mundo é Lúcifer".

10. Jagger acredita que a polêmica em torno da faixa pode ter sido o ponta pé inicial para o surgimento do heavy metal satânico. "Eu pensei que era uma coisa muito estranha, porque era apenas uma música depois de tudo. Não era como se fosse um álbum completo, com muitos sinais ocultos por trás. As pessoas pareciam abraçar a imagem tão facilmente e tem andado pelo mesmo caminho com as bandas de heavy metal de hoje". 

11. A gravação da música foi filmada pelo cineasta francês, Jean Luc-Goddard que abraçou literalmente o projeto e estava ensandecido pela trilha sonora que ele renomeou o filme que originalmente havia recebido o título One Plus One para Sympathy for the Devil, mas seu produtor cortou.  Talvez o demônio tenha mandado ele fazer isso?        

12. A primeira vez que Charlie Watts ouviu a música foi quando Jagger apareceu em sua porta e tocou-a no formato acústico, na varanda de sua casa ao pôr do sol. Considerando o conteúdo lírico, fato que o deixou ir de volta para casa. 

13. A frente de nomes como: Brain Ferry, U2, Pearl Jam, Janes Adiction Ozzy Osbourne e e Weird Al Yonkovic, o primeiro ato para cobrir a canção foi o fofo Sandie Shaw. "A Succubus on a String", alguém. 

14. A música começa a vida com uma melodia no estilo popular de Bob Dylan e foi jogada em seis ritmos diferentes, antes de estabelecerem um samba dançante. "Fomos a noite toda fazendo um caminho", disse Watts, depois foi outra noite tentando de outra forma, e nós simplesmente não conseguíamos acertar. Ela nunca caberia num ritmo regular". Jagger simplesmente atribui o poder da música ao ritmo buscado no samba", que segundo ele "tem uma tendência de ser primitivo. Porque é um africano primitico, um sul americano primitivo, um afro qualquer que você chama de ritmo. Então as pessoas brancas, tem sempre uma coisa sinistra sobre isso". 

15. Apenas dois takes de Sympathy for the Devil foram devidamente registrados, o primeiro de acordo com Richards "um desastre", o segundo "perfeito" Jagger deu uma entonação a música e agiu como se ele fosse o próprio satanás, enquanto ele cantava. "É como atuar num filme", disse ele, "você tenta agir fora da cena acreditando ou não se isso é possível. Isso é chamado de bom desempenho". 

16. Jagger tem reivindicado que a canção mais sobre os males da humanidade do que a figura sobrenatural do diabo, mas que não chega a combinar com a aparência na TV mostrada no Rock n roll Circus em 1968, quando Jagger cantou de topless, coberto de falsas tatuagens do diabo. 

17. Os "trovadores que foram mortos antes que eles atingissem Bombay" linha que tem causado muitos debates entre os fãs que tentam descobrir a quem eles poderiam estar se referindo, a melhor conclusão a ser é os Hippies viajando  de ´Trail Hippie´, numa estrada para a Índia, muitos dos quais seriam mortos ou roubados por traficantes de drogas no Afeganistão e no Paquistão. Duas palavras - Air India. 

18. Karen e Grace pediram para caminhar para o altar em seu casamento ao som de Sympathy for the Devil. Com conseqüências hilariantes.

19. Em 1988, o grupo de rock industrial da esloveno, o Laibach gravou um álbum inteiro de covers da canção. Você já ouviu falar dele? Então o número dos samaritanos é (08457 909090).

20. Em 1998, o vice-presidente da Intel Steve McGeady citou um verso de Sympathy for the Devil em um tribunal como parte do julgamento da antithrust, da Microsoft referindo-se a ela como o diabo. As linhas citadas foram: "Então, se você encontrar alguma cortesia/Tenha a simpatia, e algum requinte/ Use toda a sua bem aprendida polidez/Ou eu vou jogar a sua alma no lixo". Se ele fez isso em pé sobre a mesa, enfiando a bunda para fora, franzindo os lábios e batendo palmas não foi registrado pelos estenógrafos judiciais. 


(Por: Mark Beaumont publicado originalmente no site da NME, para acessar clique aqui!           
               

  
       


















Nenhum comentário:

Postar um comentário