Ano de Lançamento: 1978
País de Origem: Inglaterra
Estilo; Heavy Metal
Line-up: Rob Halford (g), K.K Downing (g), Glenn Tipton (g), Ian Hill (bx) & Les Binks (bt)
Produtor: Dennis McKay
Premiação: Disco de Ouro (USA/RIAA)
Se existe uma banda que exprime o que é o heavy metal em todos os seus sentidos é o Judas Priest embora o Black Sabbath tenha fundado o estilo baseado em guitarras pesadas com influências de blues, folk e jazz e o Motorhead tenha trazido o estilo de vida e um som sujo e barulhento misturando o rock ´n´roll ao punk, o Judas Priest soube juntar ambas as partes e criar um som pesado e agressivo unido ao visual em couro negro e assim terminavam por formar junto com o Black Sabbath e o Motorhead a trindade sagrada do heavy metal, cujo impacto sobre os fãs e músicos foi gigantesco na década de 1980 influenciando a NWOBHM e as bandas de outros países que surgiram em inspiração ao movimento britânico (na Alemanha o Accept, no Brasil o Alta Tensão) e junto com o Iron Maiden levantaram e carregaram a bandeira do estilo durante a década e a cada lançamento arrebatavam legiões de fãs cujos números foram aumentando vertiginosamente fato que já dura há quase quatro décadas.
Mas ainda na década de 1970 o Judas Priest ainda dava seus primeiros passos, pois, começara com Rocka Rolla (1974), onde as influências de Black Sabbath eram visíveis no som apresentado, pelo peso das composições e em Sad Wings Of Destiny (1976) apresentavam um som mais maduro, mas igualmente pesado e agressivo fugindo gradativamente dos cacoetes setentistas apontando numa direção nova que continuaram a desenvolver em Sin After Sin (1977) cujas composições já indicavam muito do que seria feito na década posterior mostravam o Judas Priest numa transição de Heavy Rock (Hard Rock sonoridade geralmente encontrada nos discos da década misturados a elementos de Blues, Jazz e Folk) para o Heavy Metal pesado e caótico que transformaria o estilo e formaria as bases não só da NWOBHM, mas também do Thrash Metal, Power Metal entre outros subgêneros que surgiram ao longo da década de 1980, mas ainda faltava mais um capítulo nessa história que ainda não estava escrito cuja impotância é indispensável para podermos compreender as mudanças empreendidas até aqui que tomariam sentido poucos anos depois nos lançamentos futuros que finalmente levariam a banda explodir definitivamente no mundo afirmando sua posição entre os Deuses do Heavy Metal.
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E depois de passarem de outubro a novembro de 1977 gravando o quarto capítulo de sua saga o álbum Stained Class finalmente vai às lojas no dia 10 de fevereiro de 1978, surpreendendo pela qualidade das composições começando pela abertura com Exciter uma faixa singular que tornou-se obrigatória nos shows da banda pela rapidez dos bumbos cortantes de Les Binks e as guitarras cortantes em constante tensão aliados ao peso das quatro cordas e dos vocais desesperados que atingiam o impensado nos refrãos mostrando o novo caminho que o Heavy Metal seguiria a partir daquele momento e apontando o futuro do estilo que seria assimilado pela juventude da época que na década seguinte formaria suas bandas inspiradas em faixas deste calibre. Uma das melhores faixas desse álbum levando em consideração a sua estrutura é White Heat, Red Hot que apresenta riffs realmente matadores combinados com os vocais de Halford que levam o ouvinte ao êxtase nos refrãos. Já a terceira faixa é a polêmica Better By You, Better Tham Me na verdade é um cover do grupo britânico Spooky Tooth cheio groove que causou alguns infortúnios à banda porque a família de dois jovens nortes americanos que haviam feito um pacto de suicídio levando-o a efeito após ouvirem a faixa cujo Ray Belknap de fato veio a óbito enquanto o segundo Jay Vance não faleceu e ficou com o rosto totalmente disfigurado e as famílias por entenderem que a faixa possuía mensagens subliminares que incentivavam tal ato impetraram com um processo contra a banda que acabou absolvida por que o perigo de uma obra não reside nela e sim no interprete e neste caso os dois ouvintes.
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