24 de março de 2014

Tinha uma miríade de discos pelo caminho: O recomeço de uma saga insana pelo mundo encantado do vinil


Este texto estava demasiado louquinho para sair do forno da minha usina de ideias, o cérebro. Já faz tempo que queria escrever sobre o meu recomeço na terra mágica dos discos de vinil, mas nunca encontrei um tempo para sentar refletir e pelo esquadrinhar o arcabouço do texto para depois decidir o que contar e o que não contar para você leitor. Finalmente ontem e hoje pude sentar para escrever o texto e agora ele está aqui pronto para a publicação para entrar nas mentes e convidá-los a penetrar neste mundo misterioso mágico dos discos de vinil.


Em 2011 depois de muito pesquisar e refletir sobre uma possível volta ao preto resolvi dar uma chance nova e recomeçar a minha saga. Comecei comprando um aparelho legal da ION, o Profile LP, o bicho é bom funciona acoplado ao meu micro system e tem um som legal para ouvir bem, mas se eu pudesse ter um equipamento apropriado não pensaria duas vezes em adquiri-lo. Comprar discos não foi uma necessidade urgente de começo, pois em primeiro lugar eu tinha que repassar os meus antigos discos para saber o real estado deles e numa tarde e metade de uma noite fiz tudo e para a minha decepção de sessenta discos fiquei apenas com vinte. 

Apesar da chatreação inicial pela perda maciça de títulos por riscos e outros problemas passei a pensar em readquirir essa galera e os dias de hoje são extremamente propícios para essas compras. Num passado não muito distante coisa de vinte e poucos anos atrás no começo da década de 1990 era muito difícil conseguir os discos de algumas bandas das décadas de 1960, 1970 e 1980. Os discos da década de 1990 você os encontrava aos montes desde o grunge até as bandas de metal que hoje são clássicos, medalhões do gênero.

Para mim essa volta significa pode comprar os discos de minhas bandas favoritas e no caso falo de Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin e mais algumas que hoje estão saíndo da obscuridade como é o caso Sir Lord Baltimore. Eu moro em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo e aqui é difícil achar discos de vinil a não ser que você recorra a Livraria Cultura e tenha uma carteira bem recheada para pagar os altos preços que eles colocam nos discos deles.

Como não temos uma loja especializada em discos de vinil e a que tem pratica preços irracionais, o jeito é recorrer a internet ao Mercado Livre, as lojas virtuais e foi numas dessas andaças pela rede de acabei descobrindo uma loja paulistana que vende os discos a preços honestos e desde setembro de 2013 até janeiro de 2014 comprei lá o Paranoid e o Master of Reality, do Black Sabbath, do Motörhead foi o Ace of Spades, do Hawkwind foi o primeiro, do Jimi Hendrix mandei vir o Are You Experience?, do Sir Lord Baltimore que corresponde a compra de estreia mandei vir o Kingdom Come, que eu desejava desde de 1988. 

Sinceramente, eu gostei de comprar os lp´s importados e na Livraria Cultura que chamei de careiros merece uma ressalva, pois no ano passado eles abriram uma filial aqui num shopping center também novo e que acabará de abrir e os discos de vinil tinham no início preços atrativos e de lá abracrei Wheels of Fire, do Cream que me custou cento e dez reais, também peguei o Aftermath dos Rolling Stones a versão britânica por oitenta reais e também peguei por esse mesmo preço o Music From the Big Pink da The Band e com os preços ficaram caros demais e a grana ao mesmo tempo voltou a encurtar voltei a me refugiar nos cds para poder ouvir música. 

Abril guarda muitas promessas e surpresas para aquisições de uma série de álbuns que considero fundamentais para mim. Nesses quase trinta anos como ouvinte de rock vi uma série de bandas que ficaram esquecidas, mas cujo legado pelo menos possui um disco clássico que sobreviveu ao teste do tempo e hoje encanta uma série de pessoas. Hoje as novas prensagens já contemplam essas bandas e permitem a aquisição e é ai que eu vou buscar os meus favoritos para engrossar as fileiras de minhas prateleiras. 


Finalizando, eu recomendo: Pessoal pesquisem muito antes de fechar um negócio porque existem uma série de lojas que vendem de usados a novos, mas o mais importantes os novos chegam a custar mais barato dependendo da mão de onde sai esse disco. Comprem seus aparelhos, montem, remontem as vossas coleções e vamos a caça deles, pois o show não pode parar ele deve continuar a resisitir e por isso boa sorte e boa caçada porque a minha eu já comecei.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário