14 de janeiro de 2014

Piores discos do Rock: Judas Priest - Demolition (2001)


Depois da saída de Rob Halford na década de 1990, após a turnê de promoção do álbum Painkiller e assim o Judas Priest entra em período de hibernação para arrumar a casa. Em 1997, a banda reaparece munida de um jovem vocalista chamado Tim "The Reaper" Owens, que tocou numa banda cover de Judas Priest, mas até ai tudo bem só que o que causou espanto é que ele conseguia reproduzir a voz de Halford com todos os detalhes e isso ficou claro nos shows que a banda e no álbum que lançaram intitulado Demolition. 



A verdade é que a entrada de Owens deu novo fôlego ao Judas Priest que inclusive deu uma incrementada no som e ao invés de se dedicar a fazer apenas heavy metal tradicional, a banda mudou a tonalidade do som e se alinhou com o peso do thrash metal, mas não sem levar uma bela saraivada de criticas e elogios também, enfim algo como sombra e luz. A banda em 1998, lançou o primeiro ao vivo intitulado Meltdown Live´98 onde pode ser conferido essa fase. 

O Judas Priest seguiu o seu caminho tentando se desvincular do passado de fama e principalmente da sombra de Rob Halford. O segundo álbum seria justamente uma continuação do anterior, mas só que o que não se esperava numa banda como o Judas Priest é que alguns modernismos fossem levados a prática e elementos eletrônicos foram adicionados e depois do seu lançamento que aconteceu em julho de 2001. A produção foi capitaneada pelo guitarrista Glenn Typton, mas acabou recebendo uma mãozinha de Tsangarides em algumas faixas.


A recepção é lógico que não foi das melhores e tanto a crítica quanto o público caíram de pau em cima e os problemas não tardaram para começar e da parte do público o que parecia antes um clima de festa e aceitação se transformou em ressentimento e duras críticas para o vocalista porque ele não era Rob Halford era apenas um imitador barato e que deveria dar o fora, pois ele levou a culpa toda porque a banda resolveu tentar mudar o som. 

O que salva de Demolition de ser um completo fracasso, ou seja, um lixo completo é que no meio dessa balbúrdia sonora existem faixas como "Hell is Home" que é uma balada pesada no estilo tradicional da banda com guitarras super distorcidas e que tenta recriar uma versão mais moderna para "Beyond the Realms of Death", mas fracassou miseravelmente e "Man Machine" um heavy tradicional bem no estilo da banda e ajuda a melhorar ligeiramente a aparência desastrosa do álbum cuja inspiração parece que saiu correndo de medo da mente dos músicos.  


As mudanças mal sucedidas não se restringiram a sonoridade apenas e inclusive o logo e as capas também mudaram, ou seja, a banda indicava que estava caminhando em outra direção pensando no futuro e nas surpresas, mas pelo visto não foram longe, porém ainda continuaram tocando com a mesma formação por um alguns poucos anos e nesse ínterim lançaram o outro álbum ao vivo intitulado Live in London (2003), para tentar encobrir a decepção de Demolition, que por sinal é muito bom e mostra que Owens é realmente um bom vocalista, mas que na verdade o certo seria estar numa banda cover. 

Os problemas e a insatisfação do público falavam muito alto, pois queriam a todo e qualquer custo uma reunião com Halford, que estava com o álbum Ressurection (2001) e o mesmo superava de longe o que sua ex-banda havia entregue aos fãs nos últimos quatro anos e como o vocalista resolveu ceder e finalmente se confirmou a reunião que dois anos mais tarde resultaria no álbum Angel of Retribution e então chegava ao fim a aventura de Owens no Judas Priest cujo saldo não foi brilhante, mas foi vitorioso e deu-lhe credibilidade e tanto é que logo depois que saiu para o Iced Earth e lhe permitiu desfrutar de um futuro cheio de possibilidades e sucessos, porém já do outro lado a história fica para um outra hora e enquanto essa hora não chega vá ouvir o disco e tire as suas conclusões sobre ele e pense se ele é mesmo digno de estar nesse quadro. 

Lista de músicas: 

01 Man Machine 
02 One on One 
03 Hell is Home 
04 Jekyll and Hyde 
05 Close to You 
06 Devil Digger 
07 Bloodsuckers 
08 In Between 
09 Feed on Me 
10 Subterfuge 
11 Lost and Found 
12 Cyberface 
13 Metal Messiah 



    






Nenhum comentário:

Postar um comentário