2 de dezembro de 2011

Discos que Marcaram a Minha Vida: Parte 1

Em 1985 com o Rock In Rio muitas coisas aconteceram no Brasil, pois, apartir desse momento o Brasil entrava para o circuíto internacional de shows uma série de bandas novas surgiram fazendo um som pesado livrando-se dos cacoetes setentistas além do número de fãs que aumentou consideravelmente e eu sou desses fãs da ala mais jovem que se formou na década de 1980.

Eu comecei a formar a minha discoteca na segunda metade da década de 1980 para ser mais exato três meses depois do festival Rock In Rio e um dos fats que marcaram esse ínicio um pouco conturbado foi que eu moro em uma cidade do interior onde o acesso a esse tipo de material era bem mias restrito, pois,m imaginem vocês que para conseguir os discos eram só em lojas de discos que pelo menos eram boas mas no caso de bandas mais pesadas era necessário procurar os sebos especializados em discos que existiam em quantidade consideravel.

A minha especialidade é osom produzido na década de 1970, 1980 algumas coisas das décadas posteriores que apesar da crise chegaram a produzir algo de qualidade enfim eu tenho uma coleção de discos razoável em termos de quantidade porque para mim não importa o formato do material o que interessa sobre o produto é se ele é realmente especial então box sets eu jamais comprei e jamais comprarei, pois, passam de verdadeiros caça níqueis e as edições deluxe depois comprar muitas e ter muitas decepções eu desisti o que eu gosto é comprar os álbuns e os dvd's é isso que consiste o meu acervo e geralmente o que eu tenho cd eu também tenho em Lp gosto de escutar música nos dois formatos.

  
01. Black Sabbath - Black Sabbath (1970) 


Esse disco foi o primeiro disco do Black Sabbath que eu escutei e a história dele é simples eu ia todos os dias num sebo porque nas lojas não tinha diziam que já era extinto, ou seja, era fora de catálogo e o cara da loja era um pouco chato mas deixa escutar não era regulão e um dia eu quis compra-lo mas o cara não vendia porque era raridade e que não vendia, mas a vontade tê-lo era tão grande que eu fiquei mulando tanto o cara que ele me vendeu o disco porque não agüentava mais me ver de segunda a sábado pedindo insistentemente para ele me vender paguei carissimo mas valeu a pena e hoje eu tenho três versões desse disco no formato Lp e mais duas versões em Cd.  
 



02. W.A.S.P - The Last Command (1985)


Eu já escrevi o que esse disco representa para mim em outro quadro deste blog, apesar de ser a minha entrada definitiva para o mundo rock eu sempre nutri uma obcessão pela obra e queria a obte-la de qualquer maneira e no começo dá década de 2000 e apenas consegui comprar no formato e cd e agora em 2011 depois de mais de vinte e cinco anos sonhando em encontrar o álbum na versão lp finalmente consegui em um sebo já faz mais de 5 meses que eu consegui comprar o disco e desde então ecuto esse disco pelo menos uma vez por dia é como se fosse voltar naqueles dias que marcaram a minha passagem da infância para o adolescencia. 



03. Sepultura - Arise (1991)

Esse discou marcou muito pelo simples fato que o Sepultura nessa época foi uma banda que mostrou que era possível levar o nome do país a outras terras e mostrar que no Brasil não era só o futebol e o tanto que os caras chegaram a relegar ao Pelé o ícone do máximo do Brasil em termos de referência, e a primeira vez que ouvi foi uma fita cassete que eu comprei porque não tinha grana para comprar o Lp e quando ouvi Arise, Dead Embryonic Cells, e Subtraction era como se o chão se abrisse bem debaixo dos meus pés e o mais legal era ver que o Brasil a pouco tempo tinha entrado na rota internacional e agora essa entrada era completa pois tinha uma banda que rivalizava com Slayer, Metallica que estavam na linha de frente do estilo. 



04. Venom - Black Metal (1982)


Esse disco eu comprei numa sexta-feira 13 sem saber o que eu estava levando para casa naquele dia eu apenas queria levar um disco diferente algo que eu ainda não conhecia e o dono do sebo me deu esse disco que tinha achado atípico perto do que eu estava acostumado a ouvir e olhei meio ressabiado e ele me disse que eu deveria ouvi-lo que ia mudar alguns conceitos em termos de música e que ele tinha outras bandas daquela linha e que se eu gostasse me venderia os outros afirmando que eu gostaria mais ainda o disco era um pouco assustadoe pela capa sugestiva mas eu só me dei conta quando eu coloquei a agulha nele e depois dos ruídos começa Black Metal quebrando tudo e as faixas Leave Me In Hell e a Buried Alive que eu ouvia muito por causa dos solos de guuitarra sujos do guitarrista Mantas aliado aos seus companheiros Cronos e Abaddon mandavam um som digno do nome Black Metal.


05. Candlemass - Epicus Doomicus Metallicus

Na década de 1990 eu anda lendo a revista Top Rock especializada em rock trazia desde bandas de heavy metal as bandas como Nirvana e outras do mesmo estilo, mas teveuma edição que trazia uma reportagem sobre o Doom Metal que na época era bem diferente do que se faz hoje e fiquei fascinado e comecei a procurar bandas do estilo até que um belo dia entrei uma loja especializadda em rock e tendencias e achei num canto esse Lp importado e não dei outra comprei sem pestanejar e o espanto foi recompensado quando agulha começou a deslizar e desvelar faixas como a sombria e tétrica Solitude e os solos ultra potentes que abrem a faixa Under The Oak embora eu não soubesse do que se tratava e quando fui pesquisar descobri que estava com disco clássico da década de 1980 que havia sido um dos pilares do do estilo enfim inesquecivel nos dois formatos lp e cd.

06. Metallica - Ride The Lightning (1984)
A primeira vez que eu tive contato com o Metallica foi através desse álbum e também foi o primeiro que eu comprei da banda mas como era dificil de achar nas lojas comprei em São Paulo na Galeria do Rock e paguei bem caro por ser importado mas valeu a pena e como valeu pois na época era incrível ouvir faixas como Fight Fire With Fight, Ride The Lightning, For Whon The Bell Tolls, Creeping Death e além de tudo isso ganhar uma graninha extra gravando várias fitas cassete e obviamente me divertindo muito cujo resultado foram vários torcicolos de tanto bater cabeça e na época em que começaram a surgir os cd's esse foi primeiro disco que eu comprei neste formato e a festa foi a mesma. 

07. Mercyful Fate - Melissa (1983) 

Na época em que eu conheci o Mercyful Fate eu já estava ouvindo bandas como Venom, Celtic Frost e  Bathory cuja similaridade no que tange a temática se diferencia apenas quando a agulha do tica discos desliza sobre o vinil e a música começa a invadir os ouvidos embora o Mercyful Fate fosse menos pesado que o trio citado aqui a banda tinha um diferencial em relação as outras um som melódico pesado e agressivo e com outro diferencial o vocalista que fazia toda a diferença King Diamond que encarnava todo o cenário da banda sem fazer concessões e quando peguei esse Lp fiquei impressionado com as sete faixas um verdadeiro Ode a satanás. 



08. Motörhead - Ace Of Spades (1980)

Esta um obra prima do rock que nunca me canço de ouvir no máximo volume também uma banda deste cálibre não poderia ter outro resultado e começando pela faixa Ace Of Spades, Jailbeat, The Hammer e todas as outras e a primeira que eu vez que o vi fiquei encantado pela capa com a banda na frente como estivesse em deserto me lembrava o verão pois foi o período em que comprei este lp eu me ausentei do serviço naquele dia e fiquei o dia inteiro ouvindo o disco e namorando foi um dia especial. 


09. Judas Priest - Painkiller (1990)
Embora o meu disco favorito seja o Screaming For Vengeance (1982) eu elegi o Painkiller por algo simples, pois, foi o primeiro disco do Judas Priest que eu comprei e foi também o primeiro a gravar em K7 e ir escutando no walkman para escola que era confessionária e quando os outros garotos viram que eu estava ouvindo música no intervalo vieram e quiseram ouvir e quando deram de cara com faixas como Painkiller, Metal Meltdown, Night Crowler e Touch Of Evil ficaram horrorizados e eu adorei isso porque na naquela época era legal deixar as pessoas chocadas e depois desse simplesmente rolou um boato que eu estava ouvindo música do diabo e a diretora veio tirar satisfação e ouviu não gostou mas se colocou no lugar dela. 


10. Celtic Frost - To Mega Therion (1985)

Falar sobre este disco tem um sabor especial por se tratar de uma das bandas mais inteligentes do cenário extremo da década de 1980 que simplemente deu uma aula de como se fazer metal extremo com requinte e bom gosto esse que se traduz em faixas como Necromantical Screams, Circle Of The Tyrants, Dawn Of Meggido, The Usurper e Jewel Throne e com faixas calíbre não tinha como disco não se tornar outra coisa que não fosse referencia para o estilo, e outro fato interessante foi a maneira como eu adquiri uma cópia do lp para minha pequena e humilde coleção em 1994 após uma tempestade que devastou Ribeirão Preto eu fui ao centro da cidade de manhã para ver os estragos causados pela chuva e nisso vi um porão aberto e fui entrando e quando cheguei vi milhares de discos apinhados e o dono ao invés de mandar embora e já advinhando que eu gosto de rock pesado mandou eu olhar lá no fundo e para minha grata surpresa estava lá intacto o To Mega Therion importado e não dei outra levei e o resultado é que a quase 20 anos eu não consigo parar de escutá-lo e cada nova audição do lp descubro um novo Celtic Frost, pena que as coisas boas duram pouco  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário