25 de outubro de 2011

Classic Heavy: Black Sabbath - Master Of Reality

Ano de Lançamento: 1971
País de Origem: Inglaterra
Estilo: Heavy Metal
Line-up: Ozzy Osbourne (v), Tony Iommi (g), Geezer Butler (bx) & Bill Ward (bt)
Produtor: Rodger Bain
Premiação: Disco duplo de platina (RIAA/USA), Disco de platina (CRIA/CAN)



Depois do sucesso estrondoso que o Black Sabbath fez com o álbum Paranoid (1970), e após a turnê de promoção do álbum ficava claro que ainda faltava  escrever um novo capítulo na história dos quatro cavaleiros do apocalipse que começaram no final de 1970  durante a digressão pelos EUA  a trabalhar em idéias  já concebidas mas agora o lance era transformá-las em novas composições para o terceiro trabalho que não tardaria a ser interrompido para mais alguma apresentações na Europa em países como Dinamarca e França (onde o show foi transmitido para todo país e e para outros do velho continente que após décadas virou um dvd não oficial intitulado Live In Paris 1970 enfim um excelente vídeo que regista a força e a energia do Black Sabbath ao vivo nos seus primordios cujo aúdio foi prensado no cd Live Past).



A banda começaria em 1971  logo nos primeiros dias do ano os primeiros trabalhos para as gravações de seu novo material que aconteceu aos trancos e barrancos devido as contanstes paralisações ocorridas para apresentações o que fez com que o resultado final levasse exatamente dois meses, pois, os trabalhos de gravação começaram em 5 fevereiro e terminaram 5 de abril do mesmo ano no Island Studios em Londres (ING), cuja primeira faixa nada polêmica Sweet Leaf aborda o consumo de maconha que na época tomava conta dos integrantes e na verdade servia mais como uma auto-reflexão sobre tal  fato, mas ao mesmo tempo era também uma declaração de amor a tal folha "doce", e os efeitos da introdução a tosse não vieram de uma tragada de um baseado, mas sim de uma forte gripe que acometerá o guitarrista que tossiu fortemente e foi acidentalmente gravada por Rodger Bain que depois acabou jogando alguns efeitos por cima e pronto ali estava a introdução da música prontinha para causar polêmicas. Ao contrário do que pensa o Black Sabbath não é uma banda satânica fato que inicialmente também causou polêmica e o resultado disso é After Forever faixa onde a banda aborda o tema de uma religião falando muito bem de Deus, uma excelente reflexão já que Geezer Butler era católico confesso. 

Children Of The Grave é uma daquelas faixas que mostram o que é o Heavy Metal não só pelo instrumental carregado de  riffs cortantes, bateria pesada como tem que ser e o baixo destruidor somados aos vocais penetrantes dando força a abordagm do tema que falava abertamente sobre guerra, revolução e paz.  Duas faixas instrumentais também fazem parte do álbum Embryo e Orchid que na verdade funcionam como uma pequena introdução para outros temas  como a exemplo da segunda  que abria para Lord Of This World que através de ecelentes riffs de guitarra e solos belissimos acompanhados da poderosa dupla Bill Ward massacrando seu kit e do baixo detonador de Geezer seguidos dos vocais insanos de Osbourne cantando sobre as paixões humanas mais perversas como a ganância, o amor desefreado pelo dinheiro e seus prazeres irreais equanto Solitude uma balada soturna cujos os instrumentos além de sua guitara como flauta e piano foram todos tocados por Tony Iommi  cujas letra falam solidão e abandono e fechando o álbum vem a pedrada Into The Void  com toda a fúria cujo instrumental alterna entre momentos de pura rapidez com momentos cadenciados, pesados conduzidos por Ozzy Osbourne que estava cantando sobre temas como natureza e as guerras (que grassavam pelo planeta matando milhões de pessoas naquele período). 

O álbum Master Of Reality invadiu as prateleiras das lojas em 21 de julho de 1971 vendendo horrores o tanto que atingiu a 5º posição nos charts ingleses e nos Estados Unidos o álbum obteve a 8º posição com um único single para a faixa After Forever lançado em 1972, mas, não obteve êxito não alcançando posição alguma nas paradas , e a simples arte da capa trás apenas o nome da banda em roxo com o título preto em auto-relevo e a contra capa apresentava as letra das canções e um poster da banda cuja fotografia ficou a cargo do fotografo Marcus Keef.  O álbum seguia  a mesma linha de seu antecessor mas mostrava um Black Sabbath mais maduro com composições mais trabalhadas e mais pesadas cunhando novos clássicos do heavy metal como Sweet Leaf, After Forever, Lord Of This World e Into The Void que não ficavam de fora shows da banda. Com Master Of Reality o Black escrevia mais um capítulo de sua história atingindo 298º posição numa lista feita pela revista Rolling Stone elegendos os 500 maiores álbuns de todos os tempos. A turnê teve ínicio antes do lançamento de Master Of Reality com o Black Sabbath caindo na estrada em julho de 1971 nos EUA como Headliner cuja abertura ficou a cargo das bandas Yes, Three Dog Night e Humble Pie e após o termino da primeira parte da turnê americana seguem para o velho continente afim de se apresentarem no circuítos de festivais euroepus passando por Inglaterra e Itália ao lado de bandas como Deep Purple, Led Zeppelin, Fleetwood Mac e parte final do giro acontece em 1972 com mais shows pela Inglaterra onde dividiu o palco com artistas do calibre de Alice Cooper, The Allman Brothers e um único show no Japão. Com Master Of Reality o Black Sabbath conseguira manter-se em alta seguindo sua carreira de ascensão meteórica firmando-se definitivamente entre os maiores nomes da década de 1970 que não só influenciou gerações posteriores como a geração da própria época cunhando um clássico indefectivel do heavy metal item indispensável para todos aqueles que pelo menos se interessam em descobrir o estilo.    
   

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