O ano de 1969 foi um ano crucial para muitas bandas pelas mudanças que aconteceram e para o rock as mudanças também foram inevitáveis, novas bandas tocando um rock calcado no blues muito mais pesadas começaram a abrir outros caminhos até então inéditos. Mas para os Rolling Stones o ano de 1969 não foi nenhum pouco fácil porque a situação de Brian Jones na banda havia piorado e muito atingindo um nível mais do que alarmante e a solução encontrada pela banda não foi a mais agradável, pois o guitarrista foi demitido e o pior viria meses depois o guitarrista foi encontrado morto por afogamento na piscina de sua casa (situação que deu azo a várias especulações sobre a morte de Brian Jones).
Para substituir Brian Jones a banda recrutou um habilidoso guitarrista (que havia tocado com o bluesman John Mayall) chamado Mick Taylor que inclusive estréia já no álbum Let It Bleed cujas gravações começaram em fevereiro e foram intercaladas com as inúmeras apresentações que o grupo e terminaram apenas em novembro quando foi oficialmente lançado e em dezembro, a banda participou de um show em Altamount, na Califórnia cuja segurança era feita pela famosa gang de motociclistas "fora da lei" os Hell's Angels da divisão de San Francisco e o ideal frágil e inocente cujo o grande slogan era paz e amor foi pelos ares naquele dia, pois um dos seguranças atacou um fã e o matou a facadas e a banda na hora não ficou sabendo de nada, mas no dia seguinte ficou sabendo quatro pessoas haviam morrido e o membro da gangue autor do homicídio foi julgado e alegou em defesa legitima defesa e foi libertado.
Enfim a década de 1960 para os Rolling Stones fechava-se de maneira não muito feliz por esse incidente e pela perda de um membro original do grupo, mas em números e resultados foi muito boa porque com o álbum Let It Bleed o grupo voltava ao R&B, mas já apresentava um rock mais pesado e sombrio e as vendas como sempre foram muito bem e para muitos esse é um dos pontos alto da carreira do grupo e estava pronto para entrar na próxima década com dois pés no chão seguro de si e pronto para as novas aventuras que os aguardavam.
Enfim a década de 1960 para os Rolling Stones fechava-se de maneira não muito feliz por esse incidente e pela perda de um membro original do grupo, mas em números e resultados foi muito boa porque com o álbum Let It Bleed o grupo voltava ao R&B, mas já apresentava um rock mais pesado e sombrio e as vendas como sempre foram muito bem e para muitos esse é um dos pontos alto da carreira do grupo e estava pronto para entrar na próxima década com dois pés no chão seguro de si e pronto para as novas aventuras que os aguardavam.
E essas novas aventuras começaram logo no ano de 1970 com o lançamento do segundo álbum ao vivo do grupo Get Your Ya Ya's Out e mais uma série de show para levantar fundos visando engordar ainda mais o cofre do grupo, até porque no de 1969 a banda não estava excursionando. Em 1971 a banda ataca com Sticky Fingers que marca o fim da parceria dos britânicos com a Decca Records e a London Records e assina com Atlantic Records que permite que a banda crie o seu próprio selo, mas o som já apresentação mudanças consideráveis em relação ao seu sucessor, pois este álbum apresentava um som bem mais rock, sujo e pesado em relação ao outro e as faixas pareciam ser mais bem elaboradas e acabadas e já indicavam que a banda caíria para o lado mais pop e comercial enquanto bandas como Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeepelin assumiam o lado mais obscuro da cena.
Nessa década, ou pelo menos no seu principio a banda não parecia ter tanta concorrência para disputar o topo para ver quem de fato quem era a melhor banda de rock do planeta, pois caras como: Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin entre outros já tinham passado dessa para melhor e como cena também mudará consideravelmente com a chegada do hard rock e do heavy metal, o Rolling Stones ainda conseguia manter-se no posto de "melhor" banda do rock planeta, mas logo seria ultrapassada pelo Led Zeppelin que apareceria com um som renovado e inovador e ainda por cima, para completar a fórmula desse sucesso se apoiariam na insanidade dos seus integrantes.
As coisas na Inglaterra para os Stones não iam bem, pois a banda devia altas somas em impostos aos cofres do Leão britânico e o jeito foi exilar-se fora do país e qual seria o esconderijo para o grupo driblar o governo de sua terra natal. Ketih Richards estava na França amoitado em Nêllcote (mansão do século XIX, que inclusive havia sido usada pelos nazistas durante a segunda guerra mundial), e o resto da banda seguiu o guitarrista para uma viagem insólita, pois seria justamente nesse lugar livre a da censura e das pressões, que o grupo começaria a trabalhar no seu décimo primeiro álbum de estúdio e o período de gravação do álbum começou quase na metade junho embalado por uma série de festinhas com convidados especiais como: o escritor beat William Burroughs, Terry Southern, Gram Parsons e Marshall Chess imagine tudo isso regado a heroína, bebidas alcóolicas e muitas mulheres.
As coisas na Inglaterra para os Stones não iam bem, pois a banda devia altas somas em impostos aos cofres do Leão britânico e o jeito foi exilar-se fora do país e qual seria o esconderijo para o grupo driblar o governo de sua terra natal. Ketih Richards estava na França amoitado em Nêllcote (mansão do século XIX, que inclusive havia sido usada pelos nazistas durante a segunda guerra mundial), e o resto da banda seguiu o guitarrista para uma viagem insólita, pois seria justamente nesse lugar livre a da censura e das pressões, que o grupo começaria a trabalhar no seu décimo primeiro álbum de estúdio e o período de gravação do álbum começou quase na metade junho embalado por uma série de festinhas com convidados especiais como: o escritor beat William Burroughs, Terry Southern, Gram Parsons e Marshall Chess imagine tudo isso regado a heroína, bebidas alcóolicas e muitas mulheres.
As gravações corriam num ritmo frenético a banda trabalhava horas à fio em cima das composições, cujas sessões de trabalho noturnas "misteriosamente" começavam as oito horas da noite e terminavam a três horas da madrugada. A situação por causa das drogas era problemática, porque além de Keith Richards que desenvolverá tal habito os outros colegas como bom companheiros que eram jamais o deixariam sozinho nesta empreitada, mas como sempre onde os Stones a polícia ia tira colo e o primeiro a abandonar o barco e para aliviar para os caras foi Parsons que pediu para deixar a casa, pois seria fundamental para a banda despistar os canas se livrando do pessoal drogado.
Os problemas não ficaram de fora e os excessos já colocavam suas manguinhas de fora derrubando Keith Richards e por diversas vezes o guitarrista não conseguiu comparecer as sessões no porão da casa para apenas assisti-las enquanto Jagger e Watts enfrentavam seus dramas e também não podiam estar presentes naqueles momentos. A banda ultrapassou seus paradigmas nessa empreitada e uma série de músicos participou desse novo trabalho, pois a base da banda nas gravações era composta por Charlie Watts, Keith Richard, Mick Taylor e Bobby Chaves e além destes também participaram das gravações os músicos: Jimmy Miller (que além de tocar bateria e percussão também foi o produtor da bolacha), Jim Price, Ian Stewart (o sexto Stone com a banda desde o começo e um dos responsáveis pelo sucesso do grupo), Bill Plummer, Bill Preston, Al Perkins, Richard Washington, Clydie Rey, Campos Vanetta, Joe Green, Mac Rebanneck, Shirley Goodman, Tami Lynn e Kathi McDonald.
Como na vida dos Rolling Stones os problemas são parte inerente a banda o caldo não demorou para entornar para o grupo, Mick Jagger casou-se com Bianca e no mesmo período viu o nascimento de sua filha Jade, já o guitarrista Keith Richard a coisa ficou realmente feia porque foi acusado de tráfico de drogas pela polícia francesa e a sua prisão seria uma questão de tempo e diante de tal iminência ele e a sua namorada Anita Pallenberg se mandaram do país sem dizer "adeus". A segunda e última parte da sessão de gravação do álbum aconteceu em solo norte americano nas cidades de Nova York e Los Angeles (onde a maio parte do disco foi composta).
Depois de pronto, o novo álbum dos Rolling Stones estava pronto para finalmente causar furor entre os fãs e os críticos estes que ficariam perplexos porque em "Exile on Main St", os Rolling Stones aproveitaram para desviar-se do esquema tradicional do rock e fazer um disco diferente que nesse significou misturar outros estilos como o Country, Gospel, R&B, Blues e Soul e justamente por esta miscelânea não conseguia-se rotular o álbum e o tal furor e frenesi não rolou de primeira e o álbum não foi de cara um sucesso como se esperava em termos comerciais, mas tempos depois a história mudaria o seu curso e nascia mais um clássico do grupo.
Como são 18 faixas, o jeito aqui é mostrar apenas os destaques começando pelo hit e single Tumbling Dice que teve como "lado b" a faixa Sweet Black Angel, Rocks Off (uma excelente abertura no melhor estilo do grupo), Shine a Light (cuja gênese advém da inspiração do vocalista em uma visita a uma igreja evangélica), já outro destaque que virou single é a faixa Happy (que conta com uma bela melodia de vocais e guitarras e mais refrões grudentos) e no "lado b" conta com outra excelente faixa All Down The Line (é um belo rock com boas levadas de guitarra e bateria). As outras faixas que compõe o álbum que rolam na mesma linha sem deixar o trabalho cair são Rip Joint, Cassino Boogie, Sweet Virginia, Torn and Frayed, Loving Cup, Turd on the Run, Ventilator Blues, I Just Want to See Her Face, Let it Loose, Stop Breaking Down e Soul Survivor.
Os Stones alcançavam o seu auge ao lançar um disco tão diversificado forte, coeso e que mostrava uma banda antenada que não se encerrava apenas no rock e os outros estilos adicionados eram uma ousadia, algo novo que a banda tinha que arriscar e que no final das contas deu certo o plano b. A capa do álbum apresentou uma série de cartões postais que foram propositalmente misturados a várias fotos cuja fotografia foi tirada por Norman Seeff, a parte traseira da capa trazia várias fotos os integrantes dos Stones e a mulher misteriosa no canto esquerdo inferior era a assistente Chris O´Dell.
Embora o disco não seja um dos preferidos de Jagger que sempre colocou um monte de defeitos nele, por causa do ambiente que se instalara entre o grupo nas gravações, pois segundo Bill Wyman a banda se dividiu em dois grupo entre os que se drogam livremente sem controle algum e aqueles que se abstinham de certos graus e ele o vocalista estavam no grupo dos mais moderados, enquanto o produtor do álbum Jimmy Miller estava no grupo oposto junto com Keith Richards, mas independente desses assuntos de backstage a verdade é que com ou sem defeitos "Exile On Main St." é um verdadeiro clássico que diz muito sobre o começo dos anos de 1970, e mostra na cara dura que não haviam limites e que tudo deveria ser testado e segundo a na opinião de Mick Jagger se for preciso até o céu entra na jogada.
O álbum duplo fisgou os corações de seus fãs e a banda começou a ver o sucesso do álbumn encher os seus olhos de alegria quando o álbum começou a subir nos chats norte americanos onde o álbum alcançou a primeira posição e levou de prêmio o disco de platina e na Inglaterra o álbum também ganhou a primeira posição nos charts, mas não levou nenhum certificado e também fez história e deixou sua marca, pois foi eleito nas maiores publicações de rock como o melhor disco de rock em várias listas. E recentemente ganhou uma edição especial com um cd bônus que contém mais 10 faixas que fazem compreender porque ele é um álbum importante e fundamental para o rock, pois é freqüentemente citados como influência para músicos e fãs.
Com este álbum os Rolling Stones enterravam de vez o que haviam feito na década passada e começavam a trilhar outro caminho contrário ao de bandas como o Led Zeppelin (que praticavam o Hard Rock um gênero mais pesado), e rumavam para o pop como diriam os seus próximos álbuns, mas jamais se afastariam de suas raízes, ou seja, do rock que estaria presente nos álbuns posteriores junto com todo os problemas e os excessos que eram parte inerente do conjunto, pois os fatos que desenrolaram na França eram apenas uma amostra do que a banda trazia consigo na sua bagagem e por onde iam as festas eram garantidas e se você quiser participar dessa festa garanta já o seu ingresso, ou seja, seu exemplar deste petardo e se exile no seu quarto e coloque este disco no último volume e espante todos os seus demônios abra passagem para a felicidade entrar e deixar o seu coração dizer e fazer o que tem vontade enfim o que é preciso dito e feito.
Os problemas não ficaram de fora e os excessos já colocavam suas manguinhas de fora derrubando Keith Richards e por diversas vezes o guitarrista não conseguiu comparecer as sessões no porão da casa para apenas assisti-las enquanto Jagger e Watts enfrentavam seus dramas e também não podiam estar presentes naqueles momentos. A banda ultrapassou seus paradigmas nessa empreitada e uma série de músicos participou desse novo trabalho, pois a base da banda nas gravações era composta por Charlie Watts, Keith Richard, Mick Taylor e Bobby Chaves e além destes também participaram das gravações os músicos: Jimmy Miller (que além de tocar bateria e percussão também foi o produtor da bolacha), Jim Price, Ian Stewart (o sexto Stone com a banda desde o começo e um dos responsáveis pelo sucesso do grupo), Bill Plummer, Bill Preston, Al Perkins, Richard Washington, Clydie Rey, Campos Vanetta, Joe Green, Mac Rebanneck, Shirley Goodman, Tami Lynn e Kathi McDonald.
Como na vida dos Rolling Stones os problemas são parte inerente a banda o caldo não demorou para entornar para o grupo, Mick Jagger casou-se com Bianca e no mesmo período viu o nascimento de sua filha Jade, já o guitarrista Keith Richard a coisa ficou realmente feia porque foi acusado de tráfico de drogas pela polícia francesa e a sua prisão seria uma questão de tempo e diante de tal iminência ele e a sua namorada Anita Pallenberg se mandaram do país sem dizer "adeus". A segunda e última parte da sessão de gravação do álbum aconteceu em solo norte americano nas cidades de Nova York e Los Angeles (onde a maio parte do disco foi composta).
Depois de pronto, o novo álbum dos Rolling Stones estava pronto para finalmente causar furor entre os fãs e os críticos estes que ficariam perplexos porque em "Exile on Main St", os Rolling Stones aproveitaram para desviar-se do esquema tradicional do rock e fazer um disco diferente que nesse significou misturar outros estilos como o Country, Gospel, R&B, Blues e Soul e justamente por esta miscelânea não conseguia-se rotular o álbum e o tal furor e frenesi não rolou de primeira e o álbum não foi de cara um sucesso como se esperava em termos comerciais, mas tempos depois a história mudaria o seu curso e nascia mais um clássico do grupo.
Como são 18 faixas, o jeito aqui é mostrar apenas os destaques começando pelo hit e single Tumbling Dice que teve como "lado b" a faixa Sweet Black Angel, Rocks Off (uma excelente abertura no melhor estilo do grupo), Shine a Light (cuja gênese advém da inspiração do vocalista em uma visita a uma igreja evangélica), já outro destaque que virou single é a faixa Happy (que conta com uma bela melodia de vocais e guitarras e mais refrões grudentos) e no "lado b" conta com outra excelente faixa All Down The Line (é um belo rock com boas levadas de guitarra e bateria). As outras faixas que compõe o álbum que rolam na mesma linha sem deixar o trabalho cair são Rip Joint, Cassino Boogie, Sweet Virginia, Torn and Frayed, Loving Cup, Turd on the Run, Ventilator Blues, I Just Want to See Her Face, Let it Loose, Stop Breaking Down e Soul Survivor.
Os Stones alcançavam o seu auge ao lançar um disco tão diversificado forte, coeso e que mostrava uma banda antenada que não se encerrava apenas no rock e os outros estilos adicionados eram uma ousadia, algo novo que a banda tinha que arriscar e que no final das contas deu certo o plano b. A capa do álbum apresentou uma série de cartões postais que foram propositalmente misturados a várias fotos cuja fotografia foi tirada por Norman Seeff, a parte traseira da capa trazia várias fotos os integrantes dos Stones e a mulher misteriosa no canto esquerdo inferior era a assistente Chris O´Dell.
Embora o disco não seja um dos preferidos de Jagger que sempre colocou um monte de defeitos nele, por causa do ambiente que se instalara entre o grupo nas gravações, pois segundo Bill Wyman a banda se dividiu em dois grupo entre os que se drogam livremente sem controle algum e aqueles que se abstinham de certos graus e ele o vocalista estavam no grupo dos mais moderados, enquanto o produtor do álbum Jimmy Miller estava no grupo oposto junto com Keith Richards, mas independente desses assuntos de backstage a verdade é que com ou sem defeitos "Exile On Main St." é um verdadeiro clássico que diz muito sobre o começo dos anos de 1970, e mostra na cara dura que não haviam limites e que tudo deveria ser testado e segundo a na opinião de Mick Jagger se for preciso até o céu entra na jogada.
O álbum duplo fisgou os corações de seus fãs e a banda começou a ver o sucesso do álbumn encher os seus olhos de alegria quando o álbum começou a subir nos chats norte americanos onde o álbum alcançou a primeira posição e levou de prêmio o disco de platina e na Inglaterra o álbum também ganhou a primeira posição nos charts, mas não levou nenhum certificado e também fez história e deixou sua marca, pois foi eleito nas maiores publicações de rock como o melhor disco de rock em várias listas. E recentemente ganhou uma edição especial com um cd bônus que contém mais 10 faixas que fazem compreender porque ele é um álbum importante e fundamental para o rock, pois é freqüentemente citados como influência para músicos e fãs.
Com este álbum os Rolling Stones enterravam de vez o que haviam feito na década passada e começavam a trilhar outro caminho contrário ao de bandas como o Led Zeppelin (que praticavam o Hard Rock um gênero mais pesado), e rumavam para o pop como diriam os seus próximos álbuns, mas jamais se afastariam de suas raízes, ou seja, do rock que estaria presente nos álbuns posteriores junto com todo os problemas e os excessos que eram parte inerente do conjunto, pois os fatos que desenrolaram na França eram apenas uma amostra do que a banda trazia consigo na sua bagagem e por onde iam as festas eram garantidas e se você quiser participar dessa festa garanta já o seu ingresso, ou seja, seu exemplar deste petardo e se exile no seu quarto e coloque este disco no último volume e espante todos os seus demônios abra passagem para a felicidade entrar e deixar o seu coração dizer e fazer o que tem vontade enfim o que é preciso dito e feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário