29 de julho de 2012

Classic Live: Thin Lizzy - Live And Dangerous (1978)


O Thin Lizzy começou muito bem a sua carreira como um trio e os dois primeiros álbuns Thin Lizzy (1971) e o Shades of a Orphanage Blues foram os primeiros passos que a banda dava dentro do rock, cuja sonoridade inicial seguia dentro dos caminhos do hard rock mesclado ao blues e ao folk e a expressão máxima do trio composto por Phil Lynott (vocais e baixo), Eric Bell (guitarra) e Brian Downey (bateria), aconteceria com o álbum seguinte Vagabounds Of The Western World (1973), pois a banda abandonava a sonoridade crua e primitiva dos dois álbuns anteriores para cair numa sonoridade mais robusta (pesada) o sucesso ainda não havia batido na porta do trio, pelo menos ate aquele momento ele nem passara perto. 


E para mudar essa situação mudanças seriam necessárias e duas coisas importantes acontecem a saída de Eric Bell e a mudança de selo, pois a banda saíra da Decca e passava a fazer parte da Vertigo Records que dali para frente cuidaria da banda. E outra atitude certeira que seria crucial para o futuro do grupo foi a adição de dois novos guitarristas o jovem Brian Robertson e o norte americano Scott Gorham e assim estava formado um dos line-ups mais concisos e profícuos da história do hard rock setentista. A parte boa que agora as guitarras gêmeas imprimiram outra realidade para o grupo, ou seja, a banda ficaria ainda mais pesada e o som dos primeiros álbuns ficariam como referência para história da banda.

No ano de 1974, o primeiro lançamento com essa formação foi o álbum Nightlife e embora o álbum não tenha um obtido um bom desempenho do ponto de vista comercial, ele serviu muito bem como uma espécie de novo cartão de visitas do grupo, poois ali havia uma banda com revigorado pesado que ainda mantinha as caracteristicas originais do grupo, pois o blues, o folk e o hard rock principalmente estavam brilhando por ali e apontavam o que muitos já sabiam que dali para frente a estética sonora seria dali para mais bem trabalhado. Em 1975 o grupo volta a atacar com o álbum Fighting que já bem mais cru e pesado que anterior mostrando o que a banda tinha de melhor, mas tinha um grane problema a banda já era conhecida, mas o sucesso de verdade que é bom não acontecia, pois faltava ao grupo um disco que possuísse um hit que pudesse alavancar o grupo ao topo.          


O próximo álbum seria acumulação de tudo o que o grupo já tinha feito antes, e a superação dos problemas aconteceu quando Jailbreak (1976) foi lançado e a banda finalmente tinha o seu grande hit que por sinal acabou tornando-se o melhor da carreira dos irlandeses ao lado de outras faixas matadoras aina mesmo ano poucos meses depois o grupo lançou o álbum Johnny The Fox (1976), que serviu para manter a banda no top e o Thin Lizzy finalmente experimentava o gosto do sucesso e o principal para as bandas também foi galgado a terra do Tio Sam, também entrava na dança do Thin Lizzy e na Inglaterra choviam os discos de ouro, mostrando que a banda esta realmente vivendo uma fase dourada.

Na década de 1970, como o Thin Lizzy tinha alcançado o status de grande banda e começara a desfrutar de um período de sucesso tudo parecia impossível e embora o futuro parecesse incerto naquela atura a banda ainda tinha muito rock pesado, de primeira linha guardado na sua sacola para mostrar e aproveitando esse momento dourado a banda lançou mais um álbum Bad Reputation (1977), um clássico de nascimento que ainda daria a banda muitos frutos e um gás a mais para continuar na estrada fazendo que mais gostava de fazer. Mas, a banda tinha um problema, pois os álbuns lançados eram muitos bons, alguns eram considerados clássicos e ruim por trás disso é que a banda não conseguia passar no estúdio toda energia e peso do som, ou seja, nunca conseguiam registrar esses sentimentos de maneira concreta e eficiente, mas a garra e a fidelidade do grupo estavam lá.

  
E o jeito para contornar essa situação era providenciar um álbum "ao vivo", cuja a vontade ficou ainda maior depois que o líder do grupo escutou o álbum de Peter Frampton e decidiu de vez que isso tinha que acontecer com a sua banda, ou seja, eles tinham que lançar um disco neste formato e assim mostrariam que a banda tinha aquela pegada feroz e pesada comum as bandas de rock. O material do álbum foi capturado durante a turnê dos álbuns  Johnny The Fox (1976) e Bad Reputation (1977) , ambos foram gravado em Toronto, no Canadá, Londres, na Inglaterra e Filadélfia, nos EUA. O álbum pode ser considerado uma coletânea desta fase do grupo e também o encerramento desta, pois as faixas do álbum saíram do seguintes álbuns de estúdio: Vagabonds Of The Western World (1973), Nightlife (1974), Fighting (1975), Jailbreak (1976), Johnny The Fox (1976) e Bad Reputation (1977), já os dois primeiros não tiveram suas faixas inclusas no set-list, portanto foram renegados. 

O trabalho de estúdio feito em cima do álbum para masteriza-lo e mixa-lo, foi feito em parceria com a banda e o produtor Tony Visconti que já havia prestado seus serviços no último álbum de estúdio do grupo e o trabalhos foram a base de peregrinação porque a trupe usou nada mais nada menos do que três estúdios: O Maison Rogue Mobile na Inglaterra, o Record Plat Mobile no Canadá e o Des Dammes Studio no França. Nesta epopéia muitos trabalhos foram feitos começando pela voz e baixo de Lynott que foram totalmente refeitas em estúdio para corrigir os erros, e além desse "detalhe" apenas um quarto do álbum é realmente ao  vivo, pois a maioria das partes tiveram que ser refeitas para sanar os erros. Em relação aos demais integrantes do grupo apenas os guitarristas foram obrigados a entrar no mesmo esquema de Lynott (que inclusive refez os backing vocals da dupla Gorham e Robertson, engraçado não?), e na bateria de Downey na da foi mexido, pois o que se ouve no disco é pertencente a gravação original e a reação da platéia também não foi alterada em nada ficou do jeito que está no álbum. E para terminar a sessão e estúdio dedicada a eliminar os erros do álbum "ao vivo", a faixa Southbound que ficou abaixo do esperado nas gravações originais, acabou sendo substituída por uma versão gravada na passagem de som na Filadélfia e teve a reação da platéia adicionada posteriormente a sua inclusão nos trabalhos de estúdio.  

  
O álbum quando foi finalmente lançado caiu de imediato nas graças dos fãs e críticos, na sua terra natal alcançou a segunda posição nos charts e na Inglaterra além de alcançar também a segunda posição nos charts, ganhou o primeiro disco de platina da carreira do grupo.  O sucesso do álbum e o furor que ele causou na época e o fascínio que ele ainda exerce sobre os seus fãs se explica, pois quando você coloca a bolacha e desliza a agulha sobre ela porque logo de cara o álbum começa com o maior hit do grupo Jailbreak, que entra imponente e já começa a desfazer as frustrações do grupo, e conseguia mostrar finalmente a sua garra em cima do palco e as demais faixas faixas que se destacam em suas versões definitivas neste formato são: Emerald, The Boys Are Back In Town, Southbound, Rosalie, Warriors, Still In Love With You (cujo o solo da dupla Robertson e Gorham é lindíssimo), Dancing In The Moonlight (destaque para o saxofone e o baixo pulsante de Lynott que brilham sem igual) e o final com a pesada Rocker já dizem do que é feito Live And Dangerous. 

Independente das polêmicas que envolvem Live And Dangerous, ele não perde em nada e o status que ele alcançou o longo dessas mais de três década de existência se mantêm com o mesmo brilho, pois o que importava para a banda foi alcançado e embora o disco não traga os erros e os demais defeitos inerente a este formato, uma coisa certa ele mostra claramente o que era a banda em cima do palco e do que eles eram capazes de fazer em cima dele empunhando os seus instrumentos. O que nos resta agora é ouvi-lo e fazermos nossos comentários pela nossa própria cabeça sem temer o que vão pensar ou não e a minha opinião está aqui, e além disso qual álbum ao vivo é cem por cento ao vivo?.  


Faixas: 

A1 - Jailbreak 
A2 - Emerald 
A3 - Southbound 
A4 - Rosalie/Cowgirl's Song 

B1 - Dancing in the Moonlight 
B2 - Massacre 
B3 - Still in Love With You 
B4 - Johnny the Fox Meets Jimmy the Weed 

C1 - Cowboy Song 
C2 - The Boys Are Back in Town 
C3 - Don't Believe a Word
C4 - Warriors 
C5 - Are You Ready 

D1 - Suicide 
D2 - Sha La La 
D3 - Baby Drives me Crazy 
D4 - The Rocker 

  


         












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