14 de janeiro de 2014

Resenha de Livro: A História não Contada do Motörhead de Joel McIver


Joel McIver é um jornalista e escritor britânico, que escreve algumas matérias para as revistas britânicas como a Metal Hammer, Kerrang, Classic Rock entre outros, porém os seus méritos advém pelo fato de ter escrito biografias de bandas como: O Metallica de quem escreveu a aclamada Justice For All: The Truth About Metallica, que tornou-se um best seller, ou seja, o seu livro mais conhecido, o cartão de visitas. Além deste escreveu sobre bandas e entre elas estão outras duas mega bandas o Slayer e o Black Sabbath cujas biografias foram lançadas por aqui, mas não para por ai, pois escreveu sobre Slipknot, Sex Pistols, Queens of the Stone Age e mais uma miríade de bandas e que não tem edição brasileira. 


Publicado originalmente em 2011, o livro, A História não Contada do Motörhead, que na verdade é uma biografia e segundo o autor é uma complementação da autobiografia do Lemmy Kilminster intitulada White Line Fever e neste livro o vocalista e baixista do Motörhead não foca em nenhuma das bandas e conta a história, ele conta a história da vida dele na estrada. Só que neste livro conta-se a história do Motörhead segundo o autor sem mentiras, disfarces e retoques. O livro ganhou edição nacional em 2013 e foi publicado pela Edições Ideal e a tradução da obra foi feita por Renato Puppi Munhoz. O prefácio foi escrito por outra lenda da música pesada o ex-baixista do Trapeze e do Deep Purple, Glenn Hughes.  

Joel McIver tem razão quando disse que o Motörhead foi alçado a condição de lenda muito cedo, pois ainda hoje continua servindo com destaque no front do rock e nos últimos anos tem mantido-se em evidência oscilando entre bons e ótimos álbuns cujo último é o Aftershock (2013). O livro conta a trajetória de Lemmy desde a infância caminhando pelo cenário britânico da época até a formação do Motörhead e daí em diante conta toda a trajetória desde a formação clássica e gravação do primeiro álbum até a formação recente durante o período de lançamento da obra. 

O livro é dividido cronologicamente para ficar mais fácil para o leitor compreender cada fase e cada formação, pois apesar de resumir quase quatro década de história em apenas duzentos e cinquenta e três páginas, Joel McIver centrou sua pesquisa naquilo que realmente é relevante disponibilizando informações e detalhes que você não encontra em revistinhas e muito menos em wikipédias da vida. No final do livro, você encontrar páginas e mais páginas com fotos e a discografia da banda. 

Para quem é fã da banda é obrigatória, pois trata-se de informação sobre a sua banda favorita e o mesmo vale para quem não é fã porque afinal de contas conhecimento nunca é demais e se você pensa assim não pense duas vezes e vá atrás, pois trata-se de um trabalho honesto sem exageros entre outros. 
  








  







  




Nenhum comentário:

Postar um comentário