22 de março de 2012

Classic Hard: Beck Bogert & Appice - Beck Bogert & Appice

Beck Bogert & Appice - Beck Bogert & Appice 
Ano de Lançamento: 1973 
País de Origem - Inglaterra 
Estilo: Hard Rock 
Line-up: Jeff Beck (g,v), Tim Bogert (bx,v) & Carmine Appice (bt,v). 


Em meados de 1960 o guitarrista Jeff Beck resolve trabalhar com o baterista Carmine Appice e também com o baixista Tim Bogert e durante os de 1967 e 1969 acontecem algumas  reuniões e sessões, e Jeff Beck contente com a dupla não tarda a confirma-los em sua banda  . 

Já convicto de sua escolha e com os detalhes acertados, ele e seu empresário Peter Grant  iniciam o processo de negociação pondo termo aos contratos, mas só que no mesmo mês o guitarrista teve de adiar os seus planos, pois envolveu-se em um sério acidente automobilistico, fato que pôs fim ao Jeff Beck Group, que ressurgiu em 1971 após a recuperação de Jeff e além dos membros já contratados foram adcionados o tecladista Max Middleton e o vocalista Kim Milford, que posteriormente foi substituído por Bobby Tench. 



Depois da digressão avassaladora que sacudiu os Estados Unidos e a Inglaterra, o grupo se mantém como power trio já que o tecladista também abandonará o barco. E também com o fim do Cactus (que deixara quatro álbum gravados) as coisas ficaram mais práticas para Carmine e Bogert se estabilizarem ao lado de Beck nessa nova empreitada que ainda que atendia pelo nome de Jeff Beck Group, mas algumas mudanças estavam em curso. 

No final de 1972, o grupo entra em estúdio para gravar o seu primeiro trabalho em estúdio, cujo o processo de gravação durou de dezembro de 1972 a janeiro de 1973, e o álbum chega as prateleiras das lojas norte americanas em março, enquanto na Inglaterra o álbum é lançado em abril. Enfim o disco o primeiro álbum do power trio que agora passava a chamar-se Beck Bogert & Appice trazia composições no melhor estilo hard rock e os destaques ficam por conta de Black Cat Moan e também contava Superstition cover de Steve Wonder que acabou tornando-se o grande hit do álbum e também o primeiro single, e na lista de destaques o álbum ainda despeja as fixas Surrender Sweet Sweet, Why Should I Care e Livin´Alone. O álbum obteve boa aceitação e o sucesso comercial foi apenas passo natural e os frutos se traduziram nas paradas norte americanas com a conquista da 12º posição e no Reino Unido com a 28º posição.   

Mas o processo de digressão começa antes do lançamento do álbum de estréia e cansados dos trabalhos de estúdio resolvem cair na estrada para iniciar o processo de divulgação do novo trabalho em começam a turnê pelo Reino Unido, passando pela França onde se apresentaram no programa Pop TV Deux, e em março de volta a terra do Tio Sam fazem apresentações em Boston, passando também pelo Havaí em maio se apresentam no Japão e em julho depois de três meses do primeiro álbum ter sido lançado, partem para a turnê européia passando por Alemanha Ocidental, Holanda e França novamente. 

Ainda em 1973 lançam o primeiro álbum ao vivo (que conta com o mesmo título do álbum de estúdio mudando apenas a cor da capa que neste caso é vermelha), no Japão que consiste em uma compilação das apresentações feitas em Osaka durante a turnnê feita em maio, que captam e refletem o bom momento vivido pelo super grupo nos palcos, pois ali esta registrada a toda energia e poder da artilharia emanada pelos músicos que não economizavam nos fraseados pesados de sua guitarra, baixo e bateria mostrando o poder de sedução de sua música. 

Como Jeff Beck havia se mandado sem mais nem menos banda, durante as gravações de seu segundo álbum a banda caminhava para encerrar as atividades, mas antes disto acontecer em defintivo, aconteceu a última turnê e banda mais uma vez tocou no Reino Unido e em solo britânico fizeram uma apresentação no Rainbow Theatre, que foi transmitido na integra e acabou posteriormente registrado como álbum ao vivo no formato bootleg. E finalmente depois de vários rumores e especulações sobre o fim do power trio o baixista Tim Bogert em vem a público e apenas confirma o fim precoce de um dos maiores power trios da década de 1970, que pelo menos nos deixa um legado obrigatório para os fãs da música pesada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário