25 de março de 2012

Classic Live: Rainbow - On Stage (1977)




Os anos 70 foram, muito bons para o rock, pois nessa década apareceram o hard rock e o heavy metal. Muitas bandas começaram a lançar seus discos ao vivo, fato que virou febre e muitas bandas seguiram o mesmo caminho, mas os álbuns nesse formato não apresentavam um único show, na verdade, eram uma coletânea de vários shows.



E o Rainbow formado em 1975, pelo guitarrista Ritchie Blackmore egresso do Deep Purple, adcionou Ronnie James Dio que estava no ELF (banda que já começava a gozar de relativa fama, só aceitou o convite desde que, o restante dos músicos fossem contratados também, fato que desagradou o guitarrista, mas a contragosto acabou cedendo) e em 1975 lançam o álbum de estréia que passou desapercebido e reformulou a banda inteira, exceto o vocalista que continuou o mesmo.

Já no ano de 1976, daria uma virada  na mesa com o lançamento segundo álbum de estúdio, intitulado Rising a verdadeira obra prima da banda, que já contava com as poderosas baquetas do baterista Cozy Powell, com os teclados de Tony Carey e com o baixo de Jimmy Bain. E a partir daí, o Rainbow começou a ganhar notoriedade embora o disco não tenha obtido grandes posições nos charts, e muito menos nas vendas, Rising era um clássico a altura dos grandes nomes do cenário mundial do rock setentista.  


E com esse line-up o grupo irá cair na estrada para a digressão, que começou no final de 1976, contando com datas em países como Alemanha, Japão e Eua. Essas apresentações, seriam gravadas e utlizadas na gravação de um álbum ao vivo. Lançado no ano de 1977, On Stage capta toda a energia, da banda no palco mostrando do que o grupo era capaz, do que ainda estaria por vir também, pois o set list do álbum depois de introdução, Somewhere Over The Rainbow já sai rasgando com Kill The King, que seria gravada no próximo álbum de estúdio Long Live Rock 'n' Roll (1978), que mostrava o lado heavy metal do grupo. 

As duas principais caracteristicas dos álbuns, ao vivo na década e 1970 eram: os improvisos e a virtuose dos músicos, no caso de On Stage elas se destacam em Mistreated (Deep Purple), com mais de treze minutos, na voz imperiosa de Ronnie James Dio, continuando com Catch The Rainbow, Sixteenth Century Greensleeves e terminam em Still I'm Sad, clássico do Yardbirds. Embora o álbum On Stage traga toda a força e a mágia, Rainbow no palco, reiterava o prestígio do grupo cujo sucesso comercial só foi alcançado na década seguinte com outra formação.

Essa primeira fase do Rainbow, deixou marcas indeléveis ao lançar o álbum de estúdio Rising (1976), que mostrava e afirmava Ritchie Blackmore como um grande compositor, que foi substimado e portanto acabou resumido a Smoke On The Water. E o álbum On Stage nos seus quase setenta minutos comprovam isso e deixam claro que Blackmore e sua guitarra estavam além de sua ex-banda naquele momento tão único, mágico que continuou e acabou no álbum seguinte, mas isso é uma história para outro dia, mas enquanto esse dia não chega, é necessário aos roqueiros fazer audição mais apurada para entender quem era de fato o criador e a sua maginifica obra chamada Arco-Íris.          
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário