6 de fevereiro de 2012

Critica do Livro: Heavy Metal A História Completa (2010)


Originamente publicado em 2003 pelo autor Ian Christe a obra se propõe a contar a história do estilo nos seus minimos detalhes, começando pelo Black Sabbath mas o defeito aparece ao negar outros percusores como o Blue Cheer, e outro fator importante do livro que ele descreve o desenvolvimento do estilo, ou seja, o período de transição liderado pelo Judas Priest que rompe cacoetes setentistas e passa a ser heavy metal criando as bases para a década seguinte onde surgiram subgêneros como power metal, speed metal e thrash metal. 



O livro ainda traça as dificuldades do estilo na década de 1980 frente a  imprensa que demorou a entender as mudanças que aconteciam a olhos nús e não se fazia de rogada ao atacar pejorativamente as bandas e além disso quando o estilo já caíra em definitivo nas graças do público jovem sofria um golpe duro com a criação do PMRC (capitaneado por Tiper Gore esposa do politico Al Gore) movimento este que visava por termo ao estilo mas que no máximo conseguiu criar um selo informativo sobre o conteúdo das letras. 

Mas um dos grandes erros foi o misero destaque dado ao NWOBHM que foi a mola propulsora do estilo onde figuramvam bandas importantes que ajudaram a definir o estilo como o Motörhead, Judas Priest e outras bandas como Iron Maiden (o maior expoente do estilo que junto com o Judas Priest levantaram as bandeira do heavy metal pelo ocidente) Saxon, Blitzkrieg, Angel Witch e Diamond Head que fizeram história e influênciaram bandas como o Metallica que junto com o Slayer, Anthrax e Megadeth que são os maiores expoentes do thrash metal na década de 1980.    

E lista de  pecados continua o autor quando elege o Metallica como protagonista para contar a história "completa" do heavy metal que não se resume apenas aos EUA o estilo estende-se também ao velho continente que revelou inúmeras bandas de grande importância que continuam até hoje na ativa como Grave Digger, Rage, Sodom, Kreator, Kreator e Destruction somente na Alemanha, pois é justamente ai que reside a importância da NWOBHM, pois, ela não foi um movimento fechado em si prórprio, enfim tomou um corpo e expraiou-se pela Europa e invadiu os EUA na seqüência considerado um mercado de alto consumo para as bandas européias que visavam alcançar outro patamar em suas carreiras.

Este livro pode ser considerado a história talvez completa do heavy metal nos EUA, pois, considero o grande tropeço do livro, por generalista ao máximo, por ele embasa o contexto norte americano, pois, sempre existiu uma cena européia independente da cena norte americana, pois, devemos nos lembrar que muitas bandas nunca atingiram o tão sonhado e disputado mercado da terra do Tio Sam.

Outro pecado capital do livro reside no fato de não haver uma critica mais aprofundada a cena musical que a indústria inaugurou (com o fim da popularidade conquistada pelo heavy metal e o surgimento meteorico do grunge que não durou nem meia década) pois o que se seguiu até o fim da década de 1990 foram modinhas tendenciosas visando um rápido lucro (destinado a engordar receitas) e sem se dar conta os "grandes" empresários da showbusiness abriram o caminho velado para a crise sem precedentes que se instalaria no universo da música num futuro não obstante e outro ponto negativo que o livro não aborda são os avanços tecnológicos que possibilitaram o desenvolvemento do estilo.

A obra ainda trás excelentes histórias de backstage como o King Diamond contando a trajetória do Mercyful Fate até sua chegada aos palcos norte americanos e conquista dos fãs e os perrengues vividos na estrada onde muitas vezes tivera de optar por um maço de cigarros ou um hamburger e outra história interessante que marca o livro é a atitude de Jon Zazula que com três mil dólares emprestados junto a irmã fundou a Megaforce Records no seu quarto e lançou o Metallica (que pouco tempo depois foi contratado pela Elektra), e também lançou outras pérolas do Thrash Metal como o Overkill, Testament e o Anthrax além disso também licenciou a banda britânica Raven um dos grandes expõentes do NWOBHM.

Enfim uma boa obra destinada ao mercado norte-americano que foi tardiamente publicada no Brasil o que evidencia uma certa fragilidade do mercado editorial brasileiro que se restringe ao lançamento de biografias dos astros da música internacional e que muitas vezes ficam escondidos do público que senão lê não por falta de vontade mas pelos preços abusivos que chegam a custar os livros no país onde a maioria da população recebe no máximo um pouco mais de um salário minimo e outro ponto negativo que tem que ser ressaltado aqui são os graves erros de português que não ficam restritos as palavras mas principalmente de concordância verbal o que atrapalha a leitura chegando a causar descoforto fica uma dica para Editora Arx resposável pelo lançamento da obra.

Nota: 7,5



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