3 de junho de 2014

Álbuns Clássicos: Blue Cheer - Vincebus Eruption (1968)


O Blue Cheer foi uma banda de curta duração, mas que durante sua existência influenciou um sem número de bandas inclusive o Black Sabbath que vira a lume poucos anos depois. Aos norte americanos é atribuído o título de criadores do heavy metal, pois o som pesado com guitarras distorcidas, bateria e baixo igualmente pesados seriam pelo menos as bases fundadoras do gênero que criaria raízes profundas no cenário alastrando-se pelas décadas subsequentes.



No ano de 1967, Eric Albronda e seu camarada Jerry Russel deram origem ao Blue Cheer ávidos de participar no cenário de San Francisco que na época vivia o começo, o auge do psicodélico cujos maiores representantes da cena local eram ninguém mais nem menos do que Grateful Dead e Jefferson Airplane. A dupla juntou-se a Dickie Peterson e caíram na estrada e foram parar em San Francisco, Califórnia. Com o tempo o grupo foi se ambientando no cenário e começou a circular pelos picos quentes daquela área e foram curtir uma noitada de rock n roll no Festival Pop de Monterrey, e depois de ver Hendrix demolindo tudo com sua guitarra mágica decidiram ser um power trio.


Ai começaram as operações de mudança na banda e o primeiro a cair fora foi Albronda um dos fundadores e no seu lugar entrou Paul Whaley, porém o ex-integrante não debandou totalmente com a mudança ele passou para o posto de produtor. O grupo ainda dispensou Hamaka e Badejo, e Jerre Peterson como não aprovou essa brusca mudança porque não se sentia a vontade sem os seus companheiros também pós o pé estrada. Finalmente a banda era um power trio cuja formação estabilizou-se com Dickie Peterson no baixo e vocais, Leigh Stephens na guitarra e na bateria Paul Whaley.

O som dos caras é baita de um blues pesado com guitarras distorcidas e cheia de feedback seguido de uma cozinha matadora e não menos pesada acompanha dos vocais crus de Peterson e pronto estava a caminho o heavy metal, ou seja, a inspiração para os demais seguirem no futuro. Contratados pela Philips, o power trio entrou em estúdio para gravar o seu primeiro álbum e mostrar para o mundo do que eles eram capazes de fazer com uma guitarra, um baixo, uma bateira e um microfone. A explosão sonora do Blue Cheer remete diretamente aqueles pubs enfumaçados com caras de cabelos cumpridos com a cabeça cheia de lsd, baseados, anfetaminas e caindo de bêbados pelos cantos.


Vincebus Eruption apesar de ser álbum pequeno, ou seja, resumido a seis faixas é verdadeiro show de demolição sonora, mas as faixas que integram o pacote este pacote altamente chapado e desgovernado metade covers como “Summertime Blues” de Eddie Cocham cuja versão é melhor que a original e até o presente momento apareceu uma roupagem tão selvagem quanto esta. Na sequência vem “Rock me Baby” outro cover, porém com uma roupagem cadenciada e ainda assim super pesada e atormentadora. Apesar de ser composto de metade covers a banda também sabia compor e Dickie Peterson assinou três faixas nesta pequena grande obra e a primeira delas é “Doctor Please” um arregaço sonoro de quase oito minutos de duração onde as guitarras de Whaley soltam faíscas, labaredas incendiárias onde a banda caminha pelas estradas tortuosas do LSD.

Em “Out of Focus” outra composição assinada por Peterson, o trio caprichou no groove seguindo a trilha de um riff inteligente e pesadíssimo. O último cover é “Parchman Farm” é transmutação do blues num monstro de vida própria como se fosse uma síntese e de fato era uma que estava bem diante dos olhos e ouvidos de quem quisesse e pudesse de fato ver entender o que estava acontecendo naqueles dias. Fechando a bolacha entra em cena “Second Time Around” vem com tudo através de guitarras distorcidas e o característico peso e os vocais profundos e cortantes de Peterson.  A recepção por parte dos fãs e a música eleita para ser o sucesso foi “Summertime Blues” que disparou na Billboard alcançando a 14º posição enquanto o álbum por sua vez atingiu em cheio a nada tímida 11º também nos charts da Billboard, a produção foi assinada por Abe “Voco” Kesh.  O grupo continuou causando erupções quentíssimas por onde passou e no mesmo ano ainda lançou Outsideinside, que já apresentava uma ligeira queda em relação ao predecessor e infelizmente essa queda se acentuaria nos demais álbuns até finalmente encerrar as suas atividades na década seguinte, porém se você ainda não conhece pode correr atrás deste clássico porque ele é indispensável para você entender o heavy metal e se estas palavras forem pouco leia o cartaz abaixo, pois ali tens um resumo fiel do que é o disco.

Lista de músicas: 

01 Summertime Blues 
02 Rock me Baby 
03 Doctor Please 
04 Out of Focus 
05 Parchment Farm 
06 Second Time Around

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário