4 de novembro de 2012

Classic Southern: Lynyrd Skynyrd - Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd (1973)



No ano de 1964, no sul dos Estados Unidos da América, na cidade de Jacksonville, Estado da Flórida um grupo de amigos estava prestes a realizar seus sonhos, o primeiro estava a caminho que era formar uma banda e os passos seguintes seriam dados em conquistar a fama, pois eles queriam ser uma espécie de Rolling Stones já que eram adeptos das bandas inglesas que literalmente invadiram a América nessa época. Então os amigos Ronnie Van Zant (vocais) e Robert Burns (bateria) que se juntaram ao guitarrista Gary Rossington que acabou sugerir o baixista Larry Junstrom e depois para completar a banda e o equipamento, pois os caras não tinham amplificadores e quem os tinha era o segundo guitarrista Allen Collins que acabou juntando-se ao grupo. 


E nos primeiros ensaios, na casa do baterista, os caras começaram a tocar músicas de bandas como: Rolling Stones, Cream, The Yardbyrds (bandas da invasão britânica lembram-se) e mais alguns clássicos do blues. Talvez a esta tenha sido uma das bandas que mais teve nomes, pois o primeiro foi My Backyard e depois atendeu por Noble Five, Wild Cats, Sons of Satan, Conqueror Worm, Pretty Ones e One Percent. O nome Lynyrd Skynyrd surgiu pouco tempo depois, durante um show, o vocalista Ronnie Van Zant anunciou o nome de Leonard Skinner (que era um professor de educação física deles e viva suspendendo-os por causa dos cabelos cumpridos), e como todos já conheciam a ilustre figura aprovaram de imediato, mas as vogais foram trocadas pelo "Y" para proteger a identidade do homenageado e também para evitar maiores problemas. 

O Lynyrd Skynyrd ensaiava o seu set list num barracão de zinco e madeira, e o lugar além de ser apertado era quente pra caramba e nem precisa dizer porque, não é verdade? E por isso ganhou o apelido de "Hell House" e o repertório inicial era calcado no blues, country e hard rock e além das músicas próprias que começaram a surgir espontaneamente, os covers que eles tocavam de Creedence Clearwater Revival e Cream. Pouco tempo depois já gozavam de certa reputação no cenário local e quando menos esperavam já estavam na estrada em turnê com a banda Strawberry Alarm Cock e se estabelece no sul entre os Estados da Flórida, Tennessee, Georgia e Alabama e ainda a banda registrou a entrada dos roadies Dean Kilpatrick e Kevin Elson. 




Já quase no fim da década de 1960, a banda conseguiu gravar o primeiro single com as faixas "Need All My Friends" em Shade Three que na verdade é sobre o local de origem da banda e no lado b constava a faixa "Michele" que musicalmente falando trazia impresso em si todas as características sonoras que o grupo tomaria na próxima década. Em 1970, o Lynyrd Skynyrd já não era nenhuma novidade, pois os caras já somavam cinco anos de estrada e já tinham material lançado e faltava a eles um empresário cuja função ficou a cargo de Alan Walden (irmão do vice presidente da gravadora Capricorn Records) e mais uma vez a banda entrou em estúdio, mas desta era para gravar um demo no Qvincy Studios, em Muscle Shoals, no Alabama e foi ai que surgiu a primeira versão da mega balada "Free Bird" e de mais outros clássicos e o trabalho só foi ficar pronto em 1971, na primavera. 

No ano seguinte a banda passou a contar com o baixista Leo Wilkeson e as demais demos para as faixas foram produzidas por Jimmy Johnson e Tim Smith e novos integrantes como o tecladista Billy Powell (que inicialmente atuava como roadie) junta-se a banda. O estilo adotado pelo grupo era o Southern Rock que inclusive estava em alta naquele momento e tinha nos grupos como Allman Brothers Band, Marshall Tucker Band, Little Feat os seus grandes representantes e também estava em voga o Blues Rock e por sua vez os grandes expoentes eram os britânicos do Led Zeppelin e o Free está ultima uma das maiores influências por causa de Paul Rodgers no caso de Van Zant que era o vocalista e no caso Rossington por ser guitarrista tinha como influência Paul Kossoff. 

Nessa mesma época o Lynyrd Skynyrd volta para a sua cidade natal, Jacksonville e posteriormente finca raízes na cidade de Atlanta e passou a apresentar-se regularmente no Funnochio's considerado um bar barra pesada, ou seja, o lugar mais perigoso da cidade e isso serviu para ajudar a construir a imagem dos caras como pessoas beberronas, briguentas e mal encaradas, mas mal sabiam os detratores que a vida do pessoal havia mudado, pois os casamentos começaram acontecer e Ronnie Van Zant partia para o seu segundo casamento e o guitarrista Allen Collins subia ao altar para assumir o seu.


O músico, compositor e produtor Al Kooper na época havia acabado de se desligar do Blood, Sweet & Tears, tinha acabado de criar o seu próprio selo, o Sounds of the South e tinha acordo de distribuição com a MCA Records e quando ele estava em turnê contando com o suporte do Badfinger, faz tudo assistiu a uma apresentação do Lynyrd Skynyrd e pelo fato de ter gostado muito do que viu e como percebeu que os caras cheiravam a sucesso, não perdeu tempo e já ofereceu um contrato para a banda que também viu a grande oportunidade de alçar vôos maiores e não desperdiçou a oportunidade e assinou o contrato.

Com tudo em cima, o próximo passo era muito simples, ou seja, agendar a gravação do primeiro álbum e logo e de março ao primeiro dia de maio trabalharam incansavelmente nas gravações do primeiro registro, no Studio One, em Doraville. Mais mudanças acometeram a banda, mas desta vez rolaram durante o processo de composição e gravação do álbum e assim o baixista Leo Wilkenson deixa a banda (e retorna apenas após o fim das gravações) e quem ocupa o seu lugar é o guitarrista Ed King que durante as gravações assumiu o baixo completando o restante das gravações. As composições do álbum foram assinadas por Ronnie Van Zant, Gary Rossington, Allen Collins, Ed King (recém contratado também deixou as suas marcas) e Al Kooper que além de produzir o álbum também deu suas contribuições em parceria com o grupo. E um dos fatores principais do álbum, as letras foram escritas pelo líder Ronnie Van Zant abordam temas como religião como: pecado e salvação, fé e liberdade, a segurança de um lar que indicam que estes temas seriam a busca de Ronnie durante a sua vida, mas que ele nunca resolveu porque possivelmente sabia que não teria essas respostas e por isso elas aparecem apresentando algumas contradições, mas não tiram o mérito do trabalho e podem servir para ajudar outras pessoas.  

A melhor parte do álbum no caso as faixas eram perfeita mistura do country, blues e do hard rock e esta fusão deu origem a um som poderoso, forte e encorpado. Logo na abertura com a faixa "I Ain't the One" já fica claro o poder de fogo dos sulistas cujo som é totalmente calcado nas guitarras e nos potentes vocais de Ronnie Van Zant que canta como um vocalista de blues. A primeira balada vem com "Tuesday's Gone" e além de produzir e colaborar compondo material, o produtor Al Kooper também tocou o melotron, o baixo e a harmônica e na bateria quem conduziu foi Robert Nix, e faixa em si é bem melodiosa daquelas para dançar coladinho com a namorada, ou apenas para namorar.  


  

Na terceira faixa do lado A, "Gimme Three Steps" a banda volta ao hard com força total e a percussão tem a participação de Bobby e Hall e os outros destaques mais uma vez ficam para as guitarras de Rossington e Collins e para as linhas de bateria de Burns também que fez um excelente trabalho que pode ser conferido em todo o álbum. Encerrando a primeira parte desta obra prima vem à segunda balada "Simple Man" que mais uma vez contou a participação de Al Kooper que agora atacava de organista e por sinal mandou muito bem assim como Ronnie Van Zant que se mostrou um excelente vocalista cantando desde a melodia mais tranqüila e romântica até a mais pesada sem deixar-se cair em momento algum e ponto alto mais uma vez concentra-se nos solos inspiradíssimos de Rossington que fez praticamente todos os solos do álbum. Abrindo o lado B, vem a pedrada maliciosa de "Things Goin' On" um tipo country aliado ao blues bem forte com excelentes linhas de piano do tecladista Billy Powell e os riffs certeiros de Rossington e Collins fazem a diferença e a interpretação de Van Zant mais uma vez surpreende e o baixo de Ed King também faz bem a diferença e trás uma boa dose de groove, pois ai está mais uma excelente canção. 

Em Mississipi Kid uma canção acústica cujo bumbo e o mandolin são tocados por Al Kooper são bons diferenciais e solo de guitarra foi tocado por Ed King e o entrelaçamento entre o elétrico e acústico ficou perfeito, pois nada saiu do lugar e a harmônica foi tocada por Steve Katz. Outra daquelas arrasa quarteirão é a "Poison Whiskey" baseada em excelentes riffs e solos fazem toda a diferença e mostram como uma banda sulista pode ser pesada para o descrédito dos detratores e as linhas de piano completam a festa dessa faixa. A faixa que encerra o álbum lembra o Led Zeppelin, pois os caras naquele momento já tinham lançado a maior balada da história Stairway to Heaven e seguindo esse modelo, o Lynyrd Skynyrd apresenta "Free Bird" e aqui os créditos vão para todo o conjunto, pois o começo lento bem melódico que precede o momento speed cujo solo furioso é um dos maiores da história protagonizado por Collins e a slide guitar fumegante de Rossington também falou bem alto e mais uma vez Al Kooper volta à cena tocando o melotron em uma das mais belas canções do rock em todos os tempos e o maior hit do grupo também encerram este magum opus.

Intitulado "Pronounced Leh-Nérd Skin-Nérd" o primeiro álbum do Lynyrd Skynyrd chegou às prateleiras em agosto de 1973, cuja capa é uma fotografia tirada por Thomas Hill na rua principal da cidade, de Jonesboro, na Georgia e trás parte dos integrantes da banda sentada e a outra parte dos integrantes em pé e este cenário coincidentemente foi utilizado anos mais tarde nas filmagens do filme "Smokey and the Bandit" onde os atores Burt Reynolds e Jerry Reed carregavam as cervejas Coors quatro anos depois e foi sucesso imediato e nos charts da Billboard figurou na 27º posição e dessa maneira os sonhos daqueles garotos começava a se tornar realidade e a confirmação da popularidade veio com o certificado de platina dupla e assim começava a estrada para os sulistas que ainda tinham muito para mostrar até o acidente derradeiro que colocaria termo a esse fase brilhante e clássica, cujo início mostrava que o sul tinha a capacidade de produzir os seus representantes que mostravam o novo sul que florescia (mas que ainda mantinha os resquícios de seu passado). 

Faixas: 

A1. I Ain't the One 
A2. Tuesday's Gone 
A3. Gimme Three Steps
A4. Simple Man

B1. Things Goin' On 
B2. Mississippi Kid 
B3. Poison Whiskey 
B4. Free Bird 








Nenhum comentário:

Postar um comentário