3 de dezembro de 2012

Matérias traduzidas: 10 Lendas e mitos sobre o Led Zeppelin


Existe uma banda, que tenha inspirado tantos mitos e tanta desinformação como o Led Zeppelin? Antes do advento da internet, não existam os montes de informações disponíveis sobre os astros do rock e os fãs (uma cambada de adolescentes alucinados e obcecados) preencheu lacunas com informações, ou seja, rumores e histórias selvagens com algumas doses de deboche. Nas linhas abaixo passemos as tais lendas que permearam o imaginário dos fãs e da imprensa.  



O Velho Eremita no encarte do álbum Led Zeppelin IV é um personagem do ´Senhor dos Anéis

A história de fundo: Não é nenhum segredo que o Led Zeppelin adorava a obra Senhor dos Anéis. Eles ainda cantavam sobre "Mordor" e "Gollum", em 1969, na faixa "Ramble On". Assim, quando uma misteriosa figura vestindo um capuz e uma lanterna que parecia estar em linha reta fora da Terra Média, na capa de seu quarto álbum, muitos fãs acreditaram que a figura tinha saído diretamente dos livros de J.R.R Tolkien.

A verdade: "O ermitão" foi meramente inspirado em uma figura de carta de Tarot. Page desempenhou o papel do Eremita durante uma seqüência de fantasia, no filme do Led Zeppelin de 1976, The Songs Remains  the Same.   

O título de "D´yer Mak´er é baseado em uma velha piada Cockney sobre a Jamaica.

A história de fundo: Muitos fãs pensam que o título de "Houses of the Holy", na verdade é citado como "Dire Maker", na verdade, você deveria supor que isso seria o nome do país caribenho.

A verdade: Plant confirmou que o título "D´yer Mak´er" na verdade é um Cockney meio enferrujado e com humor, que normalmente é algo assim: Cockney Homem 1: Minha esposa está indo de férias, Cockney homen 2: D´yer Mak´er? ("Jamaica", mas pronunciado, rapidamente, de modo que como "Did you Maker Her - você fez ela em português, Homem Cockney 1: Não, ela vai em seu próprio acordo. A alusão irônica à Jamaica fez sentido para a música: D´yer Mak´er é o movimento Zeppelin Reggae. 

O título do quarto álbum do Zeppelin é Zoso. 

A história de fundo: Em seus três primeiros álbuns os títulos dos álbuns foram simples, ou seja apenas levaram o nome da banda seguidos de uma numeração I, II e III. Quando chegou a hora do quarto álbum, em novembro de 1971, tiraram na capa de um livro uma série de coisas e recusaram a colocar apenas um nome seguido de números, ou seja nada de letras, pois o negócio era confundir as pessoas isso significava que as vítimas seriam a imprensa e os fãs também, porque não fazer algo diferente?. "Depois de tudo o que havia sido feito, a imprensa estava nos chamando para estrelar uma campanha publicitária", disse Page. "Então é justamente por isso que o quarto registro de estúdio foi sem título". Naturalmente isso criou uma certa confusão e enfureceu a Atlantic Records. A banda apenas incluiu quatro símbolos na capa e cada um representava um membro da banda. O símbolo atribuído a Page soletrava-se Zoso.

A verdade: Page insistiu que os símbolos não são letras, mais isso não foi o suficiente para impedir que as pessoas se referissem ao álbum Zoso (ou Led Zeppelin IV). Tecnicamente o álbum não tem título.

O Led Zeppelin deflorou uma groupie com um tubarão de lama.

A história de fundo: A mais notória de todas as lendas sobre o Led Zeppelin começou quando a banda tocou no Seattle Pop Festival, em 27 de julho, em 1969, em seguida retirou-se para o Inn Edgewater. O prédio fica no topo de Seattle Puget Sound, os hóspedes pudiam pescar diretamente da janela do quarto em que estavam hospedados. Na biografia "The Hammer of the Gods", que foi lançada em 1985 cujo autor é Richard Cole e segundo um cena gráfica descrita em um dos quartos. "Uma groupie, muito jovem com o cabelo vermelho e amarrada na cama", escreveu o autor Stephen Davis. "O Led Zeppelin começou a colocar pedaços de tubarão dentro da vagina e do ânus da garota". 

A verdade: Essa é muito suspeita. Uma versão diferente sobre o incidente com o tubarão de lama, pois segundo Cole quem protagonizou a história foi o Vanilla Fudge que também reivindicou a autoria da peripécia, ou seja, do incidente. O baterista Carmine Appice, diz, que a groupie havia marcado um encontro com ele e o tecladista Mark Stein que inclusive teria o filmado o encontro na íntegra. O pessoal do Led Zeppelin teria aparecido no hotel no momento e apenas John Bonham esteve presente no incidente. Em algum lugar lá fora existe uma mulher hoje sexagenária que pode confirmar tudo o que realmente aconteceu, mas é difícil que ele se manifeste em público.  

Jimmy Page tinha um relacionamento com uma menina de 14 anos enquanto ele esteve no Led Zeppelin 

A história de fundo: Lori Maddox era parte do cenário de Los Angeles, no começo da década de 1970. De acordo com Maddox, Page tinha um Roadie que ia busca-la e leva-la a sua suíte no Hyatt LA.House . "Ele estava usando" este chapéu sobre os olhos e segurando uma bengala", ela lembrou. "Ele pareceia um gangster. Foi magnifico". O casal passou a ter um tórrido romance ao longo dos próximo anos. 

A verdade: Maddox surpreendia por ter apenas 14 anos quando ela conheceu Page, embora Page tenha feito o que pôde para manter o relacionamento no mais absoluto sigilo. Mesmo quando nos anos setenta esse tipo de relacionamento dava cadeia. Mas o romance degringolou e nem mesmo a atitude de Page de fugir com ela deu certo, pois o relacionamento degringolou e acabou deixando Maddox para o jurídico de idade legal, Babe Buell.   

Jimmy Page era adorador do diabo 

História de fundo: A obsessão de Page por Aleister Crowley  levou a rumores de que ele satanás andavam juntos, ainda outro rumor afirmou que membros do Led Zeppelin haviam feito uma barganha faustiana em troca do sucesso, estrelato e fama.

A verdade: Não existem evidências que comprovem que Jimmy Page era ou é satanista, embora ele acreditasse na filosofia de Crowley de libertação pessoal (ele havia colocado a inscrição "Faze tudo o que tu queres" inscrito no sulco do hun-off dos lançamentos originais do Led Zeppelin III). Page pouco fez para se desviar dos rumores ao longo da história, talvez tivesse sentido que eles fossem bons para o negócio. "Eu realmente não quero falar sobre sobre as minhas crenças pessoas e o sobre o meu envolvimento com a magia", disse ele a revista Rolling Stone. "Eu não quero que ninguém ser transforme só porque eu estou ligado a isso". "Se as pessoas querem encontrar algo, elas devem caminhar, procura-las pelas próprias pernas e cabeça". 

John Bonham tomou 40 doses de vodka na noite que ele morreu

A história de fundo: John Bonham foi encontrado morto na manhã do dia 25 de de setembro de 1980, na mansão de Jimmy Page em Windsor Berkshire, depois de passar um dia bebendo e ensaiando com seus companheiros ali presentes. 

A verdade: De acordo com o legista, o baterista tinha o equivalente a 40 doses de vodka no seu organismo. Bonham tinha bebido doses quadruplas de vodka no início do dia e estava muito embriagado e por isso não conseguiu acordar quando o seu corpo começou a expelir o álcool.

Foi o baterista Keith Moon quem sugeriu o nome Led Zeppelin para eles. 
      

A história de fundo: Em maio de 1966, Moon e o baxista John Entwistle gravaram com Page, John Paul Jones e Jeff Back a faixa instrumental "Beck´s Bolero". A faixa foi muito bem e eles tocaram no assunto, ou seja, na idéia de formar uma banda nova. Moon teria dito que a banda passar por cima de tudo como um Zeppelin de chumbo. Page lembrou da piada anos mais tarde quando formou o Led Zeppelin.

A verdade: Existem divergências sobre quem teria de fato sugerido o nome, pois Entwistle diz ser que foi ele quem sugeriu o nome e não Keith Moon, que apresentou a idéia do "balão de chumbo", que esmagaria tudo, mas a história fez prevalecer a versão de Keith Moon. 

Jimmy Page já foi proprietário da  antiga casa de Aleister Crowley.

A história de fundo: Crowley foi um filosofo e ocultista britânico que se envolveu com a magia negra no início do século XX. Page foi obcecado por ele e acumulou uma enorme coleção de memorabilia. 

A verdade: Page, de fato, comprou a antiga casa de Crowley, em Loch Ness, na Escócia, em 1971, e mais tarde afirmou que foi perseguido - mas não necessariamente por Crowley. "Há dois ou três proprietários antes de Crowley que se mudaram para ela", disse Page para a revista Rolling Stone, em 1975. "Foi também uma igreja  que foi incendiada com a congregação toda dentro dela. Coisas estranhas têm acontecido naquela casa que nada tinham haver com Crowley. As más vibrações já estavam lá. Um Homem foi decapitado lá, e as vezes você pode ouvir a sua cabeça rolar".    

Se você tocar, a faixa Stairway to Heaven ao contrário vai escutar uma mensagem satânica. 

A história de fundo: O televangelista Paul Crouch trouxe essa alegação para o mainstream, em 1982, alegando que, quando tocada pelo avesso "Bustle in your Hedgegrow" seguindo a sintonia do Led Zeppelin a letra diz o seguinte: "Aqui está o meu doce satanás/ Cujo o caminho seria fazer-me triste, cujo o poder é satanás/Ele dará aos que estão com ele o 666/ Ele nos dará ferramentas para nossas cabeças pensarem onde ele nos fez sofrer, triste satanás?

A verdade: A parte de Stairway to Heaven que era semelhante a interpretação de Crouch, quando fosse tocado pelo avesso é apenas uma coincidência bizarra. "Quem na terra jamais haveria pensado em fazer isso?". Robert Plant falou sobre as acusações de satanismo quando o disco é tocado para trás que: "Quando você tem muito tempo disponível em suas mãos, você pode até considerar que as pessoas realmente fariam isso". 



(Por: Andy Greene, publicado no site da Rolling Stone norte americana, clique aqui para conferi-la, em inglês).         





  

















Nenhum comentário:

Postar um comentário