27 de setembro de 2011

Rock Memories - 33 Anos de Mágia & Encanto de 'Live And Dangerous" do Thin Lizzy: Permanecem Vivos

Enfim como todo adolescente, eu não via a hora de chegar a sexta feira, para ir ao centro da cidade ou esperar a noite cair, para ir para o shopping center assistir algum filme no cinema e depois ir para os barzinhos ou festas curtir o resto da noite com os amigos.

E numa sexta feira dessas, lá pelos idos de 1992, depois do almoço eu troquei de roupa e fui para o centro da cidade, para ir as lojas de disco para ver o que tinha de interessante, pois, toda a semana eu comprava de 3 a 5 discos isso quando a situação financeira ia bem, pois, quando não pelo menos dois eu comprava.

Nessa sexta feira eu tinha saído só para ir no centro da cidade, apenas para passear, pois eu iria fazer as compras a noite quando fosse no cinema passaria na Discolar (uma loja de luxo que ficava no shopping center, essa loja tinha tudo o que saia no mercado fonografico, não importando qual fosse o estilo e se fosse ou não lançamento), eu tinha passado na tradicional Cantinho do Disco mas lá não tinha nada que me despertasse o interesse, e só troquei mais algumas palavras com dois amigos que estavam comprando os últimos lançamentos do Metallica, Ozzy Osbourne e Morbid Angel.

Continuando meu passeio pelo centro, entrei em mais duas lojas que não ofereciam nada de especial em termos de som pesado, e depois de mais meia hora rodando pelo centro descobri uma outra loja, que ficava praticamente escondida e entrei para olhar e já fui ficando de cara lá tinha muito material, que eu ainda não conhecia, e detalhe estavam sendo lançados em cd, mas o meu objetivo era comprar LP'S e não CD'S, e fiquei vasculhando passando um pente fino nas prateleiras, até que me deparei com um disco, que tinha um cara vestido de calça de couro negro e camisa negra, ajoelhado ao chão, empunhando um baixo, a capa me chamou a atenção de imediato eu fiquei hipnotizado na hora não conseguia parar de olhar, fiquei uns cinco minutos encarando aquela capa e olhando o título 'Live And Dangerous" da banda Thin Lizzy.

Peguei aquele álbum e me dirigi até o proprietário da loja, chamado Flávio e já perguntei você além desse disco você tem mais alguma novidade em vinil e a resposta foi eu tenho só aquelas 8 prateleiras, eu voltei lá e peguei mais o Leftoverture do Kansas e o Hair Of The Dogs do Nazareth, e perguntei se poderia ouvir ele disse sempre problemas, eu ouvi a faixa de abertura do Leftoverture achei super legal, mas não tinha me convencido e depois coloquei o Hair Of The Dog e ouvi também a primeira faixa e nada, e depois finalmente eu coloquei o álbum do Thin Lizzy e quando ouvi os primeiros acordes de Jailbreak eu nem esperei terminar, já disse vou leva-lo e assim foi.

Depois que saí da loja só pensava em chegar em casa o mais rápido possível para poder conferi-lo na íntegra afinal de contas um álbum ao vivo duplo, custando o preço de um simples não era todo dia que isso acontecia, eu naquela euforia de ter adquirido o disco liguei para acasa o meu irmão atendeu e eu disse para ele não saia de casa, daqui a meia hora estou chegando com uma surpresa comprei um álbum novo duplo ao vivo.

Enfim o Thin Lizzy era uma descoberta e que descoberta era aquela que apenas com os primeiros acordes da faixa de abertura já tinha me enfeitiçado, não via a hora de estar com ele no aparelho de som conferindo  cada segundo, minuto faixa  por faixa, daquele clássic e pensando nisso saí correndo disparado até o ponto de ônibus que para a minha alegria passou justamente na hora em que coloquei o pé no ponto, e o despero para chegar em casa era tão grande que eu saltei os degraus e em segundos atravessei a roleta e já estava sentado lá no fundo perto da porta para não ter problemas para sair.

E quando finalmente cheguei em casa já entrei correndo e gritei meu irmão que já veio perguntando e ai cadê o tal disco que te deixou assim tão afoito, está aqui cara vamos ouvi-lo agora, e já fomos para o quarto, já fui tirando o LP da sacola da loja e fui tirando-o da capa e já o coloquei no toca discos e pûs a agulha na primeira faixa, e ainda não tinha falado que se tratava do primeiro álbum ao vivo do Thin Lizzy, e só depois de ouvir a faixa Jailbreak ele pegou da minha mão e viu nossa que disco é esse, vamos grava-lo e ouvir a noite no carro do Paulo e eu já disse liga para o Celso e chama ele para vir aqui conferir esse álbum, e então ligamos para os dois e 15 minutos depois estavam em casa curtindo o álbum conosco.

E depois da primeira audição já começamos a iniciar as gravações do disco para ouvi-lo no carro, e não deu outra fizemos uma nova audição do disco, e quando chegou a hora de sair nem é necessário falar o qual foi a trilha sonora,ao invés de ir para o shopping, fomos para um churrasco na casa de um amigo que também curtia som e mostramos a fita para ele e ficamos ouvindo-a incansavelmente até o fim do churrasco.

Realmente foi muito bom, pois, nunca tinha visto um álbum tão poderoso e tão festeiro por faixas como aquele que possibilitou uma rápida integração com os participantes da festa e especialmente a balada "Still In Love With You", que me possibilitou uma longo conversa marcada por longos beijos com a Mariana, e duas semanas depois começamos a namorar por um longo tempo.

E ainda por cima pudemos viajar bebericando umas brejas ao som de faixas matdoras como Emerald, Are You Ready?, Massacre e Southbound que ficaram simplesmente destruidoras pois é,  afinal de contas estamos falando de um ao álbum vivo que é um dos maiores clássicos da história cujo o set list apresentado pode ser considerado um resumo perfeito de tudo o Thin Lizzy tinha feito até ali, e diante de outras como Suicide eu ficava tentando imaginar a felicidade de Phill Lynott e seus companheiros por conseguirem exprimir toda a energia das músicas ao vivo fato que não acontecia nos álbuns de estúdio.  

Os efeitos desse disco permanecem até hoje principalmente quando reunimos os amigos para relembrar os velhos tempos, e até hoje discutimos sobre a discografia do Thin Lizzy enfim para mim esse é o melhor álbum disparado, embora entre o grupo não seja uma unanimidade mas quando nos lembramos do efeito 'Live And Dangerous' naquela sexta feira esquecemos de álbuns como Nightlife, Jailbreak e Johnny The Fox e pensamos apenas na mágia de faixas como The Boys Are Back In Town, Jailbreak, Rosalie, The Rocker entre outras que traduzem todo o encanto que ainda sobrevive nas nossas memórias, patrocinadas por esse clássico que completa 33 anos conquistando novos fãs a cada ano.


Informações do Álbum


Thin Lizzy - Live And Dangerous (1978)
Ano de Gravação: Trata-se de um álbum duplo ao vivo gravado em Londres e Toronto durante a turnê de promoção dos álbuns Johnny The Fox e Bad Reputation no ano  de 1977
Ano de lanaçamento: 02 de julho de 1978
Gravadora: Vertigo Records (UK) & Warner Brothers (USA)
Produção: Thin Lizzy & Tony Visconti
Estúdios Utilizados: Maison Rouge Mobile (UK), Record Plat Mobile (CAN) e Des Dames Studio (FRA)
Singles: Rosalie/Cowboy Song
Premiação: Disco de Platina na Inglaterra Line-Up: Phil Lynnot (v & bx), Scott Gorham (g), Brian Robertson (g) e Brain Downey (bt).

Set List

Lado A

1. Jailbreak
2. Emerald
3. Southbound
4. Rosalie

Lado B

1. Dancing In The Moonlight
2. Massacre
3. Still In Love With You
4. Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed

Lado C

1. Cowboy Song
2. The Boys Are The Back In Town
3. Don't Believe A Word
4. Warrior
5. Are You Ready?

Lado D

1. Suicide
2. Sha La La
3. Baby Drives Me Crazy
4. The Rocker

Nenhum comentário:

Postar um comentário