Quem que o Thrash Metal deu frutos apenas nos Eua?. Embora as bandas clássicas e consagradas como Slayer, Metallica, Megadeth e Anthrax fossem de lá e gozassem de excelente reputação cujos álbuns, verdadeiros clássicos do gênero surgiam ano após ano solidificando o cenário, outros países também pegaram carona na onda norte americana e muitas bandas de thrash foram surgindo e o país vizinho o Canadá também tem os seus grandes nomes e o primeiro a estrear foi o Exciter e depois o Voivod um dos maiores expoentes do Thrash Metal canadense e que ao longo dos anos faria uma verdadeira revolução sonora, que se ressoaria nos tempos atuais.
Em 1984, o Voivod estréia com o álbum War and Pain com um agressivo totalmente influenciado pela NWOBHM e com temática voltada aos problemas de seu tempo como a guerra fria, mas também utilizou outros expedientes para formar os temas de seus álbuns ao longo de sua carreira e a ficção cientifica e a literatura e na mesma esteira vem o segundo álbum Rrroooaaarrr (1986), cujo som também comungava da mesma agressividade, peso e velocidade, mas já dava indícios de mudanças, ou seja, a banda transformava a sua sonoridade cada vez mais, pois o heavy metal, o hardcore se fundiriam lentamente com o progressivo criando uma amalgama sonoro inconfundível e ao mesmo tempo poderoso, fato que faria do Voivod uma das bandas mais originais da história do heavy metal, pois os caras antecipavam o futuro em pelo menos duas décadas.
A banda com os dois álbuns já gozava de relativo sucesso no cenário e os seus álbuns tinham boa aceitação em alguns países, cujo maior destaque foi obtido na Alemanha pelo trabalho realizado no álbum de estréia. O terceiro álbum também traria mudanças significativas tanto no som como no personagem Voivod que aos poucos ia se mecanizando, primeiro transformando-se em um tanque e na nova fase da história ele torna-se meio humano e meio robô dentro de uma nave espacial destruindo Morgoth (o planeta onde se passa a trama), e dentro da nave também se integrará ao sistema de defsa "star wars" e o próximo alvop seria o planeta terra, pois o enredo foi criado dentro da atmosfera criada pela própria guerra fria que mesmo caminhando para os seus momentos finais ainda metia muito medo nas pessoas e somado a repressão política combinada com a realidade nada agradável e a ficção cientifica se encaixa também devido a tentativa levada a sério no governo de Reagan, cujo objetivo era o controle de armas laser no espaço e também fala sobre o choque das mudanças rápidas de tecnologias e as catástrofes que assolam a sociedade moderna que tem que assimila-las na mesma velocidade que chegam e não parecem ter um fim, pois num espaço curto de tempo elas mudam sem licença e as vidas das pessoas, claro mudam junto.
Os trabalhos de gravação do álbum ocorreram na Alemanha ocidental (na época da guerra fria, moro de Berlim o país estava dividido entre o lado ocidental e o leste sob o domínio soviético), no Musiclab Studios, em Berlin cuja assinatura da produção ficou a cargo de Harris Johns (que já tinha no seu currículo, trabalhos prestados para o Kreator), e durante os meses de novembro e dezembro de 1986, todos os trabalhos referentes a nova saga de Voivod estava pronta e foi as lojas para o deleite dos fãs no dia 3 de abril de 1987, e a partir daí todos poderiam embarcar na em mais uma alucinante aventura do personagem Voivod.
E assim como o tema sofreu sua transformação, o lado musical também acompanhou a transformação e por isso a sonoridade presente em Roooaaarrr e War and Pain, simplesmente desapareceu para dar lugar a uma sonoridade também pesada, agressiva e rápida, pois a união de estilos promovida por Snake e Away que sem medo nenhum misturavam a energia do punk, ao peso do metal tradicional e o progressivo começou aparecer e a partir daí cada vez mais a banda partiria para um som experimental apoiado nestas novas bases que seriam as diretrizes para os próximos capítulos da saga do personagem Voivod, cujos guerreiros Blacky (Jean-Yves Théirault) baixista, Away (Michael Langevin) baterista, Snake (Denis Bélanger) vocalista e Piggy (Denis D'Amour) guitarrista
Entrando nas faixas que é o que interessa, comecemos por "Ravenous Medicine", cujo o tema é revolta contra a utilização de animais e pessoas portadoras de esquizofrenia em pesquisas e estudos, a faixa "Cockroaches" retrata uma invasão de insetos, depois de uma sangrenta batalha entre os seres humanos e que os insetos, os invasores seriam o anúncio da morte, ou seja, o fim de tudo, a faixa "Order of the Blackguards" o discurso da banda é contra a igreja, os políticos e a televisão cujo objetivo é dominar as pessoas e a única salvação segundo a banda é leitura (que significa aquisição de conhecimento), pois é uma verdade dizer, afirmar que ela liberta as mentes da opressão. Em "Killing Tecnology" além de contar a saga do personagem Voivod, tem a crítica ao programa que o governo Reagan tanto levava a sério sobre controlar o espaço por meio armas laser.
Já faixa "Overreaction" é baseado no filme Sindrome da China de 1979, (cujo roteiro é sobre uma usina nuclear onde um repórter ao fazer uma reportagem acaba descobrindo coisas estranhas que deveriam permanecer incobertas, pois caso viessem à tona significaria milhões em prejuízos e um engenheiro que toma consciência da gravidade irá procurar ajudar os repórteres a trazer a verdade a lume), mas aqui o Voivod se serve desta história para contar coo seria a vida após uma explosão nuclear e os riscos de extinção da vida humana na terra. Em "Forgotten in Space" a letra da conta de uma expedição espacial rumo a descoberta de outro local para os seres humanos poderem sobre viver, depois do fim da terra. A faixa "Too Scared to Scream" funciona como uma espécie de interlúdio, cujo pequeno texto aborda a fuga e o medo. A faixa "Tornado" fala justamente sobre este fenômeno da natureza e o rastro de destruíção e morte que ele deixa para trás. "This Is Not An Exercise" fala sobre o caos do planeta terra, de guerra nuclear.
Com Killing Technology, o Voivod dava vários passos na frente dos seus contemporâneos, pois não há nada de artificial muito pelo contrário os temas empregados aqui eram as reflexões de uma época demonstradas sem medo ou contradições numa roupagem mais pesada e agressiva e muito mais bem lapidada que os álbuns anteriores, mas a sonoridade continuava crua, ríspida e direta e fazem deste álbuns um dos grandes clássicos do gênero que todos os fãs deste estilo que pelo menos deveriam procurar conhecê-lo e para aqueles que pretendem aprofundar-se mais no material da banda podem muito começar por este álbum.
Faixas:
01. Killing Technology
02. Overreaction
03. Tornado
04. Too Scared To Scream
05. Forgotten In Space
06. Ravenous Medicine
07. Order Of The Blackguards
08. This Is Not An Excercise
09. Cockroaches
A banda com os dois álbuns já gozava de relativo sucesso no cenário e os seus álbuns tinham boa aceitação em alguns países, cujo maior destaque foi obtido na Alemanha pelo trabalho realizado no álbum de estréia. O terceiro álbum também traria mudanças significativas tanto no som como no personagem Voivod que aos poucos ia se mecanizando, primeiro transformando-se em um tanque e na nova fase da história ele torna-se meio humano e meio robô dentro de uma nave espacial destruindo Morgoth (o planeta onde se passa a trama), e dentro da nave também se integrará ao sistema de defsa "star wars" e o próximo alvop seria o planeta terra, pois o enredo foi criado dentro da atmosfera criada pela própria guerra fria que mesmo caminhando para os seus momentos finais ainda metia muito medo nas pessoas e somado a repressão política combinada com a realidade nada agradável e a ficção cientifica se encaixa também devido a tentativa levada a sério no governo de Reagan, cujo objetivo era o controle de armas laser no espaço e também fala sobre o choque das mudanças rápidas de tecnologias e as catástrofes que assolam a sociedade moderna que tem que assimila-las na mesma velocidade que chegam e não parecem ter um fim, pois num espaço curto de tempo elas mudam sem licença e as vidas das pessoas, claro mudam junto.
Os trabalhos de gravação do álbum ocorreram na Alemanha ocidental (na época da guerra fria, moro de Berlim o país estava dividido entre o lado ocidental e o leste sob o domínio soviético), no Musiclab Studios, em Berlin cuja assinatura da produção ficou a cargo de Harris Johns (que já tinha no seu currículo, trabalhos prestados para o Kreator), e durante os meses de novembro e dezembro de 1986, todos os trabalhos referentes a nova saga de Voivod estava pronta e foi as lojas para o deleite dos fãs no dia 3 de abril de 1987, e a partir daí todos poderiam embarcar na em mais uma alucinante aventura do personagem Voivod.
E assim como o tema sofreu sua transformação, o lado musical também acompanhou a transformação e por isso a sonoridade presente em Roooaaarrr e War and Pain, simplesmente desapareceu para dar lugar a uma sonoridade também pesada, agressiva e rápida, pois a união de estilos promovida por Snake e Away que sem medo nenhum misturavam a energia do punk, ao peso do metal tradicional e o progressivo começou aparecer e a partir daí cada vez mais a banda partiria para um som experimental apoiado nestas novas bases que seriam as diretrizes para os próximos capítulos da saga do personagem Voivod, cujos guerreiros Blacky (Jean-Yves Théirault) baixista, Away (Michael Langevin) baterista, Snake (Denis Bélanger) vocalista e Piggy (Denis D'Amour) guitarrista
Entrando nas faixas que é o que interessa, comecemos por "Ravenous Medicine", cujo o tema é revolta contra a utilização de animais e pessoas portadoras de esquizofrenia em pesquisas e estudos, a faixa "Cockroaches" retrata uma invasão de insetos, depois de uma sangrenta batalha entre os seres humanos e que os insetos, os invasores seriam o anúncio da morte, ou seja, o fim de tudo, a faixa "Order of the Blackguards" o discurso da banda é contra a igreja, os políticos e a televisão cujo objetivo é dominar as pessoas e a única salvação segundo a banda é leitura (que significa aquisição de conhecimento), pois é uma verdade dizer, afirmar que ela liberta as mentes da opressão. Em "Killing Tecnology" além de contar a saga do personagem Voivod, tem a crítica ao programa que o governo Reagan tanto levava a sério sobre controlar o espaço por meio armas laser.
Já faixa "Overreaction" é baseado no filme Sindrome da China de 1979, (cujo roteiro é sobre uma usina nuclear onde um repórter ao fazer uma reportagem acaba descobrindo coisas estranhas que deveriam permanecer incobertas, pois caso viessem à tona significaria milhões em prejuízos e um engenheiro que toma consciência da gravidade irá procurar ajudar os repórteres a trazer a verdade a lume), mas aqui o Voivod se serve desta história para contar coo seria a vida após uma explosão nuclear e os riscos de extinção da vida humana na terra. Em "Forgotten in Space" a letra da conta de uma expedição espacial rumo a descoberta de outro local para os seres humanos poderem sobre viver, depois do fim da terra. A faixa "Too Scared to Scream" funciona como uma espécie de interlúdio, cujo pequeno texto aborda a fuga e o medo. A faixa "Tornado" fala justamente sobre este fenômeno da natureza e o rastro de destruíção e morte que ele deixa para trás. "This Is Not An Exercise" fala sobre o caos do planeta terra, de guerra nuclear.
Com Killing Technology, o Voivod dava vários passos na frente dos seus contemporâneos, pois não há nada de artificial muito pelo contrário os temas empregados aqui eram as reflexões de uma época demonstradas sem medo ou contradições numa roupagem mais pesada e agressiva e muito mais bem lapidada que os álbuns anteriores, mas a sonoridade continuava crua, ríspida e direta e fazem deste álbuns um dos grandes clássicos do gênero que todos os fãs deste estilo que pelo menos deveriam procurar conhecê-lo e para aqueles que pretendem aprofundar-se mais no material da banda podem muito começar por este álbum.
Faixas:
01. Killing Technology
02. Overreaction
03. Tornado
04. Too Scared To Scream
05. Forgotten In Space
06. Ravenous Medicine
07. Order Of The Blackguards
08. This Is Not An Excercise
09. Cockroaches
Nenhum comentário:
Postar um comentário