19 de outubro de 2011

Classic Heavy: Black Sabbath - Black Sabbath

Ano de Lançamento: 1970
País de Origem: Inglaterra
Estilo: Heavy Metal
Line-up: Ozzy Osbourne (v), Tony Iommi (g), Geezer Butler (bx) & Bill Ward (bt)  
Premiação: Disco de Platina (USA) e Disco de Ouro (UK) 
Track List:

A1 - Black Sabbath  
A2 - The Wizard
A3 - Behind The Wall Of Sleep
A4 - N.I.B

B1 - Evil Woman
B2 - Sleeping Village
B3 - Warning


Nos fins da década de 1960 na Inglaterra na cidade Birmingham no suburbio de Aston os músicos Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward após passarem por várias bandas (The Rockin' Chevrolets, Mithology e Rare Breed e etc.) do cenário local fazendo um blues pesado com uma diferença as guitarras distorcidas seriam os pilares do que estava por vir o Heavy Metal título que os Britânicos rejeitaram nos primeiros tempos preferindo chamar de Heavy Rock mas a primeira classificação tempos depois não seria mais problema sim motivo de orgulho pelo sucesso obtido ao longo de quatro décadas não apenas pela música considerando também as letras e as imagens utilizadas pela banda.   




Em 1968 montaram sua primeira banda o Polka Tulk Blues Band ficando apenas Polka Tulk (cujo nome teria sido criado por Ozzy ao achar uma lata de talco no lixo e outra versão seria a de que teria sido roubado de uma loja de sofás de Birmingham) que iniciou suas atividades como um sexteto   nome que mudou rapidamente para Earth que combinava com o som que estavam fazendo conseguindo considerável sucesso no cenário local chegando a fazer shows fora de sua terra natal fazendo uma tour pela Europa passando pela Dinamarca com data nas cidades de Brondby e Copenhagem e na Alemanha na cidade de Hamburgo no Star Clube local onde os Beatles  no começo de carreira haviam tocado.

Em 1969 o Earth resolveu mudar seu nome para Black Sabbath, porque havia outra banda de outro estilo musical com o mesmo nome e o próximo passo para a banda seria arranjar outro nome cuja inspiração para a mudança veio do baixista Geezer Butler que sugeriu o nome inspirado no filme de Mário Bava de 1963 chamado As Três Máscaras do Terror (Black Sabbath), estrelado pelo astro dos filmes de terror Boris Karloff.   
Ainda em 1969  mas já com o nome Black Sabbath  eles entraram no Regent Sound Studios em Londres (ING) para gravar uma demo com as faixas Evil Woman (Don't Play Your Games With Me), (um cover da banda americana de minessota The Crow) e The Rebel e após gravação da demo o empresário Jim Simpson saiu cassando as grandes gravadoras atrás de um contrato de gravação para a banda e depois de muitas respostas negativas o empresário finalmente tinha conseguido um contrato com a Tony Hall Entreprises cujo proprietário chegou a assistir um show da banda ficando então acertado que haveria a gravação de um compacto de estréia e na seqüência entrariam em estúdio para gravar seu primeiro álbum.
Depois de completar quatro dias da gravação das composições que integrariam o single dão o pontapé inicial na composição e gravação das faixas restantes que entrariam no primeiro álbum que foi gravado em apenas dois dias numa mesa de quatro canais  no Regent Sound Studios (localizado em Londres (ING) com o baixo orçamento de 600 libras), cuja produção ficou a cargo de Rodger Bain que estreiava numa gravadora de grande porte, enfim era seu batismo de fogo.  

O álbum se resumiu a sete faixas gravadas ao vivo, com Ozzy cantando as faixas o que não foi um problema para a banda, o álbum foi lançado a 13 de janeiro de 1970 por acaso numa sexta-feira, precedo pelo single Evil Woman (Don't Play Your Game With Me) e Wicked World, que saiu em janeiro sendo relançado novamente em março naufragando novamente ao contrário do full leight que apesar de ser malhado pela mídia da época fez estrondoso sucesso.
Começando pela capa cuja paisagem sombria com uma mulher vestida de preto e ao fundo da daquela paisagem uma casa a beira de um lago. A foto foi tirada e Oxfordshire que tornou-se um local de vistação para os fãs da banda. No encarte do disco a gravadora delibrou por si prórpia a inclusão do poema Still Fall The Rains dentro de uma cruz invertida.
O disco causava impressão e chegava assustando os ouvintes logo de cara e ainda o faz  quando começa a tocar a introdução cujo sino badalando entre uma tempestade conduz o ouvinte ao início do que anunciava a faixa Black Sabbath com seu tema arrastado e pesado  cuja a harmônia foi composta em cima de uma seqüência de notas datadas do século XVIII chamada "Diabolus In Musica", e somando a letra  cantada por Ozzy arrebatavam o ouvinte a um clima sombrio de terror quando entoada a primeira frase.

A faixa título era um marco para a banda, pois, além de definir o rumo traziam a lume inovações mostrando uma nova forma de compor enfim nascia um novo estilo de música mais direto e agressivo cujo o centro estava nas distorções pesadas da  guitarra de Tony Iommi aliadas a cozinha poderosa formada por Bill Ward e Geezer Butler e os vocais lúgubres de Ozzy Osbourne conduziam o espetáulo magistralmente.  
Continuando esta viagem sobrenatural a faixa The Wizard embora tenha início com um belo solo de gaita tocado por Ozzy Osbourne, cuja inspiração para a letra suspeita-se ser o mago Gandalf da triologia Senhor do Anéis escrita por Tolkien (que décadas mais tarde tornariam-se filmes de grande bilheteria além de se tornar influência para outras bandas como Blind Guardian), mostra como a força do Blues e do Jazz estavam presente nas composições. 
O misticismo (ocultismo) não ficaria de fora do álbum e mais uma vezes marcaria sua presença mas só que agora estava incutido na faixa Behind The Wall Of Sleep que surgirá de jams feita pela banda nas suas apresentações cuja inspiração é tema de um conto cujo título homônimo do escritor americano H.P Lovecraft um mestre do suspense e ficção (que 14 anos depois inspiraria o Metallica no álbum Ride The Lightning com a faixa Call Of The Cthulhu igualmente título de um conto). 

Uma das canções mais polêmicas inicia-se com o mais conhecido e excelente solo de baixo da história do heavy metal o solo entrou no álbum porque a banda já o tocava ao vivo e pensou que ficaria muito bem quando fosse reproduzido ao vivo pelo fato de também ser a introdução da música, a letra cujo tema é uma narração em primeira pessoa de satã tentando arrebatar um novo adepto enfim tentando passar para o lado do "bem".
A polêmica em torno da sigla N.I.B gira em torno da interpretações sobre o seu significado que chegou a ser considerado como Nativity In Black ou Name In Blood mas na verdade esse nome surgiu inspirado no cavanhaque do baterista Bill Ward que a época era pontudo assemelhando-se a uma caneta tinteiro (pen-nib). As guitarras de Iommy não fogem do contexto sonoro com avalanchas de solos e improvisações tornaram a música um dos clássicos desse álbum tornando-se presença obrigatória nos shows.
  O álbum ainda conta com dois covers cujo primeiro Evil Woman (Don't Play Your Game With Me) tema do primeiro single e a segunda faixa The Warning  da banda Retalliation de Aynsley Dunbar, cujo solo tocado por Iommy tinha mais de dezoito minutos acabou sendo mutilado pelo fato do produtor Rodger Bain o considerar absurdamente longo e antes do última faixa entra Sleeping Village que praticamente passa desapercebida na verdade serve como uma espécie de passagem de uma faixa a outra mas que impressiona pelo trabalho da banda na sua interpretação com destaque para o instrumental onde fica visivel a forte influência do jazz. 

O álbum de estréia promovia uma verdadeira revolução musical com a avalnache sonora emanada de Black Sabbath que agradou em cheio ao público que não ao corresponder e isso reflete nas vendas do álbum consumidos avidamente pelos jovens do período e deixando seus pais de cabelos em pé fato que levou o álbum ao oitavo lugar das paradas britânicas galgando disco de platina também nos USA onde o álbum alcançou quinta posição permanecendo por dezoito meses nos charts e chegou a  ganhar o disco de ouro no Canadá.
Com o lançamento do álbum a atitude mais natural para um banda é mostrar o seu trabalho ao público nos shows então como qualquer banda o Black Sabbath excursiona pela Inglaterra se apresentando no "Atomic Sunrise Festival" em Londres e no "Hollywood Festival" em Newcastle Under Lyme ao lado de bandas como Alice Cooper e Grateful Dead e etc. E a excursão não se resumiu ao solo britânico e passa novamente pela Alemanha e na cidade de Bremen participam do programa de televisão The Beat Club onde tocaram Blue Suede Shoes e Black Sabbath.  
O estrondoso sucesso da estréia não deixou dúvidas de era necessário voltar para o estúdio o mais rápido possível para dar seqüência ao trabalho visando obter o mesmo sucesso com o álbum de estréia mas isto é história para outro dia e enquanto isso quando chegar a noite de sexta feita 13 e começar a chover e os sinos tocarem é a noite Black Sabbath que se levanta de novo do túmulo para ganhar vida na noite sombria e fria buscando arrebatar novas almas para o seu culto macabro que a pouco mais de décadas atormenta novas e novas gerações e então você se vir uma figura vestida de preto no meio noite cuja sombra invadir a sua casa não corra porque não é o fim e sim um novo começo Black Sabbath clama por você não resista entregue a sua alma!    


Nenhum comentário:

Postar um comentário