14 de novembro de 2012

Canções de protesto: Rolling Stones - Let's Spend Night Togheter (1967)


Para aqueles que pensam que os 1960 eram só feitos de flores por causa do movimento da contracultura estão redondamente enganados, pois a sociedade britânica, norte americana naquela altura eram totalmente conservadoras e possuíam rígidos códigos morais que delimitavam muito bem os papéis de homens e mulheres na suas sociedades e imaginem você quando o rock entrou em cena o escândalo que não foi. Quando os Rolling Stones chegaram subvertendo todas as regras através de inúmeros escândalos, os pais e mães da Inglaterra e dos EUA ficaram de cabelos em pé. 


Imagine a partir daí que apenas os casais casados é que passam as noites juntos nas suas camas fazendo o que muitos jovens adorariam fazer com as suas namoradas em suas camas, ou seja, o sexo era algo destinado apenas aos adultos dentro da esfera conjugal nada de liberação sexual e a repressão era grande e imagine você que no Brasil ainda imperavam nos códigos de leis punição para os homens que desonrassem (desvirginassem) as donzelas, isso dava cadeia pelo menos aqui. 

O surgimento de bandas como os Rolling Stones tiraram o sono de muitos pais e mães europeus e norte americanos porque eles vieram para contestar a sociedade e os seus valores e os jovens sentiam-se representados por eles através de suas música que moldou comportamento, maneira de se vestir, maneira de se portar em publico e mais uma série de coisas que causaram forte estranhamento. 

Os adultos, ou seja, os pais e mais não estavam preparados para enfrentar uma mudança tão repentina e tão brutal ao mesmo tempo, pois os homens mudaram o seu visual e alguns passaram a usar os cabelos cumpridos e a ouvir um som nada convencional baseado no blues e no jazz em alguns casos e as letras falavam sobre os mais variados temas mostrando as agruras de ser jovem naqueles tempos e do desejo de amor e liberdade. 

            
Quando nos escutamos uma música gravada na década de 1960, tendemos a pensar na irrelevância da música embalados tempos e pelas tecnologias que temos e tendemos a julgar a música desse período como irrelevante e falamos de cara que é coisa de velho e mais uma série de coisa, mas nós não imaginamos muitas vezes o que a letra dessas canções trazem e qual é a mensagem que elas tem para transmitir a sociedade. 

Tente você imaginar o que sentia um jovem quando ouvia os Rolling Stones e as letras de músicas como (I Can't Get No) Satisfaction e você entenderá que ele sente as mesma coisa que você ao ouvir o seu artista predileto hoje. Embora o quinteto não fosse totalmente politizado e preferisse viver o estilo de vida de rockstar eles sabiam muito bem os problemas que haviam na sociedade onde conviviam e dos enormes problemas que eles já tinham em volta da imagem que havia sido construída e nunca se importaram um pouco com ela. 

Nessa época o grupo já considerado uma das maiores bandas com vendas mais do expressivas de seus álbuns tanto no Reino Unido como na América do Norte e países adjacentes e as turnês por sua vez eram simplesmente avassaladoras e os locais por onde eles passavam simplesmente lotavam e depois das apresentações sobravam os prejuízos a serem contados pelos promotores.  

     
Em novembro de 1966, a banda entra em estúdio com o seu produtor Andrew Oldham e o engenheiro de som Glyn Jones e saem de lá com duas faixas cuja primeira é a faixa Let's Spend the Night Togheter e no lado aparecia "Ruby Tuesday". O lançamento do single aconteceu na Inglaterra, no mês de janeiro de 1967, e além de atingir a 3º posição nos charts do Reino Unido colecionou alguns problemas, pois teve de enfrentar a censura devido a letra que falava sobre sexo, ou seja falava sobre dormir juntos e isso na época como já foi dito era aceito dentro da esfera conjugal e não fora.

Os problemas não aconteceram somente com as rádios, pois quando os Rolling Stones desembarcaram para mais uma turnê na terra do Tio Sam enfrentaram os mesmo problemas que o The Doors enfrentariam um pouco mais tarde no programa do Ed Sullivam (uma espécie de Silvio Santos, mas só que americano), pois quando foram se apresentar no programa a censura baixou e pelo conteúdo da letra, ou seja, o que ela sugeria não poderia ser cantado em rede nacional e por isso era necessário mudar "Vamos passar a noite juntos" para "Vamos passar algum tempo juntos", fato que desagradou a banda e que inicialmente havia recusado e após algum tempo de negociação Jagger topou, mas o fez olhando para a câmera com toda a sua ironia e sarcasmo. 

Embora o velho Ed Sullivam tenha ficado irado com a atitude de Jagger e prometer que eles jamais retornariam ao seu program a ele deve ter repensado e em 1969 estavam os Stones de volta tocando Sactisfaction sem a bizarra censura para importuna-los. Enquanto a faixa ela saiu na versão norte americana do álbum Between the Bottoms (1967) e também no álbum Flowers (1967) que na verdade é uma coletânea. E o mais curioso é que em pleno século XXI, para ser mais exato no ano de 2006, quando os Rolling Stones estavam as vésperas de fazer seu primeiro show na China, as autoridades proibiram o grupo de tocar música justamente por causa de sua letra sugestiva.  
























Nenhum comentário:

Postar um comentário