7 de fevereiro de 2012

Rock Memories: O Prazer do Colecionar ao Olhar o seu Acervo




Quando eu comecei a comprar discos e a me dedicar ao rock, heavy metal, soul, blues e jazz nunca parei para pensar que eu poderia me tornar um colecionador, pois, eu comprava discos afim de completar a discografia das minhas bandas e artistas solo favoritos e sempre zelei pelos meus lp´s e cd´s com todo cuidado o tanto que apenas eu os manuseio para evitar acidentes e os famosos constrangimentos decorrentes podendo até mesmo por fim a uma amizade dependendo do caso.

Itens da Minha Coleção de Vinil de Encher os Olhos

Mas enfim quando eu percebi que estava me tornando um colecionador de discos foi lá pela metade da década de 1990 quando o formato compact disc (cd) estava dominando o mercado e o lp estava indo para o "museu" em partes foi bom porque eu pude arrematar pequenos carregamentos de raridades que antes eram apenas um sonho distante mas que finalmente tornram-se realidade, mas como tinha um espaço limitado o cd acabou ganhando de goleada porque o vinil já não cabia mais dentro do meu quarto e ao contrário do "adversário" era no fim das contas relativamente mais barato pela economia do espaço. 


Alguns Itens de Minha Humilde Coleção de Vinil

E além de discos tinha a minha biblioteca que crescia porporcionalmente ao número de discos e como juntos cresciam consideravelmente a cada mês fui obrigado a deixar o vinil de lado e ficar atado aos duros grilhões impostos pelo o novo formato que na verdade é muito superior ao disco de vinil tanto pela qualidade do som e pela durabilidade e resistência pois não corre o risco de ficar inutilizado ao contrário do lp que pode ficar inutilizado por qualquer risco além da qualidade sonora que é inferior, mas este formato também tem os seus encantos como por exemplo a capa grande que possibilita a apreciação dos minimos detalhes da arte grafica, os chiados entre outros.


Mais Itens da Minha Coleção de Vinil Box Set do Slayer

Mas independente do formato e de seus encantos o prazer de ser colecionador e ter uma imensa quantidade de discos na prateleira para admirar e relembrar o passado e poder contar aos que estão do seu lado a saga em busca dos discos preferidos, tem uma outra parte fundamental as lojas de discos que a cada dia, mês e ano estão cada vez mais escassas e para aqueles que pensam o acervo de um "colecionador" é um hard drive (hd) e o espaço de intereção social é atrás de uma telinha de computador no MSN ou no chats da vidas balbuciando siglas que mal se entende, é que nestes espaços formavam-se não forjavam-se grandes amizades que não ficam restritos aquele espaço era aquele lance de freqüentar a casa dos amigos para ouvir discos, ou mesmo trocar discos, gravações e admirar a coleção dos amigos e também ouvir as histórias deles de como fizeram para adquir suas preciosidades.


Outro Item o Box do AC/DC 180 grms


É isso que falta nos tempo atuais pois eu não recrimino a atual forma de se consumir música já que ela  só é reflexo de uma sociedade cada vez mais apática, infantilizada e imediatista que mostra-se equivocada demais em relação ao que é ser moderno e acaba ignorando parte importante da vida que esta contida nos relacionamentos interpessoais que foram substituidos por redes sociais e outros aplicativos como os Soulseek, Kazaa, DC++ e Naspter onde as pessoas se escondem atrás de nomes ficticios para disparar ofenças raciais contra os outros o que por sinal é outro grave sintoma da sociedade atual.



Fechando a Minha Coleção a Segunda Parte do Box dos Rolling Stones (Vinil)


Bom eu vou ficando por aqui ao som de Wheels Of Confusion do Black Sabbath e enquanto isso vou admirando a minha coleção mexendo e remexendo nos meus discos folhando os encartes atrás de de informações lendo e relendo para mais tarde arriscar umas palavras em uma resenha para o blog ou apenas ler para me entreter enquanto escuto essa pérola do heavy metal que marcou época e ainda encanta gerações que prestam seu tributo e lealdade a uma das bandas mais importantes do cenário mundial e tenho certeza que boa parte dos colecionadores apesar de não o terem como um de seus preferidos pelo menos o repeitam devidamente e aqueles que como eu tem o álbum simplesmente sabem do seu valor e ao olharem para sua coleção sabem muito bem a razão de ser deste texto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário