23 de outubro de 2012

Classic Heavy: Black Sabbath - Heaven and Hell (1980)



Em 1979 com saída definitiva de Ozzy Osbourne da banda por motivos já conhecidos levaram os membros remanescentes a procurarem outro vocalista mas a missão seria ardua, substituir Ozzy Osbourne devido ao sucesso que conquistou que se traduz na discografia da fase inicial da banda. E então para o posto foi escalado Ronnie James Dio (ex-Rainbow, Elf entre outros), gerou certa expectativa porque a missão não era fácil, pois, estava em jogo a reputação de uma banda já conslidada como um dos grandes nomes do Heavy Metal e era necessário manter o posto.



Após o impacto da saída de Ozzy Osbourne a forma de trabalho da banda mudou, pois, Ronnie era independente compunha, escrevia letras, e outra mudança que ocorreu durante os trabalhos de composição do álbum foi o auxilio prestado por Geoff Nicholls, que posteriormente ficou ficou conhecido como tecladista do Black Sabbath, mas era originlamente o guitarrista da banda Quartz. A banda chegou a dividir o palco com o Black Sabbath inúmeras vezes e ainda por cima Tony Iommi produziu o álbum de estréia, Quartz (1977). Para além disso ainda contou com a participação de Ozzy Osbourne na faixa Circles do single Stoking The Fires Of Hell.

O músico acabou ajudando a banda quando houve a saída temporária de Geezer Butler, a banda chegou a ter uma baixista substituto chamado Craig Cruber (ex- ELF), mas idéia principal para a faixa título veio de Nicholls inspirada na faixa Mainline Riders, do Quartz. O processo de composição foi finalizado em Miami (EUA), onde a banda havia alugado a casa de Barry Gib (Bee Gees). 


Ali compuseram as faixas Die Young, Children Of The Sea e a rápida Neon Knights. Um dos destaques do álbum é a faixa Die Young não só pelo maravilhoso solo de guitarra inicial e pelo andamento rápido mas pela critica que a letra faz ao capitalismo cujo máxima expressão é o consumisno e na futilidade da vida moderna (Atrás do sorriso, há o perigo e uma promessa a ser contada/Você nunca vai ficar velho - ha!/A fantasia da vida - para ser trancada e ainda pensar que você é livre). A letra de Neon Knights aborda a cultura medieval romantizada algo que faria parte das temáticas dos álbuns referentes a carreira solo de Ronnie James Dio (Circulos e anéis, dragões e reis/tecendo um encanto e um feitiço/ Abençoado pela noite, sagrada e luminosa/ Chamado pelos toques dos sinos).

Enfim o Black Sabbath estava com um excelente material em suas mãos e para a gravação do álbum foi escalado Martin Birch, que havia feito sua fama ao trabalhar com bandas como Deep Purple, Rainbow, Whitesnake e posteriormente com o Iron Maiden e as gravações nada tranquilas ocorreram no Criteria Studios em Miami (EUA). E em março de 1980 a gravação foi finalizada e Heaven And Hell, foi lançado em 25 de abril de 1980.

A arte da capa foi feita pelo artista norte-americano Lynn Curlee residente em Los Angeles e durante os anos 70 trabalhava apenas em exposições em galerias de arte. O artista havia trabalhado na arte da capa do álbum Agents Of Fortune do Blue Öyster Cult, a primeira obra comercial. Com a ligação entre o management do Blue Öyster Cult e do Black Sabbath, Curlee foi contactado e ofereceu a imagem dos anjos fumando que havia produzido para expôr em uam galeria de propriedade da atriz Faye Dunaway, em Santa Monica.



O álbum calcado  faixas como Neon Knights, Die Young, Children Of The Sea e Heaven And Hell, todas foram lançadas como singles o disco atingiu a nona posição das paradas britânicas conquistando disco de Prata e Ouro e o vigésimo oitavo posto nas paradas norte-americanas, conquistando disco de ouro em janeiro de 1981 e disco de platina cinco anos depois e no Canadá ganhou o disco de ouro. Mas os problemas com Bill Ward começariam a ficar mais sérios para além do abuso em relação a drogas e alcool o baterista sentia muito a falta de Ozzy durante o processo de composição do álbum e posteriormente durante a "Heaven And Hell Tour", iniciada a 17 de abril em Aurich (ALE) e o ponto alto da turnê aconteceu nos shows no Hammersmith Odeon, em Londres, no mês de  maio e foi nestas apresentações que foram registrados os vídeo clips para de Die Young e Neon Knights, e após as pssagens por solo norte-americano e britânco a situação que já era insustentavel devidos aos já conhecidos problemas envolvendo Bill Ward culminaram com a sua saída da banda.

Dessa maneira o Black Sabbath estava novamente em uma situação dificil, pois, o baterista era o segundo membro original a abandonar o barco e para substitui-lo foi recrutado o baterista norte-americano Vinny Appice (ex-Axis e Rcik Derringer) trazendo novos ares ao grupo, pois o novo membro era um fã do Black Sabbath. O álbum Heaven And Hell tornou-se um clássico de fundamental importância  para o estilo Heavy Metal devido a sua grandiosidade musical, e inclusive esta formação chega a rivalizar com a fase dourada de Ozzy Osbourne, enfim a missão foi cumprida e o Black Sabbath continou num patamar de auto nível, com este petardo que tornou-se um clássico obrigatório na estante de qualquer amante do Heavy Metal.

Track List: 

A1 Neon Knights 
A2 Children of the Sea 
A3 Lady Evil 
A4 Heaven and Hell 

B1 Wishing Well 
B2 Die Young 
B3 Walk Away 
B4 Lonely is the Word  




Nenhum comentário:

Postar um comentário