20 de dezembro de 2012

Rock News: 10 álbuns de pop que mexeram comigo em 2012


Durante estes anos, o meu gosto musical pessoal mudou um pouco, mas eu não sei se posso atribuir isso ao fato de estar com trinta e sete anos hoje ou apenas por gostar de música (boa), pois desde o ano passado eu venho comprando alguns álbuns de música pop e venho me surpreendendo desde então, porque eu descobri não sei tardiamente, que os álbuns supérfluos, ou seja descartáveis não pertencem apenas ao pop, o heavy metal e os demais gêneros também possuem material mais comercial cujas tais modas que eles promovem são efêmeras e em três meses ninguém mais se lembra. 


Considerando o ano de 2011, que foi extraordinário em relação aos excelentes lançamentos que invadiram as prateleiras das lojas e neste ano que daqui alguns se encerrá abrindo as portas para o próximo, a coisa foi melhor ainda, pois além dos retornos tão aguardados também tivemos grandes estreias e no caso da música pop eu fui pego de surpresa e não resisti e sucumbi mais uma vez aos grandes trabalhos lançados em 2012. Por isso eu fiz uma lista que eu gostaria de dividir com vocês leitores, mas lembrem-se ela se baseia no meu gosto pessoal  e é algo muito particular. 

Espero que vocês gostem e quem sabe vocês resolvam procurá-los, pois para a música não existem fronteiras e as pessoas tem liberdade de escolha e isso significa que ninguém precisa se atar aos duros grilhões da mesmice. Agora apertem os cintos e relaxem nas suas poltronas e vamos pegar uma carona neste trem. 

   
Eu sou fã declarado de soul, jazz, funk e rock nem é preciso dizer basta olhar o nome com o qual eu batizei o blog. O Menaham Street Band conseguiu se superar neste álbum e mandou muito bem na sua proposta cuja sonoridade passeia pelos estilos já citados aqui. É totalmente indicado aqueles que se amarram num som retrô, enfim é pura diversão e uma faixa das boas é a "lights out" que ganhou um vídeo clipe. 


Esse é outro álbum que me fez a cabeça este ano e não saiu do meu toca discos e do meu iPhone. Essa parceria foi muito feliz ao fazer um álbum como "Look Around the Corner", pois aqui a dupla mandou muito bem fazendo um mix de música latina, jazz e soul e sem contar que essa Alice Russel é uma excelente cantora. Destacar uma faixa é uma tarefa impossível e  igualmente desnecessária, pois todas andam no mesmo patamar. 


Esse malucão já tem mais de quatro década de estrada e uma larga experiência em estúdio e muitos álbuns excelentes na sua bagagem e neste ano lançou um álbum incrível, pois o pop e o jazz caminham a passos largos e se entrelaçam como unha e carne e por isso fica impossível ao menos tentar ignora-lo, se você ainda não conhece procure você não irá se arrepender. 


Uma excelente estréia e também uma grande revelação e o álbum é digno de estar em qualquer lista e pouco importa a posição que ele figure. Aqui o soul e o pop mandam altas melodias e nos transportam sem frescuras para os anos 60 e 70 e mostrando que este gênero está mais vivo e fértil do que nunca e por isso para quem é chegado vai soar como um suave deleite. 


Quem gosta de blues ainda mais aquele praticado nas décadas de 50 e 60 irá as nuvens com este álbum. Eu gostei tanto que todos os dias eu dou uma ouvida e já até encomendei uma cópia para mim junto ao amazon.com, pois está uma boa pedida para animar o seu final de ano. 


Este álbum eu ainda não comprei, mas peguei-o emprestado junto a uma amiga minha que gosta de White Stripes, aliás banda que eu nunca gostei porque nunca vi nada de especial e por ser pressionado resolvi ouvi-lo e depois de três ouvindo com afinco acabei gostando e hoje estudo compra-lo e o fato dele estar aqui é pelo rock n roll bem legal que ele apresenta. 


O Brasil sempre foi uma campo fértil quando o assunto é musica, pois devido a nossa formação multi racial o liquidificador sempre que foi acionado nos devolveu gênios da música que sempre souberam trilhar os caminhos de gênio ousando misturando estilos sem medo ou preconceito e abusando as letras inteligentes e aqui está um desses grupos. 


Indie rock mais neo soul resultaram aqui num excelente trabalho, pois o velho e o novo mantém-se em perfeito equilíbrio e ultrapassam os lugares comuns, pois ai está um disco que transcendeu as barreiras da mesmice e pode ser um daqueles discos para toda a vida, para aqueles que tem a cabeça aberta. 


A trinca: "Flesh and Bone", "Runaways" e "The Way It Was" mostram que o The Killers não está para brincadeiras e este álbum é um dos mais legais deste ano pelas faixas bem encaixadas e inteligentes e fica difícil depois de ouvi-lo pela primeira vez não querer ouvi-o mais uma, duas ou três vezes seguidas. Aqui o rock n roll aparece vibrante e sedutor e por isso me encantou. 


Este é um disco rico em melodias algumas suaves outras não o rock alternativo a partir deste disco começou a ter uma atenção especial da minha parte. Eu só não destaco algumas músicas aqui porque ainda estou ouvindo-o e pelo que eu encontrei aqui não tenho dúvidas enquanto a colocar aqui nesta lista. Para quem gosta de rock alternativo está aqui uma boa opção para se divertir e para quem ainda não conhece fique a vontade.   






  





Nenhum comentário:

Postar um comentário